O que Impede a Venda de um Imóvel?

A venda de imóveis é algo complexo e que gera diversas burocracias para quem está fazendo tal negociação. Esse tipo de transação exige muita atenção dos envolvidos, afinal, é algo que envolve uma alta quantia financeira. Apesar de ser algo burocrático, quando todos os detalhes que envolvem a venda de um imóvel estão corretos, ela se torna bem mais rápida e fácil de ser concluída.

Para que a transação da venda de um imóvel ocorra rapidamente e de maneira correta, é necessário saber o que impede a venda de um imóvel, para que essas ações sejam evitadas. Confira abaixo.

O que Impede a Venda de um Imóvel?

Quando um imóvel é colocado à venda, o seu dono certamente deseja que o negócio seja fechado rapidamente, afinal, a venda normalmente ocorre por uma necessidade do vendedor.

Portanto, para se vender um imóvel rapidamente é necessário que o vendedor trace algumas estratégias para o sucesso. Tais estratégias devem ser elaboradas antes mesmo do imóvel ser colocado à venda, para que o efeito das mesmas seja rápido e que tudo ocorra com agilidade.

Venda de Imóveis

Venda de Imóveis

Uma estratégia para conseguir agilizar esse processo é conhecer as causas que impedem a venda de um imóvel, dessa forma, elas já serão solucionadas antes do mesmo ser colocado em negociação.

Existem vários fatores que impedem a venda de um imóvel, abaixo é possível conferir as principais:

Falta de Divulgação e Propaganda do Imóvel 

O famoso ditado popular “A propaganda é a alma do negócio” é verdadeiro quando se trata da negociação da venda de um imóvel (e para vendas no geral). Quando a venda de um imóvel é bem divulgada, ele irá alcançar mais possíveis clientes, o que certamente irá agilizar a sua negociação.

No entanto, não basta divulgar o imóvel em qualquer lugar e achar que o problema está resolvido, sendo importante fazer uma propaganda de qualidade, já que essa sim irá acelerar a venda do imóvel. Para a divulgação com qualidade nem sempre é necessário investir muito dinheiro, principalmente nos dias de hoje, onde a internet facilitou o acesso a tais trabalhos.

Na internet é possível divulgar a venda de imóveis em redes sociais pessoais, em grupos de redes sociais destinados à venda de imóveis, em portais imobiliários, em sites de venda nacionais. Alguns portais imobiliários cobram pela utilização do serviço, mas, diversos deles oferecem o anúncio gratuito para alguns tipos de imóveis, sendo possível divulgar fotos e descrição do imóvel, o que irá facilitar muito na hora da visita dos clientes.

Quando o imóvel for anunciado na internet, é necessário que o anúncio seja completo, com fotos e descrição do mesmo, bem como suas medidas e o valor desejado. Anúncios completos chamam mais a atenção dos clientes e os fazem ter mais interesse.

Imóvel que Tenha Dívidas 

Certamente as dívidas do imóvel são a principal causa para o impedimento da sua venda, afinal, se houver um pagamento irregular, em aberto, não será possível legalizar a venda e ela será cancelada.

Quando o imóvel é financiado, é possível que o dono o venda, desde que o pagamento esteja em dia. Na venda do imóvel o financiamento inicial será completamente quitado, dessa forma, se houver uma grande dívida, será necessário que ela seja paga para que a transação ocorra. O dono precisa estar com o nome em dia para que a venda ocorra.

Outro tipo de dívida que também pode travar a venda de um imóvel é a relacionada aos impostos cobrados sobre a propriedade. Os documentos do imóvel necessitam estar em dia, e para isso, é necessário que todos os impostos sejam pagos. Portanto, se existe o desejo de um imóvel ser vendido, é necessário que todas as suas dívidas sejam pagas.

Não Tirar as Certidões Negativas do Imóvel

Para que seja comprovado que o imóvel não conta com irregularidades legais, é necessário que sejam apresentadas as certidões negativas do imóvel.

