Quanto Tempo Depois de Passar o Selador Posso Pintar?

Se você está se preparando para pintar uma parede precisará contar com o auxílio de um selador, produto que deve ser usado antes da aplicação da tinta. O objetivo do selador é uniformizar imperfeições da superfície da parede para que a tinta possa ser aplicada com mais assertividade. A ideia é evitar que a tinta seja ‘chupada’ por eventuais ranhuras da parede inclusive evitando desperdício.

No caso de uma parede que já recebeu pintura anteriormente a dica é lixá-la bem para remover os resíduos de imperfeição e aplicar duas demãos de selador, respeitando o período de secagem do produto entre uma demão e outra. O selador tem como papel evitar que a pintura fique manchada ou com um acabamento imperfeito. Tanto o selador comum quanto o acrílico são vendidos em galões. Continue lendo para saber mais sobre o tempo de secagem.

Quanto Tempo o Selador Leva Para Secar?

Num dia de clima seco o selador leva em torno de 4 horas para secar, se o clima estiver úmido esse tempo pode se estender entre 6 e 10 horas. Confira as indicações presentes na embalagem do produto, pois pode variar de fabricante para fabricante. Novamente lembrando que se for pintar uma parede que já tinha pintura o ideal é fazer uma raspagem para eliminar ao máximo os resíduos da camada.

Por Que Passar Selador é Importante?

Paredes novas tendem a ter muita textura, quando o rolo de aplicação da tinta passar sobre essas imperfeições pode acabar distribuindo-as como carimbos pela extensão da parede. Sendo assim é relevante passar do selador para deixar a superfície mais uniforme para receber a tinta. No caso das paredes que já tem uma pintura é interessante passar do selador para fazer a uniformização e também para deixa-la mais apta a receber a cor.

Outra função do selador é ajudar a reduzir a capacidade de absorção da tinta pela alvenaria, isso contribui para mais economia na pintura. Ao pintar uma parede sem a devida preparação do selador se pode ter um gasto excessivo de tinta bem como um resultado final sem a qualidade desejada.

Tipos de Seladores

Existem basicamente dois tipos de seladores, os que têm pigmentação e os transparentes. Ambos têm a mesma função, porém, o produto com pigmentação ajuda na preparação da parede ao adicionar cor deixando o visual mais uniforme. O produto transparente não adiciona cor, isto é, não altera em nada a aparência da parede. Entre os dois talvez seja mais interessante apostar na versão com pigmentos para uniformizar a cor além da textura. Os seladores ajudam a fixar a tinta na parede.

Aplicação do Selador

O selador deverá ser diluído até o limite recomendado na embalagem para que possa ser aplicado corretamente. A aplicação é feita da mesma forma como se pinta uma parede, é mais ou menos como passar tinta com um rolo na superfície. O mais interessante é usar um rolo de lã de carneiro para ter um resultado melhor na aplicação do selador.

Os movimentos para aplicar o selador na parede devem ser lentos para que todos os cantinhos possam ser devidamente cobertos. Não pode ter pressa para fazer a aplicação do produto na parede. Aguarde que o selador seque completamente para somente então começar a pintura.

Gostou de saber mais sobre o selador e como aplica-lo com assertividade?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *