Como Limpar Por Dentro do Micro-Ondas?

A parte de dentro do seu micro-ondas está parecendo uma pintura abstrata com muitas cores e formas? Limpar essa parte de um dos eletrodomésticos mais usados da casa é essencial para evitar que os alimentos aquecidos adquirem sabores e texturas inadequadas.

Além disso, abrir o micro-ondas e sentir um odor desagradável não deve ser encarado como algo normal do dia a dia. A limpeza do micro-ondas demanda atenção e minúcia porque esse aparelho tem contato direto com os alimentos que consumimos, logo precisa estar perfeitamente limpo. Confira a seguir como fazer a limpeza correta da parte interna e externa desse equipamento!

Como Limpar o Micro-Ondas Por Fora

Antes de explicarmos como limpar a parte de dentro do micro-ondas vamos dar dicas para deixar a parte externa brilhando. A primeira coisa a fazer é desconectar a tomada, a parte externa pode ser limpa com um pano embebido numa solução de água e sabão neutro.

Se achar que é necessário um pouco mais de efeito desengordurante é válido optar por produtos de limpeza indicados para essa finalidade. O painel de controle do micro-ondas não pode ser molhado então limpe-o com um pano seco ou com papel-toalha.

Limpeza da Parte Externa Com Spray Caseiro

Se o seu micro-ondas está com a parte externa muito engordurada e você está com falta de produtos de limpeza em casa pode optar pelo uso de um spray composto de água com suco de limão ou vinagre branco. A solução deverá ser borrifada num pano próprio para limpeza (de microfibra) e então passe na superfície externa do aparelho.

É essencial limpar bem as peças removíveis para evitar o acúmulo de sujeira nessas estruturas. Se tiver áreas muito pequenas é válido usar uma escova de dentes para realizar a limpeza dos cantinhos. Ser minucioso na limpeza desse equipamento é importante tanto para a manutenção do mesmo como para evitar o acúmulo e transferência de bactérias para seus alimentos.

Não Use Produtos Abrasivos

Produtos abrasivos não devem ser usados para a limpeza da parte externa do seu micro-ondas para evitar riscos, especialmente em aparelhos que tem aparência espelhada. Os produtos e os panos utilizados devem ser suaves, o mais importante é desengordurar.

Aparelhos mais antigos costumam ter botões ao invés dos painéis chapados, nesse caso use uma escova de dentes seca para remover a sujeira, assim evitar que entre água no equipamento. Cuidado também com a textura da esponja ou pano de limpeza usado para aplicar o produto escolhido, lembre-se que esse item também pode riscar a superfície. Todo cuidado é válido para aumentar o tempo de vida útil do seu micro-ondas.

Como Limpar o Micro-Ondas Por Dentro

Para fazer a limpeza da parte interna do seu micro-ondas é necessário ter em mãos um pano de microfibra e uma tigela contendo água e uma colher de vinagre branco misturados. Inicie retirando todas as partes que forem removíveis do micro-ondas, elas deverão ser lavadas conforme indicações do fabricante. Se tiver dúvida consulte o manual do aparelho.

Na parte central do micro-ondas coloque a tigela com água e vinagre, ligue o aparelho por cinco minutos (deverá estar na potência alta). Será solto um vapor da solução de vinagre que atuará matando germes e auxiliando a desprender a sujeira da superfície. A tigela deverá ser removida com cuidado, lembre-se que o líquido dentro estará quente.

Para finalizar use o pano de microfibra (umedecido na solução de vinagre) para realizar a limpeza interna do equipamento. Assim seu micro-ondas estará bem limpo e poderá ser usado para aquecer seus alimentos sem acrescentar sabores e odores desagradáveis.

Dica Importante

O prato giratório é removível e deve ser lavado separadamente, contudo, é essencial esperar até que ele esteja frio. Se você for tentar lavar o prato enquanto estiver quente poderá acabar com ele trincado ou quebrado. Somente coloque o prato novamente em seu lugar quando estiver completamente seco.

Limpar o Micro-Ondas Por Dentro

Limpar o Micro-Ondas Por Dentro

Limpeza Cotidiana

Para evitar que a parte interna do micro-ondas fique parecendo um cenário de desastre é interessante ter o hábito de fazer uma limpeza superficial sempre que utilizá-lo. É bem fácil, com um pano umedecido com uma solução de água e detergente neutro você já resolve a sujeira ocasional. Passe esse pano úmido na parte interna e depois com um papel toalha seque. Cuidado para não molhar partes do aparelho que podem enferrujar.

Como Remover Cheiro do Micro-Ondas

Fez pipoca ou esquentou uma pizza no micro-ondas e ele está com um odor forte de queijo? Saiba que dá para resolver esse problema com um truque bem simples, você precisará misturar uma xícara de água com duas colheres de sopa de vinagre. Deixe aquecendo por três minutos e depois que ele apitar deixe por mais dois minutos dentro do aparelho.

Assim a combinação terá mais tempo para agir removendo o mau odor. Para finalizar passe uma esponja (com o lado suave, o amarelo) por dentro removendo quaisquer resíduos que podiam causar o mau odor.

Como Limpar Sujeira Incrustrada

Derramar leite, purê ou alimentos semelhantes pode causar uma grande dificuldade de limpeza, esses alimentos se solidificam de tal maneira que adquirem aspecto de cola. Porém, se você não conseguiu limpar a tempo a dica é cortar rodelas grossas de limão e coloca-las sobre um pires, deverá ficar com um pouco de água no fundo.

Programe o micro-ondas para apenas um minuto, nunca mais do que isso, e depois que apitar deixe agir por mais alguns instantes. Depois de tirar o prato do aparelho faça a limpeza interna usando uma esponja. O prato do micro-ondas pode ser removido e lavado como uma louça convencional quando estiver frio, depois de seco coloque no lugar.

Como Eliminar Mau Odor Com Bicarbonato de Sódio

A limpeza da parte interna do micro-ondas pode ser feita com um pano umedecido com água e com um pouco de bicarbonato de sódio polvilhado. Essa combinação é poderosa para remover odores e até mesmo bactérias. A porta do aparelho deverá ficar aberta por alguns minutos, use um pano seco e um papel toalha para a limpeza.

Gostou dessas dicas de como limpar micro-ondas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *