O Que é Um Móvel Planejado?

A escolha do mobiliário de casa deve ser feita com foco em praticidade e durabilidade das peças. Móveis planejados são boas opções para quem deseja ter uma decoração com móveis diferenciados e com design exclusivo. Há uma grande variedade de empresas que trabalham com esse tipo de projeto oferecendo soluções inteligentes para os mais variados espaços. A seguir você poderá entender melhor o que é um móvel planejado e tirar eventuais dúvidas que possam surgir a seu respeito.

Móveis Planejados: O Que São?

Encontrar um móvel pré-fabricado exatamente nas medidas da sua sala ou outro cômodo pode ser bem difícil. Os móveis planejados entram nesse contexto como soluções pertinentes, pois são desenvolvidos para se encaixar em qualquer cantinho. Os móveis planejados são desenhados de acordo com as medidas e o gosto do cliente. Obviamente que o design especialmente pensado para o seu projeto e a possibilidade de escolher os materiais encarece um pouco o item.

O ideal é que os interessados nesse tipo de móvel façam uma ampla pesquisa junto a diferentes fornecedores para encontrar as melhores opções de custo e benefício. Optar por materiais mais em conta que não comprometam a qualidade final da peça também é relevante. Informe-se a respeito da idoneidade do fornecedor e busque formas de negociar. Se puder efetuar o pagamento à vista terá mais chances de reduzir o valor

Como Comprar Móveis Planejados?

O primeiro passo do processo de compra dos móveis planejados é ter um desenho do item em mãos. Esse esboço pode ser feito por um arquiteto ou por um profissional da própria empresa de confecção de móveis planejados. O mais indicado é comparar pelo menos três orçamentos para decidir com que marca trabalhar.

Fique atento que fatores como materiais, dimensões e ferragens podem influenciar na formação do preço então mantenha uma unidade entre os orçamentos. Escolher portas de vidro ao invés de portas de MDF encarece significativamente o projeto de um móvel, por exemplo. Tente fazer orçamentos bastante similares em termos de materiais para ter uma ideia real do quanto um é mais ou menos barato em relação ao outro.

É Realmente Sob Medida?

Essa é uma pergunta pertinente haja vista que algumas empresas que confeccionam móveis planejados trabalham com módulos prontos. Isso basicamente significa que se você tem disponível um espaço de 80 cm para um armário, mas a companhia usa um módulo de 75 cm acabará não tendo um aproveitamento de 100%. Uma forma de evitar essa perda de capacidade de uso de espaço é procurar por fornecedores que trabalhem realmente com projetos sob medida.

Ferragens

Geralmente as ferragens utilizadas em projetos de móveis planejados representam em torno de 30% a 40% do valor total da peça. Em projetos personalizados costumam ser utilizadas ferramentas importadas e de qualidade superior. Esse item pode fazer uma grande diferente na formação do orçamento. Mas, é importante dizer que o uso de ferragens reforçadas é válido em inúmeros projetos então se o designer do móvel recomendar considere acatar.

Vantagens dos Móveis Planejados

A principal vantagem de comprar um móvel planejado está no pós-venda, ou seja, na disponibilidade do fornecedor de fazer reparos e resolver eventuais problemas com as peças após a compra. Há empresas desse ramo que oferecem manutenção permanente, assim o consumidor sempre tem suporte. Como é um setor que está aquecido é fácil encontrar fornecedores que entregam peças com alguma complexidade em até 35 dias.

Além disso, quando alguém decide comprar um móvel planejado tem acesso a uma grande variedade de cores, acessórios e acabamentos. Arquitetos e decoradores gostam de trabalhar com esse tipo de móveis porque tem acesso a uma série de novidades. Tendências internacionais que vão se difundir no mercado nos próximos anos podem ser aplicadas em móveis fabricados nesse momento.

Gostou de saber mais sobre móveis planejados? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *