Colarinho de Rufo Para Churrasqueira

Se você pretende instalar uma churrasqueira ou um fogão a lenha em casa precisará de um colarinho de rufo para garantir que a estrutura da chaminé que ultrapassa o telhado fique perfeitamente vedada impedindo que a água da chuva invada seu lar. Para quem não sabe do que se trata vamos explicar com mais detalhes e dar dicas de qual profissional contratar.

O Que é Colarinho de Rufo Para Churrasqueira?

A construção de uma churrasqueira ou de um fogão a lenha demanda uma chaminé que costuma passar cerca de 40 centímetros acima do telhado de maneira que é necessário cortar as telhas colocando o que se chama de chapéu chinês. Para que o trabalho fique completo se mostra necessário fazer o correto fechamento do entorno da chaminé evitando dessa forma que a água da chuva entre pela abertura.

A estrutura do entorno para o fechamento é que recebe o nome de colarinho de rufo ou colar de rufo sendo essencial para que sua casa não fique comprometida mesmo com a abertura. O papel dessa estrutura é fechar o entorno da chaminé e fazer a captação da água da chuva com assertividade. O nome de colarinho ou colar de rufo se deve ao fato de que esse ‘contorno’ da chaminé fica parecendo exatamente isso, um colar ou colarinho.

Profissional de Calha

Para obter bons resultados na confecção do colarinho de rufo o ideal é contratar um profissional que trabalhe com calhas, ele deverá observar a situação da abertura pensando qual é a maneira mais inteligente de vedá-la corretamente. Procure por mão-de-obra qualificada para ter certeza de que o trabalho será realizado corretamente, nada pior do que ficar com água pingando dentro da sua casa.

Profissional Limpando a Calha

Profissional Limpando a Calha

É possível encontrar opções de colarinho de rufo prontos para comprar, mas deve-se levar em conta que cada caso é um caso e que talvez não haja uma opção que se adeque a sua chaminé especificamente. Contar com os serviços de profissionais que realizam esse tipo de serviço cotidianamente é interessante para evitar maus feitos. No resto é só aproveitar a sua churrasqueira para reunir os amigos nos finais de semana.

Atenção Com o Caminho da Fumaça

Ainda falando sobre a chaminé da churrasqueira é válido mencionar a importância de pensar em como direcionar a fumaça de maneira a não defumar os convidados. Dê uma atenção especial para a proporção de largura e altura da garganta da chaminé. É importante que coifa (também chamada de garganta) seja alta e larga para conseguir puxar totalmente a fumaça não deixando-a no ambiente.

O mais interessante é apostar numa coifa metálica que pode ser de inox ou de chapa pintada, pois além de ser mais leve é mais fácil de montar. Se preferir você pode até modernizar instalando uma coifa elétrica como aquelas de cozinha que usam um exaustor elétrico para puxar a fumaça.

Os churrasqueiros devem, contudo, ter cuidado para que a garganta não acabe puxando muita fumaça de maneira que acabe consumindo muito carvão atrasando a finalização do churrasco, sabemos que depois de um tempo os convidados acabam ficando sem paciência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *