?> Telhados Verdes - Sítio e Detalhamento | Imóveis Cultura Mix

Telhados Verdes

Preservação

Em meio a tantas modificações ligadas a preservação do meio ambiente, eis que surge uma nova palavra que já vem sendo incorporada ao vocabulário de engenheiros e arquitetos, é a eco-eficiência, que como o próprio nome sugere se refere ao equilíbrio entre fornecimento de produtos e prestação de serviços a custos baixos, preços competitivos que venham satisfazer a necessidade do ser humano favorecendo a sua Qualidade de Vida e reduzindo ao máximo os Impactos Ambientais e consumo dos recursos ao longo do tempo, sendo que este tempo deve ser compatível a capacidade da Terra em se auto-sustentar.

Detalhamento

Pode parecer um conceito complicado, porém a idéia principal é sempre a mesma, seguir o desenvolvimento necessário à evolução do ser humano sem causar danos ao meio ambiente, uma vez que sem ele não existe a vida. As exigências desta nova visão para as casas ideais do mundo fazem nascerem Novas Tecnologias e com elas surgem novas idéias para o desenvolvimento sustentável, uma destas idéias se transformou nos telhados verdes.

Telhados Verdes

Benefícios

Os telhados verdes nas construções residenciais são relativamente novos no Brasil, e foram sendo incorporados por oferecer muitos benefícios, um deles é o favorecimento do desempenho térmico que o sistema proporciona nos prédios, pois dá uma sensação de conforto no interior dos mesmos; a temperatura é reduzida através do sistema de resfriamento evaporativo que também colabora para o aumento da umidade relativa do ar, especialmente em dias muitos quentes durante o período do verão; o ciclo vital de oxigenação e gás carbônico é mantido, contribuindo para uma redução importante na Poluição do Ar. Cerca de 75% da água da chuva pode ser retida através deste sistema, para depois ser  gradualmente liberada na atmosfera pelo sistema de condensação versus transpiração; transforma-se num habitat adequado para insetos, plantas e pequenos Animais de Espécies Diferentes. Além disso, a estética visual fica muito melhor, da mesma forma seus moradores se beneficiam do conforto ambiental e da Saúde proveniente das áreas verdes.

Sítio

Viabilidade

Não há dúvidas quanto ao fato de que os investimentos que envolvem a construção de telhados verdes são mais altos do que no caso de telhados tradicionais, mas há que se levarem em conta todos os benefícios oferecidos por este sistema inovador. Os materiais disponíveis para a instalação dos telhados verdes possibilitam ao proprietário escolher até mesmo o tipo de plantas que deseja cultivar, e esta escolha vai influenciar no revestimento a ser colocado, no sistema de impermeabilização além de outros aspectos técnicos. Soluções Inteligentes não faltam, pois a criatividade de engenheiros e arquitetos não tem limites, cada vez mais os Avanços da Tecnologia nos mostram o quanto é possível preservar a Natureza e Sua Beleza e ainda assim usufruir de conforto e segurança a que estamos habituados, a Sustentabilidade na Construção já é uma realidade viável, cabe a nos aderir a ela cada vez mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *