O Imóvel e a Natureza em Harmonia

Com o crescimento acelerado das grandes cidades, as pessoas estão cada vez mais em busca de soluções para se manter em contato com a natureza. Com isso, cresceram os projetos de imóveis que são construídos respeitando as características naturais do local, como pedras, árvores, lagos, etc. Este tipo de projeto é ainda mais comum em hotéis e pousadas localizados em cidades com foco na natureza.

O Imóvel e a Natureza em Harmonia

O Imóvel e a Natureza em Harmonia

Ao criar um projeto de construção que respeita a natureza, você não está apenas respeitando o meio ambiente, mas também ganhando em beleza e qualidade para o imóvel. O resultado é um projeto único, já que os elementos da natureza também são únicos.

Confira, a seguir, de que formas um imóvel pode ser construído em harmonia com a natureza.

As Árvores em Harmonia Com o Imóvel

As árvores são os elementos naturais mais comuns de serem derrubados quando um projeto de construção de imóvel vai ser executado. Saiba que, ao optar por não derrubá-las, o seu projeto pode ganhar ares muito mais modernos. Para adaptar o projeto a elas é importante que o engenheiro ou arquiteto tenham um pouco de criatividade.

Duas tendências bastante fortes atualmente é o ato de incluir a árvore na construção, criando um espaço no solo e telhado para ela, ou desviar a parede dela, o que irá dar um novo contorno ao projeto. Além da beleza, incluir árvores na área interna do imóvel irá proporcionar uma melhora significativa na acústica do ambiente.

As Árvores em Harmonia Com o Imóvel

As Árvores em Harmonia Com o Imóvel

O Uso de Material Natural na Construção

Uma opção bastante popular neste tipo de construção é a utilização de material natural encontrado no local, como pedaços de madeira, terra, tijolos ecológicos. Ao encontrar soluções sustentáveis para construir o imóvel você poderá se beneficiar da economia de comprar os materiais e de desloca-los até a construção. Sem contar no estilo do imóvel, que ganhará detalhes naturais únicos.

Construções Elevadas

Como esse tipo de construção geralmente é feito em ambientes naturais, optar por um imóvel elevado pode ser bastante interessante. Nesse caso o material predominante é a madeira. São utilizadas estacas para servir como base e, então, a casa é construída sobre elas. É muito importante que o projeto seja realizado por um profissional para que esta base seja realmente firme e sustente a construção.

As construções elevadas quase não alteram o local e proporcionam uma vista privilegiada de cima do imóvel. Um estilo indicado para casas de campo, pousadas e, até mesmo, sobre lagos e rios, claro utilizando madeira resistente e reflorestada.

Restaurante Figueira Rubayat: Exemplo de Imóvel em Harmonia Com a Natureza

No bairro dos Jardins em São Paulo, mais precisamente na famosa Rua Haddock Lobo, foi construído um restaurante que conta com um detalhe único: uma árvore centenária localizada no centro do estabelecimento. A figueira de bengala possui 6 metros de diâmetro e foi tombada pelo patrimônio histórico.

O arquiteto Fernando Iglesias, responsável pelo projeto, precisou adaptar a construção às enormes raízes da árvore. Para se ter uma ideia da dificuldade, quando uma agência bancária foi construída nas proximidades do local (a cerca de 50 metros da árvore), foram encontradas partes de suas raízes. Entretanto, mesmo com tantos desafios, o resultado valeu a pena.

Hoje, o Figueira Rubayat é um dos restaurantes mais badalados de São Paulo, com uma enorme fila de espera. Claro que a qualidade dos pratos servidos tem responsabilidade nisso, porém, a atmosfera causada pela árvore centenária acaba sendo o fator que mais atrai as pessoas até o local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *