Vantagens das Construções Verdes

Estudos vêm sendo realizados há tempos sobre as vantagens das construções verdes não somente para a qualidade de vida de todos no planeta, mas também para a preservação da Natureza e Sua Beleza. Estes estudos mostram que o consumo de energia facilmente poderia girar em torno de 30% a 50% além de produzir retorno em investimentos. Devemos ainda considerar o fato de que grupos imobiliários poderiam ter uma grande vantagem em negócios envolvendo as construções prédios verdes na medida em que poderiam com certeza atrair investidores estratégicos e conseguir fazer acordos mais interessantes e rentáveis.

Energia Solar - Construção Verde

Energia Solar – Construção Verde

Estudo

Um dos estudos feitos foi: Mudanças Climáticas; Riscos e Oportunidades no Mercado Imobiliário Comercial Canadense e nos dão conta de que as emissões diretas dos gases de efeito estufa, uma das piores Formas de Poluição, vêm em sua maior parte de combustões localizadas de combustíveis que são utilizados em sistemas de refrigeração, em sistemas de aquecimento, na produção de refrigerantes. Já as emissões indiretas resultam de combustão que tem relação com a produção de materiais da construção civil e também da grande quantidade de energia usada para construir Os Prédios do Futuro e casas inteligentes, mas que por ironia vem reduzindo cada vez mais as esperanças de que possa haver um futuro para o planeta se as coisas não mudarem de maneira muito rápida.

Emissões e Consumo de Energia

As construções de casas ecologicas e comerciais no Canadá são responsáveis por 13% das emissões de carbono ao mesmo tempo em que consomem 14% do total de energia. O mesmo estudo faz referencia ainda ao fato de que as construções comuns representam de 20% a 40% no consumo de energia a nível mundial, as diferenças vão depender do clima e da economia dos diferentes países. As construções verdes precisam se expandir com maior rapidez uma vez que são de grande ajuda na Proteção do Meio Ambiente especialmente num momento em que os estudos feitos mostram que o consumo de 40% de energia em construções é bem maior do que o consumo que se tem no setor de transportes.

Cumprimento de Metas Globais

O Conselho Empresarial Mundial de Desenvolvimento Sustentável fez estudos de eficiência energética em construções de casas ideais e concluiu que o setor precisa até 2050 reduzir em 60% o consumo de energia nas construções caso contrário não irá cumprir as metas globais em relação às mudanças climáticas do planeta. Um Trabalho Duro vem sendo feito no sentido de reduzir as emissões de carbono, mas até agora ainda não se vê uma Luz no Fim do Túnel, é preciso muito mais do que boas intenções para que se obtenham resultados mais concretos. Necessário se faz novos incentivos para as construções verdes, como redução da carga tributária além de outros incentivos que possam fazer com que esse tipo de construção possa se expandir de maneira mais eficaz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *