Como Fazer Uma Churrasqueira de Bloco de Concreto

O Churrasco – Tradição

Churrasco nada mais é do que a maneira como se chama uma maneira alternativa de se fazer o preparo de uma carne, que acabou se tornando um prato muito famoso em vários locais do mundo, inclusive no Brasil. Como já foi apresentado, esse prato tem como sua base as mais diversas carnes, sendo que elas podem ser utilizadas tanto in natura, quanto processadas. Porém, com o passar dos anos outros tipos de alimentos foram sendo inseridos nos churrascos, como é o caso de alguns pães e do queijo também, por exemplo.

No churrasco, qualquer um desses alimentos são levados a uma estrutura alimentadas por fogo e por brasas com o auxílio de grelhas ou espetos, e essas estruturas são comumentes chamadas de churrasqueiras, que inclusive são o foco do artigo de hoje.

Não há uma precisão a respeito das datas em que se iniciaram essa forma de se preparar carnes, mas estima-se que as primeiras vezes que elas foram realizadas foi durante a pré história, época também que o homem começou a dominar o fogo e entender como o mesmo agia. Assim, com esse domínio do fogo, o ser humano também passou a entender que quando utilizava o processo de assar a carne, a mesma adquiria um aspecto mais macio, o que consequentemente também a deixava mais palatável.

A realização de atividades semelhantes ao churrasco era observada em índios tupis que viviam na América do Sul, e eles denominavam esse preparo de Moka’em, porém, tudo isso ainda não era tão difundido nem conhecido entre muitas pessoas. O Moka’em tinha a principal finalidade de ser um processo de defumação de carnes, e para isso eram utilizadas grelhas de madeira. Por ser tão similar ao churrasco, o Moka’em ficou conhecido como um antepassado do churrasco que conhecemos atualmente. Eles eram utilizados não somente para alterar o sabor das carnes, mas também para que fosse possível armazenar e consumir essas carnes por mais tempo, ou seja, aumentar o prazo de validade da mesma.

Conforme os anos foram passando, as técnicas para realizar o preparo das carnes também foram se aperfeiçoando, e isso aconteceu principalmente porque existiam pessoas que se dedicavam a isso, que eram as mesmas que realizavam a criação e a caça de animais, juntamente com seu abate, única e exclusivamente para o consumo humano. Todo esse aperfeiçoamento além de objetivar otimizar o sabor da carne, também fez com que esse processo se tornasse adaptável as mais diversas condições, como por exemplo ao tipo de carne e de lenha disponíveis, bem como a quantidade das mesmas.

O sucesso do churrasco foi tamanho, que ele venceu os impedimentos relacionados ao tempo, e se tornou nos dias de hoje um dos pratos mais famosos de países sul americanos, inclusive do Brasil. Em nosso país ele até mesmo já deixou de ser considerado somente um prato, e passou a ser realmente um evento de integração e de confraternização, podendo durar um dia todo.

Churrasqueira De Blocos De Concreto, Como Fazer?   

Como já foi dito acima, as churrasqueiras sofreram muitas adaptações para chegar ao que conhecemos hoje, e elas são peça chave para a realização dos famosos e desejados churrascos que todo mundo gosta. É por esse motivo que muitas pessoas tem o sonho de possuir sua própria churrasqueira em casa, e para que esse sonho seja possível, o ideal é que se escolha uma churrasqueira adequada com o espaço e também com o orçamento disponível para sua aquisição. Uma dessas possibilidades é a churrasqueira feita de blocos de concreto, e elas serão apresentadas a seguir.

Churrasqueira De Blocos De Concreto

Churrasqueira De Blocos De Concreto

As churrasqueiras de blocos de concreto são a opção mais indicadas para pessoas que desejam colocar a mão na massa e construir sua própria churrasqueira. Ainda que essa ideia pareça difícil, é muito pelo contrário, e fazendo todo o planejamento corretamente, tudo da certo no final.

Os materiais mais indicados para fazer essa construção e que devem constar no projeto da churrasqueira são os blocos de concreto – que são os elementos principais –, cimento, água, areia, espátula para manusear o cimento, lajota refratária, uma grela própria para churrasqueira (de metal), giz para realizar marcações que sejam necessárias e uma tinta para dar os acabamentos.

Tendo em mãos todos os materiais é hora de partir de fato para a construção da churrasqueira. O primeiro passo a ser realizado é fazer a escolha de uma área para a implementação da churrasqueira, área essa que deve ser ampla, arejada e sem desníveis e ela deve ser limpa adequadamente, removendo possíveis impurezas. Após isso, deve ser utilizada a grelha para que se marque a distância correta entre os blocos e tudo deve ser deixado alinhadamente para que as medidas sejam confirmadas.

Em seguida a massa deve ser preparada, e a maneira mais simples de se fazer isso é utilizar uma medida de cimento para duas de areia, e a água deve ser adicionada de pouco em pouco, para que a consistência vá sendo observada. Essa etapa demanda uma atenção especial, principalmente em relação ao tempo de secagem do cimento.

Por fim, após já possuir a massa pronta, as fileiras de blocos de cimento podem começar a ser levantadas, até que se forme uma base fixa. A partir disso cada bloquinho deve ser posicionado e o cimento passado logo depois, sempre respeitando o formato que foi inicialmente estabelecido. Outras duas fileiras devem ser levantadas para que possa ser encaixada as lajotas refratárias – já que são elas que fazem com que o calor permaneça dentro da churrasqueira – após isso, depois de o cimento estar totalmente seco, a grelha pode ser encaixada e a pintura e os demais acabamentos também já podem ser realizados.

Existem dois vídeos que podem deixar todos os processos mais claros e eles podem ser acessados em:

https://www.facebook.com/watch/?v=1275962009146485

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *