Corrimão de Madeira

Ao decidir ter uma escada em casa é necessário considerar o investimento num bom e seguro corrimão, item essencial para manter crianças e idosos seguros ao subir e descer os degraus. Já que se trata de um item essencial e indispensável por que não dar a ele uma função decorativa também? A seguir vamos falar um pouco mais sobre os tradicionais e elegantes corrimãos de madeira sem esquecer de outros materiais como vidro, alumínio e até corda. Vamos começar?

Corrimão Para Escada: Conheça os Principais Tipos

Hoje em dia há uma grande variedade de opções de corrimãos feitos de diferentes materiais. Alguns modelos são mais modernos enquanto outros são mais convencionais, a escolha depende do estilo decorativo da sua casa como um todo e também do seu orçamento. Conheça os principais abaixo!

Corrimão de Madeira

A madeira é um material bonito, versátil e durável, motivos que justificam seu uso em boa parte dos projetos com escada. Esse material permite criar os mais variados designs de corrimãos de maneira que mesmo projetos mais arrojados podem utilizá-lo. Além disso, como possui bastante resistência pode ser usado tanto em áreas internas como em áreas externas. Um toque de elegância para a sua decoração.

Corrimão de Madeira

Corrimão de Madeira

Corrimão de Vidro

Se o objetivo da sua decoração é deixar o ambiente mais leve e clean nada melhor do que um corrimão de vidro, talvez uma peça de madeira não funcione tão bem para essa expectativa. Para quem está em dúvida devido à aparência frágil do vidro precisamos mencionar que se trata de um material bastante seguro e resistente. De maneira geral é usado em áreas externas, mas nada impede de levar para dentro de casa.

Corrimão de Alumínio ou Aço Inox

Corrimão de Alumínio

Corrimão de Alumínio

Dois materiais que tem como grande vantagem a sua resistência e o fato de não demandar grandes esforços de manutenção. Outro ponto positivo é a sua versatilidade que permite criar volumes e formatos distintos para a sua decoração. Vai bem tanto em áreas internas como áreas externas.

Corrimão de Ferro

Uma das grandes vantagens desse tipo de corrimão é ter um visual retrô permitindo adicionar um toque diferenciado a sua decoração. Trata-se de um material com grande resistência e que dentro de casa praticamente não demanda manutenção. Se ficar exposto as intempéries do tempo em áreas externas a história pode mudar um pouco.

Corrimão de Ferro

Corrimão de Ferro

Corrimão de Corda

Usar corda como matéria-prima para o corrimão de escada é uma tendência, as opções mais comuns são as de fibras naturais, mas também têm versões de aço. A escolha dependerá de qual a proposta da sua decoração como um todo. Um corrimão que fica mais interessante em decorações de ambientes internos.

Corrimão de Corda

Corrimão de Corda

Atenção aos Detalhes

O corrimão de escada acaba se tornando um elemento de destaque na decoração da casa de maneira que deve ser escolhido com mais atenção aos detalhes. Se a peça não estiver alinhada com o estilo de decoração do restante da casa pode se tornar um ruído. Então antes de se empolgar e copiar um modelo visto num site ou revista de decoração tenha certeza de que irá combinar com o seu lar.

O primeiro ponto a se considerar é se na casa há crianças, evite linhas horizontais que podem fazer com que os pequenos tenham o impulso de se pendurar, aberturas também podem suscitar ideias de brincadeiras não muito seguras. Considere como escolher um corrimão que seja seu aliado em evitar acidentes e quedas.

Partindo para outro quesito, agora focado nos adultos, é importante que o corrimão esteja numa distância de pelo menos 4 centímetros da parede (espaço necessário para que um adulto encaixe sua mão com conforto). A instalação do corrimão pode ser feita no piso da escada ou na parede, contudo, é imprescindível que ele comece e termine a 30 centímetros da escada. Uma distância que garante um percurso seguro para a escada.

E finalmente você deve pensar na questão da altura do corrimão, de acordo com a legislação NBR n° 9077 o mais recomendado é uma altura entre 80 e 92 centímetros. Observando questões de acessibilidade é necessário ter um segundo corrimão com uma altura de 70 centímetros.

Pense na Limpeza e Manutenção

Corrimãos de madeira demandam alguns cuidados especiais como aplicação de produtos de proteção contra o ataque de insetos, se a madeira pegar cupim será um grande problema. Faça a impermeabilização com verniz. Outro material que demanda uma manutenção mais atenta é o ferro, nesse caso para proteger de corrosões e ferrugem.

Os corrimãos de vidro, corda e alumínio praticamente não demandam cuidados de manutenção. O mais indicado é o uso de sabão neutro e um pano úmido para realizar a limpeza. É possível ainda apostar em produtos de limpeza mais específicos para cada tipo de material como limpa vidros, óleo de peroba entre outros.

Gostou dessas dicas sobre a escolha e compra de corrimãos de madeira?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • preciso colocar um corrimao em casa gostaria de poder da fazendo orçamento grato

    solange marques pereira 14 de novembro de 2010 2:44
  • sem comentario

    solange 14 de novembro de 2010 2:48
  • gostaria de obter um orçamento para um corrimao de madeira igual ao da imagem 11.
    cumps

    paulo 23 de novembro de 2010 6:44
  • Gostaria de obter um Orçamento para um corrimão de madeira igual ao da imagem 01 e 13 , meu telefone é 98485798 97752225 ou 58123832 Aguardo retorno.

    Alexandre Manoel de Ramos 20 de maio de 2011 19:27
  • Gostaria de sabe o orçamento do corrimão de madeira da imagem 01.
    Grata.

    Juliama 24 de maio de 2011 22:05
  • Gostaria dum orçamento de corrimão de madeira para o predio onde sou sindica da primeira imagem do site.
    Obrigada

    leni Tatim 14 de junho de 2011 18:23
  • SOLICITO ORÇAMENTO PARA O CORRIMÃO REFERENTE A FIGURA N. 11

    benedito de oliveira silva 17 de junho de 2011 13:30
  • Boa noite,por gentileza poderian me enviar valor do item 11 com aprossimados 5.30mts,no aguardo desde já grato.

    Dorival 19 de março de 2012 21:12
  • Gostaria por gentileza de obter orçamento de um corrimão de madeira simples de aproximadamente 6m sou portadora de uma deficiência fisica rescente e estou precisando de corrimão pra escadas, bem como outros suportes para banheiro, agradeço desde já o envio.

    jucimara 10 de maio de 2012 19:40
  • Para deficiente físico solicito precos do modelo 11, se possivel por metro linear da madeia e por unidade do suporte, já que seriam diversos comprimentos.

    Tibor I. Feher 9 de outubro de 2013 17:38
  • Gostei das amosras.

    Tibor I. Feher 9 de outubro de 2013 17:45
  • Gostaria de um orçamento de corrimão de 4m, igual ao modelo da imagem 11.
    Aguardo contato.
    Att,

    Daniela 17 de novembro de 2013 8:36
  • gostaria de fazer o orçamento do corrimão da imagem 11,vou precisar de 15 metros,aguardo resposta com urgencia

    isaias 16 de dezembro de 2013 17:46
  • Preciso de orçamento para um guarda-corpo de 1,5m e 2 lances de 2,5m cada, como na foto 1.

    Francisco 11 de janeiro de 2014 5:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *