Como Diminuir O Fogo Da Churrasqueira

Panorama Geral das Churrasqueiras

Aqui no Brasil, fazer um churrasco se entende basicamente como a mesma  coisa de se comemorar e celebrar algo, ou ainda proporcionar uma integração. E esse é um dos pontos que torna tudo tão diferente de outros países, já que, fora daqui, o churrasco é apenas um modo alternativo de se preparar uma carne. No nosso país ele funciona totalmente como um evento, onde as pessoas são realmente convidadas e essa confraternização dura bastante tempo, podendo se estender durante todo o dia, por exemplo e na maioria das vezes o churrasco é realizado com o objetivo de comemorar algo que seja especial.

São esses motivos que fazem com que muitos brasileiros tenham o sonho de ter sua própria churrasqueira em casa, principalmente pelo fato de isso facilitar imensamente a realização desses eventos. E quem é que não gosta de receber pessoas queridas em casa para celebrar coisas positivas, não é mesmo? A grande questão é que se encontre uma churrasqueira ideal e compatível com todas as necessidades das pessoas que irão utilizá-las, seja no que diz respeito ao preço, ao tamanho, a maneira de exaustão da fumaça, entre outras coisas,.

Existem ainda pessoas que possuem desejos ainda maiores, como por exemplo o não de ter somente uma churrasqueira, mas sim um espaço totalmente direcionado para a realização de churrascos, já que isso é muito mais proveitoso, pois quando já se tem um ambiente totalmente voltado para esse fim, muitas bagunças são evitadas em outros cômodos da casa, além do fato de que a fumaça não irá tomar conta de todos os lugares, mas sim ficará concentrada – e consequentemente o cheiro também irá ficar concentrado – apenas no local que foi delimitado.

Além de todos esses pontos positivos que já foram apresentados, há ainda o fator de que quando já se tem um ambiente do tipo, tudo fica mais propício para a realização de eventos de integração, pois o fim esperado sempre é atingido com sucesso, já que as pessoas necessariamente ficam reunidas em um único lugar, ou seja, não tem a possibilidade de ficarem espalhadas pela casa sem interagir, e tudo isso acontece de maneira confortável. Tendo tudo isso em mente é possível entender o porque de as casas que tem varandas, alpendres e / ou áreas destinadas para churrasco são ainda mais valorizadas no mercado imobiliário.

Porém, existe um item que pode ser considerado um problema bem relevante: o fato de que para se construir uma churrasqueira completa feita de alvenaria – que é a mais clássica e tradicional – é necessário que o orçamento seja bem generoso e mais do que isso, também é necessário que se possua um espaço mais amplo, já que essa churrasqueira com um tamanho bem relevante. Em seguida serão mostradas outros tipos de churrasqueiras que podem servir como uma alternativa a de alvenaria, e consequentemente podem acabar solucionando esses problemas que foram citados.

Os Variados Tipos De Churrasqueira

– Churrasqueira à Bafo:

Churrasqueira à Bafo

Churrasqueira à Bafo

Essa é uma churrasqueira muito vista em filmes e séries dos Estados Unidos, já que ela é extremamente comum lá. Ela tem duas formas principais, a que conta com acendimento elétrico ou a com acendimento a base da alimentação com carvão e é isso que faz dela uma churrasqueira extremamente versátil, já que pode ser usada tanto em ambientes externos, quanto nos ambientes internos. E isso serve inclusive para as churrasqueiras a bafo a base de carvão, já que a churrasqueira conta com uma tampa que – como o nome sugere – abafa a fumaça que é produzida. Isso além de não comprometer o ambiente, também acaba potencializando o sabor típico do churrasco, o defumado.

– Churrasqueira a Carvão:

Churrasqueira a Carvão

Churrasqueira a Carvão

Essa é a churrasqueira mais clássica e tradicional e também uma das mais utilizadas, já que é o carvão que dá o gosto tipicamente defumado a carne assada, e é por isso que ela é tão famosa. O contra ponto é que ela é uma das churrasqueiras que mais produz fumaça, então um projeto adequado de escoamento é imprescindível, contando com um duto totalmente personalizado para que a fumaça contenha uma exaustão correta e propícia.

– Churrasqueira Pré Moldada:

Churrasqueira Pré Moldada

Churrasqueira Pré Moldada

Essa é uma das churrasqueiras preferidas das pessoas de modo geral, pois como o nome já diz, ela vem praticamente pronta, necessitando apenas passar por uma instalação e é exatamente isso que agrada fortemente as pessoas que tem vontade de montar um espaço totalmente destinado para a realização de churrascos. Outro ponto totalmente positivo é o fato de que essa churrasqueira acaba economizando um espaço bastante considerável, mas para isso é fundamental que tudo seja dimensionado adequadamente, cancelando qualquer possibilidade de equívocos.

Ainda que seja muito mais prática, não se deve esquecer que assim como nas outras, essa churrasqueira também necessita de atenção quanto a exaustão da fumaça, já que, caso ela fique direcionado para algum lugar impróprio, como a casa de um vizinho, ou até mesmo a própria casa, muitos problemas podem ser gerados, sendo que em alguns extremos a churrasqueira pode até mesmo ficar impossível de se utilizar.

Além dessa churrasqueira já vir basicamente pronta (o que é um imenso facilitador), a instalação que é necessária pra ela começar a ser utilizada é bastante simples, já que todos os módulos que a compõe são fabricados de modo a proporcionar um encaixe perfeito e fácil. É por esse motivo que se torna possível acertar detalhes dessa churrasqueira, coimo a altura e alguns outros fatores que dizem respeito a suas dimensões.

Todas as peças que constituem a churrasqueira pré moldada são feitas de concreto, e assim ela pode ser alocada tanto ao ar livre, quando sobre uma cobertura, não esquecendo que nesse segundo caso é de extrema importância que se considere o escoamento da fumaça.

Como Diminuir O Fogo Da Churrasqueira

Nas churrasqueiras que são alimentadas por carvão, e não as elétricas, muitas vezes acaba se levantando uma brasa muito alta e forte, que é um fator prejudicial para a realização de um bom churrasco, já que a carne pode ficar com aspecto e gosto de queimado, sem nem de fato ter assado completamente, ou ainda isso pode até mesmo acarretar alguns acidentes para as pessoas que estão comandando a churrasqueira, por isso, muitas vezes torna-se necessário diminuir o fogo da mesma.

Para fazer esse processo de diminuição das labaredas em uma churrasqueira o mais interessante é que se separe o carvão, assim o controle pode ficar um pouco mais preciso. Caso não dê para manipular o carvão, uma possibilidade é apenas alterar a altura da carne, de modo que só o calor interfira, mas não as chamas diretamente. Porém, isso deve ser testado e ver o que funciona mais idealmente na ocasião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *