Decoração para Quarto de Brinquedos

Um Sonho Infantil

A verdade sobre a infância é que toda criança sonha mesmo é com uma casa na árvore. Aquelas de filmes de aventuras onde a criança se refugia com seus cúmplices e conversam, brincam e tramam diversas travessuras.

Mas nem todo mundo tem um quintal, uma arvore rígida no quintal, e um pai com disposição para  idealizar uma casinha na arvore confortável e segura para seu filho.

Acontece que nem tudo está perdido, dá pra alegrar a criançada construindo um espaço só para ele, onde possa brincar e convidar os coleguinhas, e para preparar um ambiente bem divertido que tal decorar esse espaço?

Decoração de Brinquedoteca

Para quem não conhece Brinquedoteca é o termo popular dado ao ambiente reservado exclusivamente para brincadeiras e brinquedos. Geralmente encontramos uma brinquedoteca em hospitais, igrejas, bibliotecas e até mercantis onde funcionam como entretenimento para as crianças enquanto seus pais vão as compras e principalmente em escolas.

 

 

Inspirando-se no seu filho, observando seus gostos e opções crie um ambiente lúdico e se precisar de ajuda, nós temos umas dicas:

Letreiro para Porta: Se você escolher ativar um quarto exclusivamente para seu filho, faça um letreiro de E.V.A para por na porta. Escreva em Letra em caixa alta o nome brinquedoteca, sendo uma letra de cada cor. Você pode ainda dar forma de rostinho a cada letra, colocando olho e boca com o uso de canetinhas apropriadas. Na hora da colagem coloque as letras com o mesmo espaço de distância lateral entre elas,  mas em alturas diversas, podendo ser de modo escadinha, ou alturas diferenciadas por pequenos centímetros de diferença.

Paredes: Reserve uma parede para fixar uma grande lousa branca onde seu filho possa expressar toda a criatividade. Perto dela deixe pilotos para quadro branco de tinta recarregável mais um apagador. Em outra parede, contrate um pintor para desenhar paisagens, personagens infantis ou cenas de desenhos que agradam seu filho. Como por exemplo: O pica pau, a galinha pintadinha, o Bob Esponja, Ben 10, ou ainda um alfabeto ou numerais. Caso tenha dificuldade em encontrar um bom profissional, você também tem a opção mais pratica de aplicar um papel de parede.

 

 

Já para as outras duas escolha uma cor padrão agradável para pintá-las.

Tapete colorido: Em lojas de decoração ou de vendas especificas em E.V.A você pode encontrar tapetes montáveis como quebra-cabeça. Você pode preencher todo o espaço com esse tapete, desde que imponha regras de higiene ao seu filho tais como: Nada de alimentos lá dentro, pois podem gerar o aparecimento de formigas, e sempre entrar descalço e com pés limpos, para não sujar o tapete. Mas caso seja necessário, tenha acontecido algum imprevisto ou você esteja fazendo a faxina geral os tapetes de E.V.A são laváveis!

Mesa e Cadeiras: procure preencher o espaço central com uma mesinha quadrada de plástico ou madeira para seu filho fazer lições, pintar gravuras, ou apoiar o livro enquanto ler. Ao redor da mesa coloque 4 (quatro) cadeiras coloridas que dão um ar mais divertido ao ambiente.

Porta lápis de cor: Sobre a mesa você pode deixar alguns artigos de papelaria como colo, borracha, tesoura sem ponta, etc. Mas para uma melhor organização providencie pequenos potes que podem ser desde caixinhas de mdf, a copos coloridos e vasilhas de plástico transparente com tampas coloridas do tipo bombonieres. Do lado externo você pode decorar com fitilho de cetim, tecido, E.V.A ou adesivos, e dentro por lápis de cor, canetinhas e os demais itens.

Decoração Para Quarto

Decoração Para Quarto

Estante de parede: Na parede de cor padrão, coloque uma estante suspensa de parede, (a partir de então escolha uma única cor para o restante da mobília). Nessa estante coloque os ursos e brinquedos menos usuais, como aqueles brinquedos que ainda não são adequados para a idade de seu filho.

Almofadas diversificadas: Confeccione ou encomende a uma costureira almofadas de cores e estampas divertidas e espalhe pelo ambiente. Você pode ainda optar pela variação de tamanhos e formatos o que as torna ainda mais interessante.

Régua métrica: Para decorar a parede e acompanhar o crescimento do seu filho, que tal confeccionar uma fita métrica em formato de animal? Os mais comuns são as girafas por possuírem longos pescoços os centímetros da régua percorrem todo o corpo dela. Coloque ainda um marcador de fácil colagem, e que você possa recolocar em outro lugar da régua conforme seu filho for crescendo.

Piscina de Bolinhas: Além de ser divertido e educativo para seu filho brincar coletando as bolinhas por cores, você pode usar a piscina como item decorativo, e deixá-la sempre montada em algum espaço vazio da brinquedoteca.

Brinquedos: Uma Boa Dica

Brinquedos: Uma Boa Dica

Caixinhas organizadoras: Elas vão manter o ambiente organizado, sem ficarem desorganizadas. Uma boa opção de caixa organizadora para seu filho é uma espécie de trenzinho aberto, onde um caixote de madeira com rodinhas na base fica ligado a outro e a outro e pode ser puxado por todo o espaço da brinquedoteca na hora da recolha dos brinquedos. Depois o “trenzinho” ou caminhãozinho pode ser estacionado em qualquer lugar para ajudar a decorar o espaço. O importante mesmo é que os brinquedos não fiquem pelo chão correndo o risco de causarem acidentes.

Estante de livros: O incentivo a leitura não pode faltar nesse lugar, por isso prepare uma estante cheia de livros com capas chamativas para que seu filho tenha interesse de ler. Atente também para posicioná-la em uma altura ideal para que ele possa escolher o livro sem dificuldade.

Pufes: Por fim, você pode procurar encostar em alguns espaços do quarto pufes diferenciados, que servem como grandes almofadas e se moldam ao corpo. Seu filho certamente precisará descansar em algum lugar após tanta diversão.

Agora que você já sabe como montar um quarto de brinquedos ou uma brinquedoteca para o seu filho ou filhos, compre os materiais, reserve um espaço e não deixe eles ficarem maiores para ter esse espaço. Um espaço como esse faz com que a criança(s) se desenvolvam bem mais rapidamente, não se esqueça de colocar uma babá eletrônica no quarto, ela ajudará quando você não estiver por perto, a saber o que seu filho anda fazendo no espaço dele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *