Lajes de Isopor

Muitas pessoas quando estão construindo pensam em terminar logo a sua construção e como vão decorar a casa depois de pronta e acabam se esquecendo de algo importante que é a laje. Se você pretende ter um ambiente mais fresco, com certeza as lajes de isopor são uma ótima opção. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas a respeito desse tipo de laje!

Lajes de Isopor: Tudo Que Você Precisa Saber

As lajes de isopor tem ganhado cada vez mais espaço no setor de construção civil, no entanto, mesmo com seu maior alcance ainda suscitam uma série de dúvidas. A seguir vamos apresentar as respostas para as principais dúvidas acerca desse tipo de laje contribuindo para que você faça uma escolha assertiva.

Laje de Isopor: O Que é?

Também conhecida no mercado como EPS, a laje de isopor, tem uma estrutura feita a partir de vigota de concreto e ferragens. Essa estrutura serve de base para o preenchimento com as placas de isopor. Depois da laje ter sido instalada chega o momento de instalar as escoras que serão a sustentação para a concretagem. O espaço entre o telhado e a laje é preenchido na sequência com concreto ganhando mais firmeza.

Questão de Vedação e Não de Estrutura

Esse é um tópico bem importante, a questão estrutural da laje não passa por nenhuma mudança. A alteração está no elemento de vedação, no método convencional de laje é usada a cerâmica. Em suma uma laje de isopor conta com a mesma resistência de uma laje feita de cerâmica. Também é válido mencionar que depois de feita a concretagem é possível manter as placas de isopor uma vez que seu peso não afeta a estrutura.

Diferentemente da laje nervurada em que é preciso tirar as formas depois de realizada a concretagem. Uma única placa de isopor é capaz de ocupar o espaço de cinco lajotas convencionais de cerâmica. Pode aguentar o peso de até 370 km por metro quadrado. É uma alternativa segura e que funciona tão bem quanto outros.

Preço da Laje de Isopor

Em linhas gerais o preço da laje de isopor e da laje convencional é equivalente. O custo médio da loja de isopor é de R$ 25,00 por metro quadrado e o preço da lajota convencional é de R$ 28,00 por metro quadrado. Levando em consideração apenas o preço não há grande discrepância, no entanto, é válido mencionar que a laje de isopor pode ter uma série de benefícios que a tornam mais interessante do ponto de vista de custo e benefício.

Quais São as Vantagens da Laje de Isopor?

Confira a seguir quais são as vantagens de optar pela laje de isopor.

Oferece Isolamento Térmico e Acústico

Uma laje com isolamento térmico é bastante relevante num país tropical como o Brasil. O isopor proporciona equilíbrio de temperatura dentro da casa porque não absorve e nem perde muita temperatura deixando o clima agradável. A estimativa é de que o isolamento térmico seja pelo menos 7 vezes maior do que o oferecido pelo concreto convencional.

O isopor ainda é um material reconhecido por sua grande capacidade de isolamento acústico. Quando o isopor é somado à placa de concreto oferece um isolamento perfeito de ondas sonoras externas.

Resistência ao Fogo

A laje de isopor é uma opção mais segura porque tem ação retardante em caso de incêndio por um material que não propaga chamas. Basicamente significa que não ajudará a espalhar o fogo num eventual incêndio.

Durabilidade

A laje de isopor costuma durar mais tempo que as demais por uma série de características como ser dimensionalmente estável além de ser a prova de cupins, roedores e de apodrecimento.

Menos Peso

Como é mais leve, a laje de isopor, contribui para economia de materiais na construção como um todo. A estrutura não precisa ser tão reforçada haja vista que não terá que sustentar uma laje pesada. Há menos carga para ser distribuída e suportada pelas vigas, pilares e fundações.

Montando a Laje de Isopor

Montando a Laje de Isopor

Prazo de Montagem

Como pode ser pré-montada, a laje de isopor, pode funcionar como um elemento acelerador para a conclusão da obra. Também por ser mais leve torna mais prático o transporte e manuseio.

Precisa de Menos Escoramento

Uma das vantagens das lajes de isopor é que precisa de menos escoramentos durante o processo de concretagem e também no período de cura do concreto. Isso se deve ao fato de que o isopor reduz o peso da laje como um todo por ser mais leve do que a cerâmica.

Limpeza

O isopor é um material que permite ter uma obra mais limpa, pois gera menos resíduos por sua quebra em comparação com a cerâmica. Isso contribui para ter menos custos adicionais com caçambas alugadas.

Não Precisa de Estrutura de Madeira

Numa laje convencional feita com cerâmica é necessário usar caixotes de madeira como suporte até que o concreto esteja totalmente seco. Nas lajes de isopor não precisa usar esse suporte para concreto. São utilizadas apenas as escoras para dar sustentação em pontos diferentes.

Quais São as Desvantagens da Laje de Isopor?

Também é importante conhecer as potenciais desvantagens das lajes de isopor. De maneira geral há dois pontos que precisam ser destacados sendo o primeiro deles que não dá para fazer furos na parte inferior da laje. Outra questão é que precisa passar uma cola especial na face do isopor que fica aparente para que haja adesão do acabamento (pode ser chapisco ou gesso).

Construção Com Laje de Isopor: Como é Feita?

Conhecendo as vantagens e desvantagens das lajes de isopor você já consegue ter uma ideia se é ou não uma boa opção. Contudo, também é interessante saber como é feita a construção com esse tipo de laje.

– Vigotas Para as Lajes de Isopor

Devem seguir as medidas indicadas no projeto como tamanho, comprimento e outros detalhes que tenham sido devidamente planejados pelo engenheiro da obra.

– Escoramento

Escoramento é uma parte relevante para a construção ainda que seja provisório. Nas lajes de isopor são utilizadas para escoramento as vigotas (treliçadas ou comuns) assim como a concretagem. O escoramento deve ficar bem travado e devidamente apoiado no solo rígido no período de cura do concreto.

– Montagem

Para montar é realizada a colocação da primeira e da segunda vigota para na sequência posicionar a fileira de lajotas de EPS. Depois são adicionadas lajotas de isopor nas extremidades de forma que fiquem bem espaçadas. Somente depois de fazer tudo isso que é realizado o preenchimento com concreto.

Montagem de Laje de Isopor

Montagem de Laje de Isopor

É importante que as lajotas estejam presas nas vigotas e encaixadas com firmeza não deixando espaços para eventuais aberturas pelas quais a nata de cimento pode acabar escorrendo. Não se deve pisar no isopor então durante o processo de montagem é fundamental o uso de passarelas ou tábuas.

– Tubulações e Conduítes

Conduítes e tubulações são relativamente fáceis de passar pelas lajotas de EPS, só precisa fazer cortes usando um instrumento afiado como um serrote, por exemplo.

– Cuidados Importantes

É essencial que a vibração do concreto assim como a sua cura e a remoção do escoramento sejam feitos seguindo as orientações do engenheiro responsável pela obra. A aplicação do revestimento deve ser a última etapa, ela é feita somente depois da colocação do telhado ou do processo de impermeabilização da laje. O revestimento pode ser feito com argamassa convencional para chapisco, gesso ou massa grossa.

Gostou de saber mais sobre lajes de isopor? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olá! Sou o Ricardo e gostaria de qual o valor da laje de isopor, se ela vem com os trilhos, ferros e algo mais e qual sua garantia. Obrigado pela atenção.

    ricardo santos 12 de outubro de 2010 23:34
  • onde comprar em bh

    ione antonia 9 de novembro de 2010 9:21
  • Boa tarde, gostaria de saber o preço, se tem garantia

    Ricardo sousa 26 de dezembro de 2010 18:54
  • estou impressionado e è justamente o que preciso ,pois pretendo construir em cima da casa da minha mãe e não pesar muito

    Ricardo sousa 26 de dezembro de 2010 18:56
  • gostaria de saber se nesta laje de isopor como funciona a parte de banheiro,pois estou querendo fazer uma laje na minha cozinha pode ficar como terraço descoberto .

    sandra magda amaral 18 de abril de 2011 19:10
  • GOSTARIA DE SABER TELEFONE LAGE DE ISOPOR

    tania de almeida santos rios 7 de outubro de 2011 20:18
  • gostaria de saber se em BH tem alguem que oriente e qual end, ou tel.

    Joao França Felix 19 de outubro de 2011 16:16
  • gostaria de saber se voces entrega em corinto e o preço de 40m

    Nomeduane 15 de julho de 2012 21:05
  • Ola! Gostria de saber se a laje de isopor é segura como a comum,qua é o preço

    Janaina Barboza 16 de dezembro de 2012 22:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *