Os disjuntores elétricos são uma boa pedida para quem deseja ter segurança em sua casa. Você já deve ter visto um em sua própria casa ou em casa de amigos. Quando algo não anda bem em sua energia elétrica, ele dispara e desliga toda a energia do ambiente. É um aparelho de segurança que pode ser considerado indispensável em algumas casas para evitar incêndios.
Na maior parte das vezes os disjuntores ficam em locais bem localizados na sala, de forma que possam ser desligados de forma simples. Não há segredo: quando ele está para cima e com a parte verde a mostra está ligado. Quando está com a parte vermelha à mostra e para baixo está desligado. Quando você quiser desligar toda a energia da sua casa, basta baixar o botão.
Disjuntores Controlam a Corrente Elétrica de Sua Casa
A principal função de um disjuntor é controlar a corrente elétrica, se ela aumenta ou diminui. Se ela diminui não tem problema, pois os aparelhos continuam funcionando e não causam incêndios ou circuitos. O problema é apenas quando aumenta. Se a corrente elétrica que passa pelos fios da sua casa aumenta, o aparelho age como um bom dispositivo de segurança contra sobrecargas e desliga automaticamente toda vez que sua capacidade é ultrapassada. Isso evita que aparelhos queimem ou que haja um incêndio em sua casa.
Você não deve ligar o disjuntor depois que ele for desligado automaticamente ate ter certeza de que tudo está certo. Se ele desligou, algo está errado em sua casa. Pode ser um circuito, um eletrônico que está trabalhando errado ou um fio descampado. Logo, observe sua casa toda antes de mexer no que não deve. Depois do problema verificado e resolvido, você pode religar tranquilamente.
Como São Instalados os Disjuntores nas Residências
Nos espaços os quais os disjuntores são instalados, eles devem ser divididos em partes. Cada circuito deve ter um disjuntor, por isso na maior parte das vezes as casas possuem mais de dois disjuntores. Os circuitos de sua casa devem ser divididos e acordo com a capacidade de cada circuito. Os disjuntores ou fusíveis são sempre instalados nos quadros de luz. O valor do disjuntor é medido em medidas de energia, que no Brasil é a amperagem. Este número deve ter totalmente similar com a bitola do fio.
Eles geralmente ficam em uma caixa e acoplados lado a lado, caso você tenha mais de um disjuntor. Devem ficar em uma caixa fechada protegendo os fios os quais os ligam.
A Importância dos Disjuntores Para Proteger a Sua Casa
O disjuntor é importante porque a energia que circula nas correntes elétricas não é estável, mesmo que as empresas digam que é. O ideal seria que uma quantidade de elétrons circule constantemente por um condutor elétrico, mas ela sempre varia. Cada condutor de energia da sua casa aumenta de temperatura por conta do atrito dos elétrons em seu interior. Há um máximo de temperatura a suportar. Se a corrente aumenta muito, os aparelhos superaquecem e pode causar danos ao circuito elétrico. Cada fio possui um limite máximo de aquecimento a ser suportado e o disjuntor está para evitar danos maiores, mas os menores ainda vão existir.
Não Desligue o Disjuntor Quando Quiser Desligar os Aparelhos da sua Casa
É bem mais simples ao sair de casa, ao invés de sair desligando aparelho por aparelho, desligar o disjuntor diretamente. Você não deve desligar o disjuntor sempre, a menos que vá sair de vez ou precisar desligar a energia da sua cara para trocar uma luz ou lâmpada. A falta de corrente repentina ou ida e vinda da corrente elétrica nos eletrônicos pode fazer com que eles queimem. Alguns itens são bem sensíveis a mudanças de correntes elétricas, mais do que você imagina. As TVs, por exemplo, são uma boa exemplificação de aparelhos sensíveis.
E se o Disjuntor Dispara Sempre?
Não é comum um disjuntor disparar sempre. Se isso acontece na sua casa, algo está errado. Não é que ele esteja com problemas, pode ser apenas um pequeno ajuste feito de forma errada em sua corrente elétrica e na instalação do aparelho. Ele deve estar somando correntes bem próximas do limite e por isso desarmando com frequência. É como se ele estivesse funcionando bem demais.
Não mude a amperagem do disjuntor se ele começar a disparar o tempo todo. Você pode estar cobrindo um problema sério. Tente sempre verificar antes de fazer qualquer mudança na amperagem do aparelho. E sempre consulte um profissional caso isso seja necessário.
Quem Deve Instalar um Disjuntor na Minha Casa?
O mais indicado é que um profissional faça o trabalho e sempre com a energia da casa cortada. Você deve desligar a energia principal para fazer a instalação, sempre pensando em evitar problemas. Um eletricista é o profissional mais capacitado a cuidar da instalação para evitar uma sobrecarga na rede em qualquer um dos pontos. A instalação deve ser feita com equipamentos novos e em bom estado de conservação. Caso tenha uma fiação descapada, o melhor é substituir para não ter problemas futuros.
Disjuntores Podem Ligar Disjuntores
Em edifícios ou grandes casas, não é recomendado que haja apenas um disjuntor para um local grande como um prédio. Nestes casos você deve encontrar uma caixa de disjuntores, ou um por andar. Em edifícios empresariais, por exemplo, você encontra um disjuntor por andar e um que desligue os demais.
Ter apenas um disjuntor é arriscado porque uma falha pode fazer um prédio todo ficar sem energia. Focalizar em andares ou sistemas é mais simples para ter um sistema elétrico em segurança e para manutenção predial também. Em casos de chuveiros elétricos, que costumam dar problema com mais facilidade, é recomendado que haja um disjuntor para cada chuveiro. É mais seguro para a casa.
Marcas de Disjuntores
Existem diversas marcas de disjuntores no mercado. As mais conhecidas são Pial e Delixi, mas há muitas outras. O valor do disjuntor em si não é alto, sendo o custo mais de aplicação da estrutura elétrica para que ele funcione.