Alguns dos mais antigos exemplos do uso do bambu na arquitetura de casas ecologicas, com certeza estão em muitos templos japoneses, indianos e chineses, na Ásia. Na China este é um material muito usado na construção de pontes e casas inteligentes. O uso de bambu em habitações faz parte de recentes programas na America Latina e já aparecem na Colômbia, na Costa Rica e também no Equador com Experimentos Reveladores. No Brasil a espécie é muito pouco aproveitada embora já possam se encontrar algumas iniciativas nesse sentido.
Potencial na Arquitetura e Construção
Uma palestra será realizada dia 9 de dezembro, portanto amanhã, quarta-feira, no auditório do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina, às 14 horas em que, sob o titulo: Conhecendo o material bambu será divulgado o potencial que tem esse material, tanto na arquitetura como na construção residêncial. Verdadeiras Maravilhas da Engenharia podem ser feitas com o bambu e Antonio Ludovico Beraldo que é da Unicamp, Ghavami Khosrow que é da PUC do Rio de Janeiro e Marco Antonio dos Reis Pereira que é da UNESP serão os três palestrantes e fazem parte do grupo de maiores pesquisadores que existe no Brasil, da espécie bambu. O encontro é uma organização do (GIEM), Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira que é vinculado ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade que sediará o encontro.
Preservando os Recursos Florestais
O coordenador do GIEM da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Carlos Alberto Szücs, defende o uso do bambu como uma maneira de preservar os recursos florestais na medida em que pode reduzir com seu uso, a grande pressão que existe hoje sobre certas espécies de madeira. Além disso, segundo ele, as propriedades do bambu em termos de estrutura são superiores as da madeira usadas em casas de madeira e a resistência mecânica supera até mesmo o aço. Por certo é uma Bela Tentativa na busca do Controle Meio Ambiente. Entre as muitas qualidades que o bambu apresenta ainda podemos citar a leveza e grande flexibilidade além do ótimo isolamento acústico e térmico. No entanto Não Esqueça que o uso adequado depende da escolha correta da espécie e devemos lembrar ainda que de 1300 espécies conhecidas, temos no Brasil pelo menos 400.
Produção de Laminados
Os laminados em larga escala recentemente começaram a ser produzidos e isto trouxe uma nova cultura de arquitetura e uma possibilidade que é o uso desses laminados em pisos, paredes e forros. Entretanto no Brasil faltam as normas técnicas para que as construções de bambu possam acontecer e é justamente este um dos temas que será tratado no encontro de amanhã na UFSC. É preciso que se Lute Pelo que Acredita e parece que este é um dos objetivos desse encontro em que será tratada a aplicabilidade do bambu na construção e o desafio para que se estabeleçam as normas para seu uso.