Saiba como manter longe essa espécie que pode transmitir doenças para você e seus animais de estimação. As moscas domésticas têm se mostrado um verdadeiro incomodo para os moradores das áreas urbanas. Atraídas pelos diferentes cheiros de adubação orgânica, e resíduos de matéria-primas açucaradas, meios fermentados e estação de efluentes que são levados pelos ventos dos centros urbanos, essa espécie de mosca invade as casas causando uma grande dor de cabeça em seus moradores, já que podem transmitir doenças tanto para os humanos como para os animais domésticos.
Hábitos das Moscas Domésticas
Cientificamente conhecida como Musca domestica, a mosca doméstica prefere os ambientes urbanos para viver. É vista com maior facilidade durante o dia, já que a noite fica em repouso. Esse inseto pertence à classe não picadora, pois possui tromba mole, em outras palavras o seu aparelho bucal é do tipo lambedor. Como são atraídas pelos odores que pairam no ar, as moscas podem voar cerca de 1.000 a 3.000 m em 24 horas para chegar aos locais detectados por elas.
Comportamento Dentro das Casas
Dentro de casa, as moscas domésticas preferem pousas em lugares que contenham açúcar, como as frutas, alimentos que possuem muita água ou são líquidos, e até mesmo poças de gorduras que se formam em cima das mesas, balcões, fogões ou são resultados de churrascos realizados aos finais de semana.
A Metamorfose do Inseto
Estes insetos apresentam metamorfose completa, isto é, apresentam as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Os seus ovos são brancos e medem aproximadamente 1 mm de comprimento.
Cada fêmea é capaz de depositar de 120 a 150 ovos de cada vez, sendo que estes são deixados no lixo, esterco e demais matérias orgânicas vegetais ou animais em decomposição. E em até 24 horas há a eclosão das larvas, que chegam a medir 2 mm de comprimento. Mas, para frente na próxima fase de pupa medem de 10 a 14 mm. O seu ciclo é completado entre 7 e 35 dias, dependendo da temperatura e umidade, o que contribui para o crescimento rápido da espécie.
Os Alimentos Atingidos Pelas Moscas
Os alimentos em que as moscas pousam possuem manchas escuras, produzidas pelo depósito de suas fezes, e manchas claras, resultado do lançamento de saliva sobre o local, para que depois possa ser sugado.
Transmissão de Doenças
Além do incomodo causado pela sua presença, outra preocupação das pessoas é em relação à transmissão de doenças. Estudos indicam que as moscas domésticas carregam vírus de doenças como varíola, poliomielite, oftalmia purulenta.
Muitas doenças causadas por protozoários também podem ser transmitidas por elas, como disenteria amebiana e vermes, pois carregam seus ovos quando pousam em fezes humanas ou estercos de animais e em seguida entram em contato com os alimentos consumidos pelos humanos.
Estudos Importantes
Outros estudos mostram que esse tipo de mosca pode portar os bacilos da febre tifoide (Salmonella thyposa) em parte do seu corpo (carapaça externa) que são depositados quando o mesmo toca nos alimentos expostos ou ainda são regurgitados ou expulsos através das fezes.
A mosca doméstica pode transmitir ainda diarreia, conjuntivite, lepra, tuberculose, tifo, gonorreia, erisipelas, cólera, meningite, cérebro-espinal, peste bubônica, entre outros.
Como Combater a Mosca Doméstica
Mas, o que fazer para combater essa espécie que pode causar muitos problemas para os humanos? O combate às mocas domésticas compreende, primeiramente, no bom manejo do lixo. Ou seja, ter um cuidado na hora do transporte, armazenamento e despejo do lixo na sua casa são fundamentais para combater essa espécie, já que este é um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas larvas.
Primeiro Passo
É muito importante que os restos dos alimentos e fezes de animais e de qualquer outro tipo sejam colocados em locais adequados. Além disso, cuide para que o lixo não fique a céu aberto, isso facilita a proliferação das moscas.
Segundo Passo
Em segundo lugar, procure guardar os alimentos em locais fechados, como potes com tampas. Caso esse cuidado não seja tomado, lembre-se sempre de lavar muito bem as frutas, verduras e legumes antes de consumir.
Terceiro Passo
Em terceiro lugar, é necessário limpar todos os dias os locais onde as refeições são feitas. Mesas e bancadas são alvos constantes dessa espécie durante o dia, então mantê-los higienizados é sempre bom.
Quarto Passo
Em quarto lugar, se possível procure instalar telas ou cortinas corta-ventos em suas janelas e portas. Essa medida evita que as moscas domésticas entrem em casa.
Quinto Passo
Em quinto lugar, mantenha valas que contenham resíduos orgânicos desobstruídas.
Sexto Passo
Em sexto lugar encontram-se o descarte das embalagens de alimentos, como carne, leite, sucos e outros devem ser feito com atenção. Antes de colocar esse material no lixo é recomendável lavá-los.
Sétimo Passo
Em sétimo lugar, se você tem filhos pequenos em casa e que usam fraldas, cuide sempre para que quando estas forem jogadas no lixo estejam fechadas e que o recipiente dentro de casa onde foram depositadas também fique lacrado. Quando colocar o lixo na rua, certifique-se de que ele estará sempre fechado, assim você evita que as moscas aumentem nessa região.
Não Se Esqueça
Outra ação que pode ser facilmente esquecida é a lavagem da grelha do churrasco. Depois da festa, o cansaço bate e é natural querer deixar a limpeza para depois, mas é importante que a higienização seja feita o mais breve possível. Com a grelha livre de resíduos a proliferação das moscas fica mais difícil.
Dicas Úteis
Caso você queira optar por uma ação diferente, a dica é usar inseticidas em toda a casa. Mas, aqui vale lembrar que ação deles não é para vida toda, então será necessário fazer uma manutenção de acordo com cada produto usado, para que as moscas fiquem longe do seu ambiente.
Além disso, pode fazer o chamado combate químico em que são utilizados armadilhas para capturar as moscas domésticas. Essa ação funciona assim: as armadilhas luminosas são colocadas em locais estratégicos dentro de casa, elas possuem colas onde as moscas ficam grudadas e acabam morrendo. Toda vez que você observar que o local está cheio deve-se fazer a limpeza do mesmo.
Outra opção são as garrafas pega-moscas. Estas são garrafas de plásticos transparentes com aberturas próximas a boca para facilitar a entrada das moscas. No fundo da garrafa são colocadas iscas granuladas ou feromônio sexual (muscalure) que atraem os insetos para o local facilitando na sua captura e morte, deixando o ambiente livre deles.