Existem diversas certidões negativas e cada uma delas tem uma função, por exemplo, há uma certidão negativa que demonstra que o proprietário do imóvel não possui um processo na justiça (caso ele possua e está vendendo o patrimônio para que ela seja paga a venda é cancelada).

É necessário que o vendedor verifique todas as certidões negativas relativas ao imóvel antes da sua venda, para que o processo seja mais rápido e ágil. As principais certidões negativas necessárias para a venda de um imóvel são:

  • Certidão de Propriedade com Negativa de Ônus;
  • Certidão Negativa de Débitos Condominiais (quando o imóvel se localiza em um condomínio);
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários;

Também é necessário exigir as certidões negativas em relação ao nome do vendedor, sendo as principais:

  • Certidão Negativa de Ações Trabalhistas;
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal;
  • Certidão Negativa das Ações da Fazenda Municipal;
  • Certidão Negativa das Ações da Fazenda Estadual;
  • Certidão Negativa das Ações em Família;
  • Certidão Negativa da Dívida Ativa da União (Negativa do Imposto de Renda);
  • Certidão Negativa do Cartório de Protestos;

Imóvel com Visual Mal Cuidado e sem Reparos 

Outro ditado popular que tem validade na venda de imóveis é o famoso “a primeira impressão é a que fica”, máxima essa válida para diversos aspectos da vida, incluindo a visita em uma possível casa que está à venda.

A venda de um imóvel muitas das vezes é conquistada pelo visual que esse apresenta, claro que outros detalhes como localização, área construída e valor são muito relevantes, mas, quando o comprador olha um imóvel e se apaixona por ele e por seus detalhes, fica muito difícil da venda não ser realizada.

É por isso que os pequenos reparos são extremamente importantes na hora de colocar um imóvel à venda. É possível que o vendedor pense que não quer investir dinheiro em algo que irá vender, porém, os reparos podem até mesmo valorizar o valor do imóvel.

Esses reparos não custam caro, na maioria das vezes, e são detalhes simples que fazem a diferença, tais como: melhorar a pintura, corrigir vazamentos e iluminação, esconder fios soltos, arrumar possíveis problemas elétricos, dentre outros.

Além das correções que devem ser feitas com os reparos, é necessário também que o local esteja limpo, organizado e com uma boa decoração, demonstrando a vida do imóvel. São detalhes simples, como um vaso de flores e um porta retrato que fazem toda a diferença na hora da visita dos clientes.

É importante também que os ambientes que possuam objetos em excesso sejam limpos e deixe no local somente o essencial com alguma decoração, sem exageros, já que essa organização irá passar a impressão de mais espaço para os compradores.

Tentar Vender o Imóvel com um Valor Fora do Padrão 

Quando o vendedor não atua no mercado imobiliário, é normal que ele não saiba qual é o valor de mercado do seu imóvel, ou seja, por qual preço estão sendo vendidos imóveis similares ao que ele possui, isso pode levar o vendedor a exigir um preço que seja totalmente fora do padrão, o que certamente irá impedir a venda do imóvel, já que os compradores irão buscar outro imóvel com o preço mais chamativo.

Para que esse problema não ocorra, o vendedor pode contratar o serviço de uma imobiliária, que irá definir o valor e também irá ajudar o mesmo com toda a parte burocrática do processo de venda.

Caso o vendedor não deseje contratar uma imobiliária, ele poderá entrar em contato com um corretor de imóveis, que irá fazer a análise do valor do imóvel e irá falar quanto ele vale, assim o vendedor irá acrescentar o valor que ele deseja receber.

Se o vendedor não deseja contratar nem o serviço de um corretor, ele pode pesquisar imóveis similares ao seu para saber por qual valor eles estão sendo vendidos, além disso, é necessário levar em consideração quanto dinheiro foi investido no imóvel e o valor que será investido para que a venda ocorra (como taxas para a transmissão da escritura, firmar contrato em cartório, etc).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *