A churrasqueira elétrica é uma excelente alternativa para quem deseja fazer um churrasco suculento, cheio de sabor e com o mínimo de sujeira. Podendo ser usada até mesmo dentro da cozinha essa churrasqueira tem sido a salvação de muitos churrasqueiros que evitavam o preparo da carne para não ter problemas com seus vizinhos devido a fumaça gerada.
Para quem ainda não domina completamente a arte de preparar um bom churrasco usando esse equipamento a dica é conhecer os segredos da temperatura ideal. Continue lendo e não perca tempo para começar a testar assar carnes num equipamento elétrico.
Temperatura Ideal = Churrasco Perfeito
Uma carne bem assada deve ter temperatura interna de no máximo 100°C (temperatura de ebulição da água). Quando a carne é assada numa temperatura acima dessa marca perde seu suco interno que evapora, O resultado é uma carne dura e seca, isso vale para todos os cortes.
A melhor forma de evitar que a temperatura ultrapasse os 100°C é usar um termômetro desses de cozinha para verificar a cada hora. O ideal é manter na faixa entre 98°C e 100°C. Pedaços menores de carne como bifes e costela não demandam tanto cuidado. Se você é adepto de carnes malpassadas deve ficar atento para que a temperatura interna não ultrapasse 57°C.
Como Preparar o Churrasco Ideal
A seguir você confere dicas de como preparar o churrasco perfeito para os seus convidados.
– Carne em Temperatura Ambiente
O primeiro passo para preparar um bom churrasco consiste em manter a carne em temperatura ambiente por um bom tempo, ela deverá estar completamente descongelada antes de começar a ser assada. Se a carne ainda estiver congelada demandará um período de cozimento maior de maneira a poder ficar ressecada.
– Cuidado Com o Carvão
É muito importante evitar que a gordura da carne pingue sobre o carvão durante o preparo. Você deverá cobrir a carne e arrumar o carvão ao seu redor para evitar esse problema.
– Tempo Para Assar
A definição do tempo para assar deve ser feita considerando a proporção de 1 hora para cada meio quilo com uma temperatura baixa em torno de 85°C. Você saberá que a carne está pronta quando ao pegar uma das suas extremidades perceber que ela está desmanchando. Antes de cortar é essencial deixar que a carne descanse, depois basta fatiá-la começando por sua extremidade mais fina.
Vantagens da Churrasqueira Elétrica
Para quem ainda não decidiu pela compra de uma churrasqueira elétrica a dica conferir mais detalhes sobre as suas principais vantagens, confira a seguir.
– Ideal Para Falta de Espaço
Seu apartamento não tem área para uma churrasqueira convencional? Saiba que a churrasqueira elétrica pode ser alocada até mesmo num cantinho da sua cozinha.
– Nada de Fumaça
Quem ama fazer churrasco, mas não quer incomodar os seus vizinhos terá acesso ao melhor dos mundos com uma churrasqueira elétrica. O equipamento não vai defumar os seus convidados e nem mesmo enviar aquela fumaça indesejada para os vizinhos.
– Versatilidade
A churrasqueira elétrica ainda pode ser uma grande aliada no preparo de outros pratos do dia a dia como pizza, batata assada, espetinhos de camarão, frutas caramelizadas entre outros.
Gostou de saber mais sobre como preparar um ótimo churrasco com uma churrasqueira elétrica? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais.