?> Erros Comuns Na Limpeza Da Casa | Imóveis Cultura Mix

Erros Comuns Na Limpeza Da Casa

Mesmo não sendo donos de casa, temos que por um momento ou outro realizar aquela faxina, mesmo que de leve. Para quem mora sozinho ou é responsável por essas tarefas acaba cometendo alguns erros quando precisam deixar a casa mais limpa. Esses erros nem sempre são observados e acabamos até passando de mãe para filho e tornando-o um costume de todos.

Visando não somente o seu bem estar como também o de toda a sua família, que tal conhecer alguns detalhes que fazem total diferença na hora de limpar a casa? Destacamos os erros mais comuns na hora da faxina para que você não os cometa mais.

Erros Comuns Na Limpeza Da Casa

Erros Comuns Na Limpeza Da Casa

Erros Mais Comuns Na Limpeza Da Cozinha

Citar os erros quando vamos limpar a cozinha é uma coisa que nos faz ter assunto para um livro inteiro. A cozinha é um dos lugares da sua casa que exigem mais atenção quanto à limpeza, pois é exatamente onde você prepara as suas refeições e também onde guarda diversos itens indispensáveis para a sua vida.

Quando entramos em um supermercado encontramos diversos produtos que prometem fazer verdadeiros milagres na hora da limpeza da sua cozinha, além de deixá-la protegida contra algumas bactérias. De fato isso acontece, mas cometemos o erro super grave em achar que esses produtos podem ser utilizados em qualquer item. O que é uma falsa verdade muito grande.

Erros Mais Comuns Na Limpeza Da Cozinha

Erros Mais Comuns Na Limpeza Da Cozinha

Um ótimo exemplo do que estamos falando, é o uso de produtos multiuso para limpar bancadas de manipulação de alimentos, forno microondas ou semelhantes, a parte interior da geladeira, entre outros locais. Esse produto não pode jamais ser utilizado nesses casos porque eles afetam diretamente a qualidade do nosso alimento. O correto é você usar apenas os detergente e somente os neutros.

Mesmo utilizando detergentes, atente-se para a quantidade que você usa em sua cozinha, pois até esses produtos se tornam ofensivos quando utilizados em exagero. Evite também o álcool, mas por este danificar os revestimentos com o tempo.

Erros Mais Comuns Na Limpeza Da Sala

A sala é um ambiente que deve sempre passar a imagem de organizado e limpo. Este ambiente é a porta de entrada para a sua casa e é exatamente a primeira impressão que você irá passar para as suas visitas, por esse motivo o cuidado com a limpeza. Entre os erros mais comuns que são cometidos por todos ao limpar esse cômodo é o uso de ceras e removedores nos pisos.

Quando se trata de pisos feitos com laminados, carpetes de madeira, porcelanatos e pisos vinílicos, o uso destes produtos são totalmente dispensados porque eles já possuem um revestimento de fábrica que fornece todas as possíveis qualidades que as ceras e os removedores passariam.

Para limpar e dar brilho nesse tipo de piso você passar apenas um pano seco para lustrar o ambiente. Claro que cada piso terá um tecido correto, mas isso sempre é indicado quando vamos adquirir ou se dirigindo em qualquer loja de pisos e cerâmicas você terá essa informação. O uso de ceras e removedores fará com que o seu piso fique escuro com o tempo e ao invés de ter um espaço claro, bonito e brilhante, o efeito será exatamente inverso.

Erros Mais Comuns Na Limpeza Dos Quartos

Para começar, a regra que citamos mais acima sobre os pisos também vale para os quartos e deve ser aplicada com todo cuidado. Além deste, outros cuidados devem ser tomados principalmente se o quarto for de criança ou idosos, já que esses dois tipos de pessoas possuem a saúde mais frágil e estão bem mais suscetíveis a alergias e problemas respiratórios.

Então nestes ambientes você deve evitar o uso de agentes químicos para não facilitar o aparecimento dos problemas citados acima. O ideal é sempre usar um pano umedecido com produtos antibacterianos e de preferência sem aromas fortes ou com ele totalmente nulos. Isso deve ser atentado também se o seu quarto vai ficar com as portas fechadas, para evitar que o aroma fique concentrado por muito tempo no mesmo ambiente.

Antes de passar o pano com o produto correto, sempre passe o aspirador de pó ou varra com bastante atenção para tirar o excesso de poeira do local. Para os armários você deve usar detergentes aplicados em um pano umedecido e sempre em pouca quantidade. Evite aplicar sobre os móveis para não deixar nenhum tipo de mancha. Esse tipo de limpeza deve ser feito pelo menos duas vezes ao mês.

Erros Mais Comuns Na Limpeza Dos Banheiros

Assim como acontece com a cozinha, os banheiros devem ser muito bem limpos e cometemos alguns erros graves nesse processo. Como existem diversos produtos no mercado destinado à higiene do seu banheiro, você pode acabar com uma baita dúvida em mãos e usar um produto que não é bem o que você pode ou precisa usar nesse ambiente. O que acontece muito também é usar produtos de limpeza para outros ambientes, principalmente da cozinha, para limpar os seus banheiros. Isso nunca deve acontecer.

Antes de falar sobre os produtos certos para limpar o seu banheiro, existe um mau hábito de praticamente todo mundo e que apesar de não estar totalmente ligado à limpeza, contribui bastante para que seu banheiro mantenha-se sempre limpo. As pessoas acabam não tendo muito o costume de dar descarga com a tampa do vaso fechada e isso evita que o número de bactéria se espalhe pelo ambiente então é sempre bom atentar para este detalhe.

Agora voltando à falar sobre os produtos, aprendemos que água sanitária é o melhor veneno para fungos e bactérias, então algumas donas de casa acabam espalhando esse produto pelo banheiro e deixando por lá sem lavar. Esse procedimento não é indicado em nenhuma hipótese e por diversos motivos. Assim como a água sanitária o cloro também é utilizado em excesso e segue a mesma linha de contraindicação.

Ao contrário do que achamos, os banheiros devem ser mantidos o  mais seco possível para evitar que fungos apareçam no local. O uso de cloro e de água sanitária é eficiente sim e mata as bactérias momentaneamente, mas o uso excessivo não pode ser feito nunca. Você pode ainda trocar estes produtos por desinfetantes que possuem o efeito mais prolongado e além de limpar o seu banheiro ainda vai preservar todo o ambiente por até 24 horas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *