Pia de Banheiro

As Pias

As pias (também chamadas de bancada ou lavatório) são nada menos do que os elementos presentes em alguns cômodos de uma casa – sendo que no artigo de hoje será tratado especificamente das pias dos banheiros – que abrigam uma torneira e que bode ser constituída de uma vasta gama de materiais, como mármore, granito e outras pedras, e possuir vários tipos de acabamento também, e elas são uma peça chave e que faz toda a diferença em um banheiro, e por isso deve ser escolhida com muita atenção e cuidado, seja na hora de se construir um banheiro, ou na hora de reforma-lo.

Pias

Pias

Um ponto muito relevante no momento de se fazer uma escolha a respeito da pia de um banheiro é pensar em suas dimensões, e para isso, é muito interessante que se entenda como essas bancadas se dividem. As três principais partes e que influenciam grandemente as pias são o tampo, o frontão e a saia, mas também existe uma imensa variedade de combinações possíveis a respeito das cores e do acabamento de cada um deles, ficando a critério do gosto, da personalidade e da criatividade da pessoa que deseja, juntamente é claro do bom senso e de um projeto adequado para o banheiro, que em grande parte das vezes deve ser feita por um profissional.

Falando primeiramente do tampo, como o nome já sugere, essa é a parte que fica mais em cima das pias e que é onde normalmente se apoia os itens mais utilizados do dia a dia, como os de higiene básica. Quando o material do tampo é o granito, o granito industrializado ou o mármore, normalmente não se pode ter emendas na mesma, e por isso, tudo depende das dimensões (largura e comprimento) da pedra utilizada. Porém, esses materiais proporcionam maior liberdade de desenho da pia, ao contrário do porcelanato, por exemplo. Além de servir de apoio, também é no tampão que se embute ou se apoia a cuba da pia.

Quando se deseja utilizar uma bancada de porcelanato, o mais indicado é que se decida previamente o tamanho do lavatório, antes mesmo da compra do material, já se tendo noção da necessidade ou da quantidade de emendas que serão necessárias, por exemplo. Existe uma grande similaridade entre o porcelanato e a pedra e isso é resultado de muitos avanços tecnológicos. Porém, algumas pessoas muito detalhistas ainda conseguem perceber as diferenças.

Já o frontão é o item que em alguns casos acompanha o tampo e ele tem o papel de dar acabamento, ou fazer o arremate de toda a bancada, variando bastante conforme a altura do projeto. A não utilização do frontão acontece na maioria das vezes nos lavabos, já que como o uso é um pouco mais reduzido, não existem muitos problemas relacionados a respingos durante a lavagem das mãos, o que consequentemente faz com que a pintura, o espelho, o papel de parede e / ou as texturas não sofram danos.

Para as saias também não existem muitas regras, podendo existir bancadas com ou sem a utilização das mesmas, dependendo do resultado esperado pela pessoa que está reformando o banheiro. É comum que as saias que possuam entre quinze a vinte e cinco centímetros de altura ofereçam à bancada um visual mais estruturado e robusto, no que diz respeito a estética.

As cubas também são um elemento de extrema importância em uma pia, sendo que hoje em dia as que estão em maior evidencia são aquelas conhecidas como “cubas de válvula oculta”, ou seja, aquela onde o ralo da pia fica escondido. Essas cubas podem ser esculpidas ou montadas.

Vale ressaltar que não existem regras imutáveis no que diz respeito a construção e / ou reforma de banheiros, principalmente nas pias. O que tem que mais ser levado em consideração é a praticidade e a comodidade do dia a dia das pessoas que utilizarão esse ambiente, bem como seus gostos pessoais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei a 5 pia, q a cuba eh banca e parece q vem cm a torneira! Como faço pra saber a origem dela e onde vende?

    Nina 30 de julho de 2011 7:23
  • Gostei desta pia tranparente,que parese um aquario.Sou de Campo Grande-MS, como faço para entrar em contato,com vocÊs,saber o preço,como compra?

    Janete 25 de outubro de 2011 15:44
  • Gostei da pia 4 como faço para falar com um vendedor.

    Por favor vou aguardar o contato

    Eliane Baroni 17 de novembro de 2011 12:19
  • Adorei a Ultima pia que parece um aquario gostaria de saber o valor dela?
    mORO EM iNDAIATUBA SP BJ

    vania aparecida costa pereira 10 de fevereiro de 2012 10:03
  • gostaria de saber o preço da pia numero 15! estou aguardando resposta

    NomeBrisa 13 de junho de 2012 12:31
  • adorei a pia q parece um aquario,gostarde saber o preço,pois ela é linda e super diferente.

    ELIANA 27 de junho de 2012 17:05
  • gostaria de saber o valor da pia Nº11. Aguardo respostas

    Raissa 25 de julho de 2012 20:15
  • gostaria de saber o preço da pia foto 4 aguardo a resposta.

    Nomezenilda Alves 2 de agosto de 2012 18:59
  • gostaria de saber o preço da pia n15 a que parece aquario e como comprar obrigado

    Nomemauro pereira 4 de agosto de 2012 9:41
  • Goatei muito da pia de fogo. On fire, on fire! DOWN WITH THE CAPITOL, BITCH

    Katniss Everdeen 5 de setembro de 2012 8:48
  • oi gostei muito da pia de aquario gostaria de saber o preço,aguardo a resposta porfavor,obrigagado.

    Nomesarah 12 de novembro de 2012 16:38
  • Gostei da pia em forma de pato branca com a torneira embutida em inox quero uma onde encontro e qual o valor? Preciso no tamanho 20×20 obrigado!!!

    Edmilson 5 de março de 2014 11:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *