Como Fazer Limpeza a Seco no Sofá?

Ter um sofá limpo e bem conservado é um desejo de muitas pessoas, no entanto, nem sempre é simples manter o móvel com o visual de quando foi comprado. Se você tem um sofá que não pode ser lavado com água e deseja realizar a higienização do mesmo vai gostar das dicas que apresentaremos abaixo de como lavá-lo a seco. Vamos começar?

Dicas de Como Fazer Limpeza a Seco no Sofá

A seguir reunimos uma série de métodos de como fazer limpeza a seco em sofás, mas é fundamental que você saiba que cada material tem uma técnica mais indicada para ser limpo. Sendo assim antes de aplicar qualquer um dos métodos indicados abaixo dê uma olhada na etiqueta do seu sofá para saber se o produto recomendado pode ser utilizado.

Caso você não tenha essa informação pode fazer um teste aplicando o ingrediente de limpeza numa área escondida do sofá e deixando agir. Isso permitirá saber qual é a reação do produto com o material, se causar algum problema ou desgaste estará num ponto escondido. Então vamos às dicas práticas?

– Aspirador de Pó é Seu Grande Aliado

O sofá é um dos móveis mais suscetíveis a acumular resíduos por ser bastante usado, muitas pessoas não resistem a uma pipoca enquanto assistem filmes na sala, não é mesmo? Mesmo que você não tenha o hábito de comer no sofá terá que enfrentar o acúmulo de poeira no móvel. Um bom aliado para eliminar essas sujeiras do dia a dia é o aspirador de pó.

Tenha o hábito de passar o aspirador de pó com frequência no seu sofá, isso ajuda a evitar o acúmulo de ácaros, bastante prejudicial para quem tem alergias respiratórias como rinite, por exemplo. Dê atenção especial para passar o aspirador em frestas e costuras do sofá, locais bem propícios para o acúmulo de poeira. Se o seu sofá tem almofadas indicamos retirá-las para a limpeza do móvel e limpá-las também com o aspirador.

– Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de Sódio no Sofá

Bicarbonato de Sódio no Sofá

Para uma limpeza a seco um pouco mais caprichada indicamos turbinar o processo com bicarbonato de sódio. Salpique o bicarbonato em todo o móvel e deixe agir por 15 minutos. Após esse período use o aspirador para remover o excesso de bicarbonato e perceba como o móvel está com uma aparência bem mais limpa.

– Pano Com Vinagre Para Remover Manchas

 Seu sofá está manchado? Saiba que um pano com um pouco de vinagre pode remover as manchas com facilidade. É importante que o pano esteja levemente embebido no vinagre para não deixar o sofá molhado, passe-o levemente sobre a área manchada. Tenha muito cuidado durante a aplicação para não desgastar o sofá no processo. Além disso, o vinagre contribui para a eliminação de pulgas, ácaros e carrapatos, algo fundamental para quem tem pets em casa.

– Limpeza a Seco Com Álcool

Se tem um produto que pode te ajudar na limpeza da casa é o álcool, ele é muito eficaz para eliminar bactérias e ainda evapora rapidamente. Pode ser usado inclusive na limpeza do seu sofá, para isso coloque o álcool numa embalagem borrifadora e espalhe por toda a extensão do móvel. Na sequência finalize passando um pano macio e seco sobre o sofá. Como o álcool evapora rapidamente indicamos que você limpe seu sofá em partes. Esse procedimento é mais indicado para sofás de tecido de microfibra e poliéster.

– Invista em Bons Kits de Limpeza

Para quem precisa de uma limpeza mais profunda no seu sofá pode ser interessante investir em kits de limpeza a seco que podem ser encontrados em lojas de materiais de limpeza e até supermercados. Esses kits geralmente são compostos por uma solução de aplicar no móvel e um pano de microfibra. Não demanda o uso de água e se mostra bastante eficaz para limpar.

Nesse caso é bastante importante fazer o teste que mencionamos aplicando a solução e usando o pano numa parte escondida do sofá para ter certeza de que não dará nenhuma reação indesejada. Mesmo que na embalagem do produto esteja escrito que pode ser usado no tecido do seu sofá é válido fazer esse teste.

– Serviço de Limpeza a Seco Profissional

Por fim você pode optar por um serviço de limpeza a seco profissional para deixar seu sofá como novo. De tempos em tempos é indicado contratar esse serviço porque nem sempre a limpeza caseira irá remover completamente os resíduos de sujeira e afins no estofado.

Faça uma pesquisa entre as empresas que fornecem esse serviço para encontrar a melhor relação custo e benefício possível. O investimento numa limpeza periódica do sofá pode acabar saindo até barato se considerar que irá reduzir a possibilidade de desenvolver doenças respiratórias.

Impermeabilização de Estofados: Uma Boa Alternativa?

O procedimento de impermeabilização de estofados consiste em criar uma espécie de capa de proteção sobre o tecido impedindo que ele absorva líquidos e poeira. Boa parte dos tecidos usados em estofados são bastante suscetíveis ao acúmulo de sujeiras e manchas logo é interessante submeter o sofá ao procedimento impermeabilizante quando adquirido. Quem tem crianças pequenas e pets em casa tem nesse procedimento um grande aliado para evitar eventuais acidentes.

O tempo de duração desse procedimento depende de diversos fatores como, por exemplo, a frequência de uso e a realização de uma limpeza periódica do estofado. Quanto mais acidentes com derramamento de líquidos acontecerem no estofado mais rapidamente a impermeabilização deixará de ser eficaz. A impermeabilização de estofados de uso frequente costuma durar de dois a três anos enquanto que em estofados de uso menos frequente pode durar até cindo anos.

Impermeabilização de Estofados

Impermeabilização de Estofados

É importante contratar profissionais treinados para impermeabilizar o sofá uma vez que esse procedimento é feito com produtos inflamáveis podendo causar acidentes. Já existem opções de impermeabilização não inflamáveis, mas isso vai depender da empresa que você contratar e de quanto está disposto a pagar pelo serviço. Todo cuidado é pouco quando o assunto é manuseio de produtos potencialmente inflamáveis.

Gostou dessas dicas de como limpar a seco o sofá e conservá-lo por mais tempo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *