Como Fazer Churrasqueira de Zinco ou de Metalon

Você tem o desejo de fazer a sua própria churrasqueira? Então vale a pena se informar melhor a respeito de Metalon que nada mais é do que tubo de aço carbono convencional, se tiver revestimento de zinco passa a ser chamado de Metalon galvanizado. Trata-se de uma excelente escolha para confeccionar uma churrasqueira pelo fato de ter grande resistência ao calor e ser relativamente maleável. Continue lendo e confira dicas para fazer a sua própria churrasqueira desse material!

O Que é Metalon?

Recebe o nome de Metalon tubos de aço carbono comum em formato quadrado ou retangular com costura. A esse item são aplicadas todas as regras gerais e normas aplicáveis a tubos com formato quadrados ou retangulares. É um material que pode ser usado tanto em estruturas que demandam mais leveza como portões como na indústria do segmento químico. Se conta com revestimento de zinco é chamado de Metalon galvanizado.

Pode ser utilizado em grande escala na construção civil ou para desenvolver infraestrutura industrial. Como é feito a partir de fundição torna possível criar diversos formatos oferecendo boa rigidez e melhor acabamento. Tem excelente resistência a umidade e ao processo de deterioração do tempo. Esse é um material antioxidante, anticorrosivo e que permite uma higienização mais fácil.

Metalon

Metalon

A grande vantagem desse material é o fato de que ele não enferruja, pois recebe o revestimento de zinco criando uma barreira antioxidante. Contudo, esse material não é recomendado para uso em áreas litorâneas devido a sua baixa resistência a ação da maresia. Esse fator pode acabar levando o material a enferrujar.

Dicas Para Construir Sua Própria Churrasqueira

A seguir vamos dar dicas para quem deseja produzir a sua própria churrasqueira usando Metalon.

– Chapas de Metalon ou Zinco

Chapas de Metalon

Chapas de Metalon

Considere a altura e largura que você deseja para a sua churrasqueira para comprar a quantidade certa de chapas de metalon ou zinco. Uma churrasqueira com altura média de 40 cm por 60 cm de altura é interessante inclusive permitindo uma manipulação mais assertiva do material, afinal você precisará cortá-lo.

– Partes da Churrasqueira

Churrasqueiras

Churrasqueiras

Basicamente você precisará de uma caixa principal, quatro ‘pernas’ e quatro ‘tiras’ para fazer a ligação permitindo dar mais estabilidade para a sua churrasqueira. Com todas as partes devidamente cortadas você deverá montá-las fazendo a fixação das partes. Pode ser um processo bastante simples com um bom planejamento.

Corte as peças com tamanhos adequados para que funcionem montados em conjunto. Tenha cuidado ao realizar o corte do material, algumas partes precisarão ser dobradas para que possam ser usadas de suporte.

– Grelha

Grelha

Grelha

A grelha você deve comprar, mas é um item que pode ser encontrado com bom preço até em supermercados então não tem grande dificuldade. Lembrando que é importante escolher um material com boa resistência ao calor como Metalon ou zinco. Para finalizar você só precisa colocar a sua churrasqueira para trabalhar, com certeza vai dar para fazer ótimos churrascos.

Gostou das dicas sobre Metalon e sobre como fazer a sua própria churrasqueira? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *