Como Tirar O Amarelo Do Forno Microondas?

O forno microondas é um utensílio que facilita muito a utilização da cozinha no dia a dia da maioria das casas, afinal, a partir desse eletrodoméstico pequeno, é possível esquentar pratos, marmitas e até mesmo cozinhar determinados pratos ou alimentos.

Devido ao seu contato diário com a comida, o microondas acumula muita sujeira interna, e como o ambiente da cozinha já é gorduroso e fácil de sujar, o seu lado externo também pode ficar impregnado de sujeiras do ambiente.

Em vista disso, é muito importante que o microondas seja limpo regularmente, para que o eletrodoméstico não acumule sujeira e corra até mesmo o risco de levar bactérias para a comida que está sendo esquentada, se limpo com regularidade, isso fica quase impossível de acontecer.

Mesmo as pessoas que limpam a sua cozinha todos os dias, com o tempo podem notar o amarelamento dos seus utensílios domésticos que são feitos de plástico. Isso pode incomodar muito aqueles que desejam uma cozinha toda branca, com ar de modernidade e limpeza. O aspecto amarelado de determinados aparelhos não quer dizer que eles estão sujos ou foram mal utilizados, já que isso é algo comum e acontece sempre. Existem alguns procedimentos que podem até mesmo retardar o amarelamento dos produtos feitos de plástico, mas, ele acaba ocorrendo.

Considerando que esse é um problema que incomoda – e muito – a maioria das pessoas, buscar entender o porquê isso acontece com os produtos de casa, como evitar e também como tirar o amarelo daqueles onde isso já ocorreu é uma ótima opção para tranquilizar aqueles que ficam incomodados com tal acontecimento.

Por que o Forno Microondas Fica Amarelo com o Tempo?

A principal causa do amarelamento de eletrodomésticos é a incidência dos raios de sol, algo que é impossível de se evitar, na maioria das vezes. Quando os eletrodomésticos recebem grande quantidade de raios solares, o seu material que é sensível a tal exposição acaba amarelando, um processo comum e que não tem grandes soluções.

Esse processo de amarelamento é acelerado quando o produto fica úmido após a limpeza. Essa causa pode ser evitada de maneira simples, bastando passar um pano seco em todo o produto após a sua limpeza.

Além dessas causas, o uso de produtos multiuso também está ligado ao amarelamento. Isso ocorre porque a maioria desses produtos contém em sua fórmula produtos químicos abrasivos e que podem causar manchas visíveis com o decorrer do tempo, principalmente nos eletrodomésticos brancos. Essa é outra causa que pode ser evitada, sendo possível utilizar produtos neutros e mais naturais para a limpeza.

Como Evitar que o Forno Microondas Fique Amarelo?

Quando você acaba de adquirir um eletrodoméstico é possível tomar algumas medidas que irão evitar o processo do seu amarelamento. São dicas simples e que fazem toda a diferença com o passar do tempo.

É super importante que seja feita uma limpeza semanal na sua parte exterior (lembre-se de tirar o produto da tomada para evitar acidentes), com um pano úmido e detergente neutro, que é desengordurante e irá remover a gordura que fica impregnada da cozinha.

Além disso, ao instalar o microondas mais longe possível do fogão, assim, ele não irá acumular gordura. O mesmo é válido para os raios solares, se houver um ponto da cozinha onde eles não batam diretamente no microondas, ele deve ser escolhido para a sua instalação.

Essas são dicas bem simples, mas, que a longo prazo podem fazer toda a diferença em relação a aparência do microondas.

Como Tirar o Amarelo do Forno Microondas?

Se você tem um produto antigo em casa que já está amarelado e vem te incomodando, mas, você tem apego aquele produto ou não pode comprar outro (principalmente se ele funciona perfeitamente não há motivos para o trocar), existem alguns produtos caseiros bem simples que podem ajudar a remover o amarelo do forno microondas.

Antes de ensinar como fazer isso, é importante alertar que os resultados da aplicação dos produtos demoram para aparecer, portanto, o amarelo do microondas não vai sumir já na primeira limpeza, mas sim com o tempo onde deve-se persistir com a sua limpeza.

Para a limpeza do amarelo do forno microondas, basta usar o bicarbonato de sódio, produto muito comum de se ter em casa e que é realmente muito funcional na limpeza de diversos produtos, sendo um verdadeiro aliado da hora da faxina.

O bicarbonato de sódio deve ser misturado com água morna na seguinte proporção: para cada 4 colheres de bicarbonato de sódio usar 1 colher de água morna, até se formar uma pasta. Caso essa mistura não dê resultados ao longo do tempo, você pode substituir a colher de água morna por uma colher de vinagre branco de álcool. É possível diminuir ou aumentar a quantidade de produtos da mistura, desde que a proporção seja sempre a de 4/1.

Após obter a mistura, que pode ser feita com água ou com vinagre, ela deve ser passada por cima das manchas do microondas, comum uma esponja macia esfregando levemente, para não danificar o brilho do produto. Essa pasta deve ficar agindo por cerca de 30 minutos no produto, e depois, deve-se remover a mistura com um pano úmido. Para manter o produto seco, deve-se passar um pano seco por cima, para finalizar a limpeza. Caso ache necessário, o pano úmido pode estar com um pouco de sabão neutro, para uma limpeza mais completa.

Algumas pessoas também utilizam a água oxigenada para as manchas amareladas do forno microondas, sendo seguido o mesmo ritual do bicarbonato. Deve-se utilizar algumas gotas de água oxigenada em um pano úmido, deixar o produto agindo por cerca de 30 minutos e depois remover com um pano úmido e depois um pano seco.

Além das manchas, a gordura impregnada pode ser um grande problema que ajuda a piorar o amarelado do forno microondas, para isso, o vinagre de álcool é uma ótima solução, um produto natural, barato e extremamente efetivo. Nessa mistura com bicarbonato de sódio ele é potente, mas, quando usado separadamente também tem um ótimo efeito. É simples, basta colocar algumas gotas do vinagre branco de álcool em um pano úmido e passar por toda superfície do microondas e também pelo seu interior.

Microondas Depois de Polido

Microondas Depois de Polido

Mais Dicas de Limpeza do Forno Microondas

Abaixo você pode conferir algumas outras dicas de limpeza para manter o forno microondas sempre bonito e higiênico:

  • Nunca utilize esponjas de aço ou produtos tóxicos, como álcool, removedores de gordura ou amoníacos na limpeza do forno microondas, já que eles podem danificar o seu acabamento;
  • Para eliminar o mau cheiro dentro do microondas, que pode surgir após utilizar para esquentar produtos que têm cheiro forte, é possível colocar um pote com água e algumas rodelas de limão dentro do microondas e o esquentar por 2 min, parando na metade e abrindo a sua porta. Essa solução é simples, mas tem o poder de limpar o produto por dentro e ainda amolecer a gordura e sujeira interna, que depois pode ser removida com o auxílio de um papel toalha;
  • O painel do forno microondas, que é feito de vidro, deve ser limpo com uma esponja macia e sabão neutro, bem como o restante da sua estrutura.
  • Para manter a limpeza do forno microondas, é importante que sempre que for utilizar, faça uso de uma tampa plástica, que evita que os alimentos sejam respingados por todo o seu interior. Esse item é importantíssimo, e deve ser comprado logo que o forno microondas for adquirido.
  • Outra dica importante para manter a limpeza é sempre limpar o forno microondas quando ele for utilizado, para que a sujeira não fique impregnada nele. A melhor opção é sempre tirar o “grosso” da sujeira na hora, com um pano ou papel toalha. Assim, caso a higienização completa for feita alguns dias depois, não haverá problemas.
  • O sabão neutro, bem como os produtos naturais citados, devem ser os únicos utilizados em sua limpeza, pois só assim será conservado o seu brilho.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *