Quanto Tempo Leva Para Secar Tinta Na Madeira?

Artesanatos em Madeira

Os artesanatos são os trabalhos manuais realizados com a utilização de matérias primas que sejam naturais, sendo esse um conceito mais original e consideravelmente mais conservador, mas que pode sofrer algumas quedas ao se levar em consideração os avanços e evoluções tecnológicas que possuímos nos dias de hoje. Assim sendo, outra definição possível para os artesanatos é a produção de objetos que fazem parte da cultura popular de determinado local, mesmo que seja produzido de uma forma um pouco mecanizada.

Tradicionalmente, a produção dos artesanatos são feitas em locais onde o produtor trabalha com sua própria família, seja em casa ou em um ateliê simples, e além disso, ele é o dono de todos os equipamentos e matérias primas, sendo responsável por todas as etapas do processo produtivo, desde os possíveis preparos dos insumos, até o acabamento do produto final. Por isso, essa é uma das principais características do artesanato, já que nele não existe especialização nem divisão do trabalho para a confecção do produto, mas sim, uma pessoa deve conseguir realizar todas as etapas.

Os artesanatos existentes podem tanto ser eruditos e mais refinados, quando mais folclórico e popular, podendo ser realizados das mais diferentes fontes, utilizando-se desde de materiais animais, como chifres, couros ou tecidos de fibras de animais, até outras fontes naturais, como fibra de bananeira, papéis dos mais variados tipos e madeira, que é o foco do artigo de hoje. Esses insumos podem se tornar as mais variadas coisas, como esculturas, bijuterias, porta retratos, entre vários outros itens decorativos.

Como já foi dito acima, os artesanatos em madeira são muito frequentes, já que esse é um material bastante interessante de se trabalhar, principalmente por apresentar uma boa resistência e uma boa durabilidade, servindo para realizar os mais diversos tipos de trabalhos, desde objetos menores, até aqueles grandes que precisam suportar um peso e uma pressão considerável.

Trabalhar com a realização de artesanato em madeira pode ser um pouco trabalhoso, já que muitas vezes são necessárias a utilização de algumas ferramentas e produtos especiais, como é o caso das tintas por exemplo, que serão tratadas mais abaixo. Porém, o resultado desse trabalho com madeira provavelmente fica incrível, já que esse é um material rústico e que tem a tendência de combinar com os mais diversos ambientes e harmonizar com muitos estilos de decoração.

Os maiores exemplos de artesanatos com a utilização desse material são: vasos de madeira, base para relógio, cabideiros, suporte para velas, luminárias, porta retratos, porta escovas, calendários, suportes para celular, porta lápis, chaveiros, pulseiras e colares, pendentes, entre várias possibilidades. Acontece que em grande parte desses casos é necessário realizar uma pintura nesses itens, porém, não é qualquer tinta que se fixa e é adequada para a madeira, e é por isso que logo abaixo serão apresentadas as tintas mais indicadas para a utilização nesses casos, juntamente com mais detalhes a respeito delas.

Quais as Melhores Tintas Para Serem Usadas Em Madeira E Quanto Tempo Leva Pra Elas Secarem Totalmente?

Além de estar presente em vários artesanatos, como já foi apresentado acima, a madeira também é extremamente presente no nosso dia a dia através dos mobiliários que existem em todos os locais e muitas vezes se torna necessário fazer alguma restauração ou reforma nesse tipo de material, e para isso, utilizar uma tinta adequada é imprescindível, fazendo com que assim aquele móvel ou aquela decoração fique igual o desejado.

Existem muitos tipos de tinta para madeira, cada uma delas contanto com um resultado e com um efeito diferente, onde algumas deixam a madeira com suas características originais enquanto outras fazem com que o acabamento fique mais fosco ou mais brilhantes, com que se evitem rachaduras, entre outros efeitos. De maneira geral, sempre são mais indicadas aquelas tintas que protegem a superfície da mateira ao mesmo tempo que deixa o resultado que era esperado. As tintas mais utilizadas são as acrílicas, a epóxi, a látex e a spray.

Tinta em Spray na Madeira

Tinta em Spray na Madeira

Tirando a parte de sua dispersão ou aplicação, os dois tipos de tinta mais recomendados para madeira são as tintas esmalte sintético ou as tintas lacas, onde a primeira – esmalte sintético – é mais frequentemente usada, já que ela pode ser aplicada em móveis, janelas, portas, bancadas, entre outras, podendo ser encontrada tanto para dar um acabamento mais fosco, quando mais brilhante, ou seja, é bastante versátil. Já a tinta laca, é usada majoritariamente em móveis, já que ela é um pouco mais frágil a intempéries, e por isso, o que for pintado com essa tinta deve ficar no interior dos ambientes, e não em locais abertos. Esse segundo tipo de tinta dá um acabamento muito bonito para os móveis, mas na maioria das vezes as pessoas leigas não conseguem um bom resultado, sendo necessário a contratação de algum profissional da área, principalmente por necessitar de equipamentos específicos para realizar a pintura, como pistola e compressores.

De maneira geral, as tintas para pintura de madeira podem demorar entre oito e vinte e quatro horas para ficarem completamente secas, e isso se dá principalmente por causa da espessura de cada camada que possa vir a ter. porém, isso varia consideravelmente entre o tipo de tinta escolhido, já que as tintas esmaltes são mais demoradas, já que são a base de óleo, e as tintas aquosas são mais rápidas, ficando secas ao toque com um tempo mais reduzido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *