Como Fazer Duto Para Churrasqueira

O número de pessoas que têm churrasqueira em casa está crescendo e para que esse item atenda as necessidades dos seus donos com segurança é essencial saber como fazer duto assertivamente. Em boa parte dos casos as churrasqueiras são construídas com alguns erros estruturais que as impedem de funcionar assertivamente e que podem inclusive entrar em atrito com as regras de edificação de prédios e residências.

De maneira geral as churrasqueiras devem ser construídas com tijolos e concreto, pois são elementos que contribuem para o isolamento térmico e proteção dos usuários. Um dos itens dessa construção que precisa de mais atenção é o duto haja vista que ele é responsável por conduzir a fumaça e ajuda-la a ser eliminada. Continue lendo para entender como deve ser construído um duto de churrasqueira.

Dicas de Como Fazer Duto Para Churrasqueira

A seguir vamos apresentar dicas de como construir duto para churrasqueira considerando cuidados de segurança.

Normas Técnicas

De maneira geral não existem normas técnicas para construir o duto da sua churrasqueira, porém, é válido destacar que há um consenso sobre alguns cuidados que devem ser tomados no que concerne a segurança e para não incomodar os vizinhos. Uma dica de leitura para que está pensando em construir uma churrasqueira é o livro “Lareiras e Churrasqueiras” de Augusto Gonçalves em que são apresentadas algumas regras que ajudam a tornar o item mais seguro.

Local de Instalação de Churrasqueira

Churrasqueira Pré Moldada

Churrasqueira Pré Moldada

Como mencionamos no começo do artigo está cada vez mais comum que haja churrasqueiras em casas, apartamentos, áreas de lazer entre outros. Cada um desses locais demanda uma série de cuidados e estratégias diferentes para a construção da sua churrasqueira com destaque para a chaminé e a forma como a fumaça será conduzida.

Por exemplo, quando a churrasqueira em questão é construída num prédio é necessário ter cuidado para que a fumaça não seja conduzida para os demais apartamentos. Nos prédios as churrasqueiras precisam ter duto dimensionado e que direcione a fumaça para cima de maneira que ela vá para a atmosfera. Já as churrasqueiras projetadas para casas devem levar em consideração que a fumaça não pode ser enviada para a casa dos vizinhos.

Vedação do Duto

Uma das questões mais relevantes quando se está construindo o duto de uma churrasqueira diz respeito a sua vedação completa evitando assim que os gases escapem durante o uso.

Diâmetro do Duto

O diâmetro do duto da churrasqueira não pode ser muito reduzido porque favorece o acúmulo de sujeira e fuligem que com o passar do tempo pode causar entupimento. Se a cavidade fica entupida os gases podem acabar voltando.

Revestimento

O revestimento do duto da churrasqueira deve ser liso internamente, preferencialmente alumínio, para que não sejam formados vórtices que podem causar a perda da carga de gases de maneira que a extensão aconteça devidamente.

Fluxo da Fumaça

Fluxo da Fumaça da Churrasqueira

Fluxo da Fumaça da Churrasqueira

Um dos tópicos que tira o sono de alguns construtores de churrasqueiras é o fluxo da fumaça. Ninguém deseja defumar os convidados para o churrasco e nem incomodar os vizinhos com fumaça. Uma forma de evitar que o fluxo da fumaça saia de maneira errada é usar a estratégia de criar um apoio interno inclinado que funcione como uma barreira para o ar frio que entra no conjunto pela parte superior. Essa dica também é válida para a construção de lareira.

Gostou dessas dicas de como construir a sua churrasqueira?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *