Veja perguntas e respostas sobre os conceitos básicos de telhado. Você sabe qual a definição de telhado?
Tudo aquilo que serve como cobertura e proteção de um lugar pode ser chamado de telhado. Quando falamos de uma casa, o telhado é o que será colocado para fechar e proteger o ambiente do sol, da chuva e do vento. Se diz “casa coberta por telhado” ou “casa que tem telhado”.
Além de cobrir uma imóvel, o telhado pode ser considerado um tipo de moldura, podendo dar o estilo final da casa ou até mesmo completar a forma da mesma.
Apesar de que quando falamos de telhado a primeira coisa que pensamos é em telhas, ele pode receber o mesmo nome e ser feito nos mais diversos materiais. Até mesmo materiais pobres, como ramos de árvores e folhas de sapé usados pelos índios podem formar um telhando.
É muito comum nas casas da cidade o uso de telhas de barro para cobri-las e a sustentação é feita com madeira. Já nas fábricas e indústrias, normalmente se usa telhas onduladas que são feitas com fibrocimento e neste caso, uma estrutura metálica é usada como apoio.
Veja Quais São As Partes De Um Telhado!
As partes de um telhado podem variar de acordo com o tipo, aqueles de telhas, por exemplo, pode ter como parte uma estrutura metália, mas entre outras coisas, se observa ainda, treliças, terças, etc.
- Beiral: essa é aquela parte que proteja o telhado para fora da linha da parede.
- Água: é a parte plana e inclinada de qualquer tipo de telhado.
- Espigão: é uma aresta onde se encontram as duas águas, neste ponto é formado um ângulo saliente.
- Cumeeira: outra aresta, neste caso horizontal, que faz o limite entre as duas águas que se encontra e fica localizada no ponto mais alto do telhado.
- Rincão: outra aresta, porém, essa é inclinada, mas sempre dividindo o encontro de duas águas. Também é chamado de água furtada.
- Fiada: é uma telha depois da outra em sentido da sua largura.
- Rufo: é uma peça que faz o complemento de arremate entre a parede e o telhado.
- Peça complementar: serve para resolver detalhes no acabamento do telhado, pode ser feita nos mais diversos materiais, rincões e espigões são só alguns exemplos de onde é possível usá-la.
Para completar as informações sobre as partes de um telhado, lembre-se que uma estrutura pode assumir diversas formas, o que vai definir um tipo ou outro será que tipo de imóvel está sendo coberto.
Veja Agora Alguns Tipos De Telhas Para Montar Telhados!
É comum que surja dúvidas na hora de escolher a telha adequada ao projeto, até porque o comércio nos oferece uma infinidade de opções. Veja as mais comuns!
- Telhas de barro cozido: são bem adequadas para fazer cobertura no estilo colonial, francesa ou paulista.
- Telhas de fibrocimento: podem ser compradas em placas onduladas, são boas para quem precisa criar canalete ou calheta, também meia-cana.
- Telhas metálicas: podem ser produzidas em alumínio, ferro, chapas dobradas, cobre, placas lisa e zinco.
- Você ainda pode encontrar coberturas feitas em plástico, vidro, madeira e PVC.
Nomes Comuns De Telhas e Suas Características
Telha portuguesa: é feita de cerâmica, para cada metro quadrado é necessário usar 16 unidades e cada uma delas pesa em média 2,5 quilos. Possui como inclinação mínima 30% e caso seja necessário fazê-la superando os 60% é aconselhável fixar usando furação. Pode ser encontrada em 21 cores e é esmaltada.
Telha Romana Plan: é feita em cerâmica, precisa de 16 unidades para fazer cada metro quadrado e cada uma peça pesa 2,4 quilos. A inclinação mínima é de 26% e superando os 60% é necessário fazer furos para instalação. Pode ser encontrada nas mais diferentes cores esmaltada ou na cor natural.
Telha Americana: também feita em cerâmica, como as duas anteriores, porém, pesa um pouco mais 3,1% cada uma das peças e são necessário 12 para cada metro quadrado. Possui inclinação mínima de 38% e também se faz necessário fixá-las com furação quando a inclinação é superior a 60%. Pode ser encontrada em duas cores: malhada e branca.
Telha Australiana: é feita em cerâmica e para fazer um metro quadrado de telhado com ela são necessárias 17 peças que pesam cada uma 2,4 quilos. Já a inclinação mínima é de 36% e como no caso das demais, superando 60% é necessário fazer furação. É vendida somente na cor natural.
Telha Francesa: também em cerâmica e pesando 2, 4 quilos cada uma peça, forma cada metro quadrado de telhado com somadas 17 peças, tendo a inclinação mínima de 36%. A furação no caso dessa telha só se faz necessária superada a inclinação de 80%. Pode ser encontrada na cor natural.
Telha Italiana: em cerâmica, pesa 3,1 quilos e tem inclinação mínima de 30% e se faz necessária fixação com furos acima de 60%. Para fazer um metro quadrado de telhado é necessário ter 14 telhas.
Telha Germânica: para fazer um metro quadrado de telhado com esse tipo de telha são necessárias 32 peças, e cada uma delas pesa 1,6. A inclinação mínima é de 45% e a partir do 60% se faz necessário fazer furação para fixá-las. Pode ser encontrada nas cores esmaltada e natural.
Telha Uruguaia: para fazer um metro quadrado de telhado com essa telha que também é em cerâmica são necessárias 30 peças e cada uma delas pesa 1,6%. A inclinação mínima é de 45% e acima de 50% já é necessário fazer furos para fixação.
Outros Conceitos Básicos De Telhado
- Se você tiver uma inclinação de 35% no seu telhado, tire a medida da extensão horizontal, faça isso partindo da parte mais alta e chegando até a extremidade da cobertura, conte com os balanços também. Depois pegue essa medida e multiplique por 0,35. O resultado da multiplicação é a altura mínima que precisa ter a sua cumeeira relacionada ao ponto do telhando que é mais baixo.
- Quando for fazer cálculos da altura do telhado, não esqueça de contar com a altura da caixa d’água.
- Considere a ventilação entre a laje e o forro quando o telhado for colocado em uma casa que fica em uma região ou muito úmida ou muito quente. Talvez seja necessário usar telas para impedir a passagem de insetos.