Qual a Medida de Um Quarto Normal?

Construir a casa ou encontrar o apartamento ideal demanda observar com atenção o tamanho dos cômodos, em especial o do quarto. O ambiente deve atender as demandas do morador com conforto e proporcionando bem-estar. Mas, qual será a metragem mais indicada para o quarto? Se você tem essa dúvida vale a pena continuar lendo para encontrar a resposta.

Qual o Tamanho Ideal Para Um Quarto?

Uma questão de extrema relevância e que pode gerar dúvidas em quem está desenvolvendo um projeto de construção com um arquiteto ou engenheiro ou até mesmo para quem está pesquisando apartamentos em imobiliárias. Os dois tópicos mais importantes a considerar são o conforto do ocupante do quarto bem como a facilidade de no futuro vender o imóvel com esse tamanho de quarto. Continue lendo para conferir as medidas consideradas mínimas para diferentes tipos de quartos.

– Medida Ideal Para Quarto de Solteiro

Um quarto de solteiro destinado para somente uma pessoa pode ter entre 10m2 a 12m2. Se o quarto for para uso duplo a dica é ter entre 12m2 e 16m2. Para que fique mais claro é interessante explicar que um quarto de 16m2 terá 4 metros de comprimento por 4 metros de largura, sendo o espaço considerado ideal para duas pessoas.

Uma cama de solteiro tem em média 1,90 de comprimento e largura entre 70 e 80 centímetros. Considerando essas medidas nesse espaço é possível ter duas camas e dois armários para roupas assim como um móvel pequeno como uma mesinha ou cômoda. Obviamente que se tiver mais espaço e recursos disponíveis é válido investir na construção de um quarto maior, afinal essas medidas são as mínimas para alocar uma ou duas pessoas.

Lembrando que é possível ter quartos de estilos diferentes com a mesma área quadrada. Por exemplo, um quarto de 10m2 pode ser alongado com 5 x 2 metros ou então quadrado com 3 x 3,5 metros entre outros. Já um quarto de 12m2 pode ser alongado com 6 x 2 metros, 5 x 2,5 metros ou ter 3 x 4 metros sendo mais quadrado entre outros. Por sua vez um quarto de 16m2 pode ter medidas de 8 x 2 metros sendo mais alongado, 4 x 4 metros sendo quadrado ou ainda 5 x 3,5 metros.

– Medida Ideal Para Quarto de Casal

É possível ter um quarto de casal com cerca de 10m2, mas saiba que nesse caso o espaço de circulação será mínimo. Algumas pessoas optam por reduzir as medidas desse cômodo para poder ter um closet para as roupas do casal. De maneira geral com esse tamanho será possível somente que o quarto tenha uma cama de casal e uma TV fixada na parede.

Um quarto com 20m2 já oferece mais conforto para o casal e permite adicionar mais móveis como pequenas cômodas e até mesmo um guarda-roupas. Se o quarto tiver pouco espaço considere a compra de móveis modulares para que se adequem melhor a condição.

Mas, Qual é o Tamanho Ideal de Quarto?

A resposta é que o tamanho ideal é aquele que atenderá as suas necessidades, algumas pessoas têm mais móveis do que outras para alocar no quarto e prioridades distintas. De maneira geral fazer um quarto grande apenas por fazer não se mostra uma opção muito inteligente do ponto de vista financeiro.

Contudo, é válido ressaltar que quartos maiores costumam ser bem vistos por potenciais compradores. Ainda que você pense que vai passar o resto da sua vida numa casa deve considerar a possibilidade de querer vender em algum momento. Uma tendência do mercado de imóveis que influencia no tamanho dos cômodos é da redução do espaço dos imóveis de uma maneira geral.

Quarto de Casal Pequeno

Quarto de Casal Pequeno

Para muitas pessoas é preferível ter uma casa ou apartamento menor numa região nobre do que uma casa maior numa região mais afastada. Os ambientes com áreas menores demandam cada vez mais os móveis planejados que podem ocupar os ambientes de maneira mais estratégica. Usar o espaço com inteligência é crucial para um bom aproveitamento.

Será Que Vale a Pena Um Quarto Grande?

Um quarto com mais de 16 metros quadrados é interessante para casais que tem muitos móveis ou até mesmo para quem deseja ter um tipo de escritório integrado ao ambiente. Há também quem goste de ter um espaço de circulação maior dentro do cômodo, no entanto é essencial considerar se não se criará uma sensação de vazio pela falta de ocupação do espaço.

Quartos Muito Pequenos

Um quarto com menos de 10m2 deve ser projetado com muito cuidado e atenção, pois trará grande dificuldade para o ocupante utilizá-lo. Não dará para colocar quase nenhum móvel e no dia a dia pode se tornar desconfortável se manter nesse espaço minúsculo.

Planejando o Tamanho Ideal

Como já mencionamos o tamanho ideal do quarto diz respeito às necessidades da pessoa ou pessoas que irão utilizar o espaço. Um quarto muito grande ou muito pequeno pode trazer uma série de dificuldades, contudo, o segundo pode ser um empecilho para venda do imóvel. Pense sobre o estilo de quem vai ocupar o quarto para encontrar uma solução válida em termos de tamanho para os móveis e conforto.

Móveis Planejados

Uma excelente solução para preparar o quarto para atender as demandas do ocupante é apostar em espaços com móveis planejados. Mesmo com um espaço relativamente pequeno é possível ter soluções práticas e com boa ocupação apostando em projetos de móveis planejados. No entanto, é interessante colocar na ponta do lápis o que sai mais em conta reduzir o tamanho do quarto no projeto ou investir em móveis planejados.

Nem sempre a opção por ter um quarto menor se deve ao desejo de reduzir custos de construção e sim de aproveitar da melhor forma os terrenos que estão cada vez menores. É uma questão interessante para dedicar algum tempo para resolver, afinal o quarto é o cômodo que será mais utilizado e no qual você deve se sentir mais a vontade. O projeto do seu quarto deve ser no mínimo perfeito para o atendimento das suas expectativas, você deverá ficar feliz com o resultado final.

Gostou de saber mais sobre a definição de medidas de um quarto? Deixe seus comentários abaixo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *