Conhecer técnicas de decoração de ambientes é eficiente em qualquer situação porque ficamos antenados com tudo o que acontece e caso seja necessário fazer aquela reforma de última hora, você não precisa enlouquecer buscando referências sobre o que está ou não na moda para colocar na decoração da sua casa. O revestimento vem se destacando cada vez mais na decoração de casas ao redor do mundo por imprimir um charme todo diferenciado e também dar um ar de certa forma exclusivo ao local, já que você pode moldar suas paredes e seus móveis de acordo com o seu gosto e claro, o bom senso. Por ser algo tão discutido nos últimos tempos, vamos entender mais como combinar os revestimentos em nossas casas e manter a decoração do nosso lar impecável.
Revestimento no Estilo Tradicional/ Clássico
Se a sua decoração é aquela mais neutra, clássica e que procura manter um estilo mais tradicional, a melhor opção para seu revestimento são aqueles em cores mais neutras e que combinam com qualquer tipo de mobília. Neste caso vamos indicar o uso de material também mais clássico como o porcelanatos que se assemelha muito com o mármore. Além disso, esse tipo de revestimento é completamente atemporal. Então você pode fazer a sua construção hoje, colocar um revestimento nesse estilo em sua sala, quarto, banheiro ou qualquer outro cômodo e não se preocupar de daqui há 2 ou 3 anos ele aparentar velho e fora de moda. Caso você queira ainda pode futuramente mudar o estilo da sua decoração e deixá-la mais contemporânea ou até mesmo futurista que esse tipo de revestimento vai combinar muito bem.
Revestimento no Estilo Luxo
Chamamos de revestimento Luxo, aquelas paredes mais rebuscadas, que se destacam por tons mais “brilhosos” como os metalizados, as cores peroladas, o dourado, entre outros. De outro lado, vamos encontrar as cores padrões, mas que em uma composição também remetem a ideia de luxo como é o caso do preto, do branco e dessas duas cores misturadas com o bege. Para deixar um ambiente luxuoso e com uma certa neutralidade, você deve apostar em revestimentos em branco ou em tonalidades mais terrosas que pode ser um bege, um marrom mais claro, ou até mesmo um tom café, também vamos ter os tons de grafite, madeiras entre outros. A madeira em si também pode ser utilizada para formar um revestimento no estilo luxo, assim como o mármore e a madrepérola. A ideia desse estilo de revestimento é sempre levar para a exuberância e o luxo propriamente dito.
Revestimento no Estilo Moderno/ Contemporâneo
Se você é daquelas pessoas que apostam sempre no que está em alta no momento e nos novos conceitos, o estilo mais moderno e/ ou contemporâneo para o revestimento do seu ambiente vai combinar bastante com você. Esse estilo possui duas características primordiais e indispensáveis: a primeira é a cor que você vai usar no seu revestimento e a segunda e sempre lembrar de se prender na ideia do descontraído e da tecnologia. Os melhores revestimentos no estilo moderno e contemporâneos são aqueles feitos em porcelanato de concreto ou cimento com um design mais inovador e elegante. Uma ideia muito eficiente é utilizar as pastilhas de revestimento em tons mais modernos, mais alegres e que transmitam uma ideia de ser um local sempre moderno, jovem. Combinar essa cartela de cores mais festivas à objetos do lar com uma tecnologia, principalmente os mais incomuns, vai valorizar ainda mais o revestimento do seu ambiente e reforçar o conceito do estilo.
Pontos Importantes Sobre o Revestimento
Existem detalhes que devem ser dispensados na hora de fazer um revestimento de ambiente, assim como existem aqueles que você jamais pode dispensar. Conhecer o que se deve ou não fazer na hora de revestir a parede do seu lar vai dizer muito do resultado da sua reforma. Vejamos alguns casos.
- Use sempre revestimentos com materiais que a manutenção seja fácil e de preferência barata. Não adianta você ter um revestimento bonito e não vale o trabalho que você dispensa para limpar e consertar em caso de danos.
- Não saia comprando revestimentos para seu lar sem realmente conhecer e saber seu conceito. As revistas e amostras de decoração são perfeitas, mas podem não se encaixar no seu dia a dia, então fazer adaptações é indispensável.
- Se for comprar um revestimento pela internet ou intermediário, procure conhecer o material que você vai usar. Peça uma amostra para sentir a textura e comprovar se o que você está pagando é de fato justo.
- Somente aplique o revestimento em seu ambiente através de um profissional especializado. Por mais que eles cobrem mais pelo serviço, é uma garantia que você terá sobre o que está sendo montado e com todos os devidos cuidados.
- Evite comprar exatamente a quantidade de material que vai usar para fazer o revestimento. Muitos acidentes acontecem na hora de uma reforma e se você não tem material disponível e suficiente em mãos vai ter que parar o processo. Ter a sobra de reserva é sempre o mais indicado.
- Quando for misturar texturas e cores, tenha cuidado na escolha.
- Antes de instalar o revestimento do seu ambiente, confira todo o material e veja se é exatamente o tipo, a quantidade e a qualidade que você pagou. Se o revestimento for por encomenda, acompanhe todo o processo de elaboração das peças na empresa e claro, busque primeiro uma indicação sobre quem contratar para o serviço. A falta de atenção nesses casos pode gerar danos ou quebras de materiais na hora do manuseio ou instalação.
- Existem materiais que devem ser instalados em áreas internas e outros que já são próprios de áreas externas. Saber utilizar corretamente cada um desses materiais vai evitar problemas no futuro. Jamais faça a troca porque existem fatores que ajudam na queda da qualidade dos produtos.
- Já que estamos falando em materiais de áreas diferentes, quando for aplicar um revestimento em uma área externa, nunca se esqueça da proteção do mesmo. O revestimento deve ser sempre impermeabilização ou pelo fabricante ou pela mão de obra que você contratou.
Os revestimentos não podem faltar na sua decoração, mas existem umas regrinhas básicas do que pode ser feito e o que não é recomendado fazer para ter o melhor resultado. Confira!
O Que é Recomendado Fazer Na Hora De Escolher Os Revestimentos
- Para não “criar” um problema posterior escolha pensando em revestimentos que sejam simples de fazer manutenção. Esse ponto vale em relação a limpeza diária e também no manter o revestimento sempre bonito com cuidados especiais a cada pelo menos 6 meses.
- Essa dica vale para criar um ambiente que agrade a todos. Na hora de fazer a escolha dos revestimentos procure um consenso entre família. Tem sempre um revestimento que agrada todo mundo.
- Não vá comprando aquele revestimento que está destacado na loja. Existe uma série de tipos de revestimentos com os mais variados acabamentos. Peça para ver as mostras e também se informe o máximo possível.
- Uma dica é pedir amostras antes de bater o martelo. O toque é muito importante para ter certeza do revestimento que está sendo escolhido. Não compre um revestimento vendo uma foto de catálogo, até porque, por melhor que ela seja, nunca mostra a realidade.
- Quando se tem um arquiteto você pode deixar que ele tome a frente da escolha, porque ele sabe, por exemplo, qual revestimento é mais adequado para cozinha, o que não é e assim por diante. Caso você não tenha esse profissional peça todas as informações para o vendedor que deverá ser treinado para respondê-las.
- Só as pessoas que têm treinamento para colocação de revestimentos é que são capazes de fazer o serviço. Escolha mão de obra especializada sempre.
- As lojas que são especializadas, isto é, vende somente revestimentos, são aquelas mais adequadas para comprar. No caso do revestimento é melhor gastar um pouco mais e comprar um produto de material melhor.
- Não ignore as informações do fabricante e não deixe de segui-las, pode ser que um revestimento tenha algum tipo de restrição, inclusive, para a hora da limpeza.
- As obras devem ser feitas considerando um cronograma e muitos revestimentos precisam de tempo para serem entregues. O ideal é adquirir o material com 50 dias de antecedência antes de começar a usá-lo.
- Faça uma escolha planejada dos revestimentos para garantir a satisfação total.
O Que é Recomendado NÃO Fazer Na Hora De Escolher Os Revestimentos
- Muito cuidado com os modismos, eles também acontecem com os materiais de acabamento. Você compra uma coisa agora porque está na moda que nem tem muito a ver com o seu gosto e depois quando a moda passa não aguenta mais olhar para aquilo.
- Nunca compre os revestimentos com a quantidade certa de quanto será necessário usar. A sobra serve para possíveis perdas de material e também para a trocar num futuro. Calcule sempre um pouco a mais.
- Quando estiver comprando revestimentos, cuidado para não errar na mão e misturar muitas cores.
- Não faça a compra dos revestimentos por impulso. Não compre no mesmo dia que você viu o revestimento pela primeira vez a não ser que fosse aquilo que você estava querendo e imaginando.
- Evite revestimentos que são difíceis de fazer a manutenção.
- Não aceite receber a mercadoria combinada sem que tenha alguém que supervisiona a obra junto com você. Uma vez entregue a loja não vai querer repor nada. As caixas devem ser abertas e o material conferido imediatamente.
- Não compre seu material só porque se tratava de uma superpromoção. Isso pode significar problemas antes, durante e depois. A promoção pode ser porque os pisos estão com tonalidades diferentes, um defeito de fabricação, e você só descobrirá porque quando colocar o revestimento. Pode se tratar também de um produto que sairá de linha e você deve pensar na reposição.
- Os revestimentos para parte interna não deverão nunca serem usadas na parte externa.
- Todo o material da parte externa deve receber a proteção, que são impermeabilizantes.
- Não use revestimentos grandes em espaços pequenos, isso faz diminuir o efeito de profundidade do cômodo.
Veja Alguns Tipos De Revestimentos Muito Usados!
- Madeira: vem sendo usado muito para fazer uma das paredes da sala em forma de móvel sob medida, o famoso painel. Os arquitetos usam muito madeira de demolição ou de tábuas unificadas.
- Pedra: outro material muito usado no momento que dá ao ambiente sofisticação. Uma das mais usadas pelos arquitetos é a canjiquinha de mármore porque ela não dá aquele efeito cansativo.
- Existem vários outros revestimentos, como mármore, palha (uma espécie de papel de parede), entre outros.
- Cimenteiros: podem ser usados na parede ou no piso, são moderno, contemporâneos, alguns imitam pedras, outros possuem desenhos e ainda tem os de composição autorial de artista. São perfeitos para conceder charme a pequenos detalhes como sobre uma lareira ou na parede que fica na lateral da escada.
Dicas Para Usar Revestimento No Banheiro e Na Cozinha
Um bom revestimento é a aposta do espelho, se o cômodo for pequeno, melhor ainda. E não tem regra não, tem arquiteto que coloca sobre a pia, mas até mesmo sobre o vaso sanitário. No lugar dos tradicionais armários de madeira, as prateleiras de vidro fazem um bom efeitos e não “sufocam” o ambiente.
Outro revestimento comum no banheiro são as pastilhas de vidro, mas os arquitetos alertam de não fazer uma parede inteira com material, misturá-lo com outros ou usar para uma pequena parte. As pastilhas também pode ser usada no chão.
Já na cozinha uma ideia muito adotada pelos profissionais é a união do tampo do armário, além de usar materiais como granito, mármore ou cerâmica, pensando na praticidade.
Quando se tem uma cozinha gourmet dá para dar uma renovada e colocar materiais como alumínio inox, madeira ou chapas de aço. Se estiver procurando uma coisa bem diferente, aposte na pastilha cromada ou de vidro, ainda pode usar o laminado melamínico, que é um material que parece madeira.
Também jogue com as portas, que podem ter vidro e darem um ar mais moderno para a decoração.