?> Tudo Sobre Disjuntores Elétricos | Imóveis Cultura Mix

Tudo Sobre Disjuntores Elétricos

Um disjuntor nada mais é do que um dispositivo eletrônico que atua como um interruptor automático, sempre destinado a proteger uma determinada instalação elétrica de algum tipo de problema como possíveis danos causados por curto circuitos e também sobrecargas elétricas. A sua função básica nada mais é do que detectar os picos de corrente que possam ultrapassar o adequado para o circuito, quando isto acontece ele interrompe a corrente imediatamente antes que os efeitos térmicos e mecânicos possam vir a causar algum dano ás instalações elétricas protegidas.

Uma das mais interessantes características dos disjuntores é a sua capacidade de ser rearmado de forma manual, depois de se interromperem a corrente em virtudes da ocorrência de uma falha. Eles são um pouco diferentes dos fusíveis tendo a mesma função, porém que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Além disso por outro lado além dos dispositivos de proteção os disjuntores devem servir para serem utilizados como dispositivos de proteção os disjuntores também servem de dispositivos de manobra , funcionando como interruptores normais, o que poderá permitir interromper de forma manual a passagem das correntes elétricas.

Existe uma série de dispositivos de disjuntores, que podem ser utilizados para várias funções desde pequenos dispositivos que protegem as instalações elétricas de uma habitação até mesmo grandes dispositivos que protegem grandes circuitos de alta tensão que podem alimentar uma cidade inteira até mesmo.

Disjuntores Térmicos como Funcionam?

Os disjuntores térmicos se utilizam de uma deformação das placas bimetálicas que são causadas por seu aquecimento. Desta forma quando as sobrecargas de corrente atravessa a placa bimetálica existente em um disjuntor térmico ou mesmo quando atravessou uma bobina que era situada próxima da piada, esta placa costuma aquecer por um efeito chamado Joule, diretamente através dos primeiros casos e indiretamente no segundo, causando assim a sua deformação. As deformações desencadeiam de forma mecânica a interrupção de um contato que abre os circuitos elétricos protegidos.

Com um disjuntor térmico desta forma um sistema eletromecânico simples, e também robusto. Em contrapartida não são muito precisos dispondo de um tempo de reação para que eles possam funcionar de forma relativamente lenta.

A proteção térmica deverá ter como função principal proteger os condutores contra os sobreaquecimentos provocados pelas sobrecargas prolongadas nas instalações elétricas. O que podem tradicionalmente ser umas das funções desempenhadas pelos fusíveis.

Como Funcionam Disjuntores Magnéticos

As fortes variações de intensidade da corrente que poderá atravessar as espirais que uma bobina produz, seguindo as leis de eletromagnetismo, ocorre uma forte variação de campos magnéticos. Os campos deverão ser criados desencadeando com o deslocamento de um núcleo de ferro que irá abrir de forma mecânica os circuitos  desta forma proteger a fonte e uma parte da instalação elétrica, sendo nomeadamente os condutores elétricos entre a fonte e também o curto circuito;

As interrupções instantâneas no caso de uma bobina rápida ou mesmo controlada por um fluido no caso de uma bobina que irá permitir que aconteçam disparos controlados. O que normalmente está associado a interruptores de alta qualidade projetados para realizar uma série de manobras.

A forma de funcionamento dos disjuntores magnéticos os permitem substituir os fusíveis com relação aos curto circuitos, de acordo com os modelos o valor da intensidade da corrente deverá ser contabilizada de três a 15 vezes a intensidade nominal utilizada. Existe ainda uma enorme possibilidade que inclui o disparo por tensão de bobina, interruptor e disjuntor para montagem de painéis de controle, compatibilidades com duplas tensões de 110 a 220 volts, bobinas sob tensão com um disjuntor mantido a partir de setpoints de tensão, além de um disparo á distância e rearme á distância.  Existem uma série de curvas de disparo para a chamada corrente contínua e alternada, normalmente está disponível uma opção total ou parcial de estanque,

As proteções magnéticas tem como a finalidade proteger os equipamentos contra possíveis anomalias energéticas, de sobrecarga, curto circuitos, outras diversas avarias, normalmente ela é escolhida para casos onde existem a preocupação de proteger equipamentos que se necessite ter uma grande precisão.

Disjuntores Termomagnéticos, Como Funcionam

É o mais utilizado nas instalações elétricas residenciais e comerciais, o chamado disjuntor magnototérmico ou mesmo termomagnético como é chamado, possui um equivalente a três funções.

A primeira é a função de manobra, que abre ou fecha de forma voluntária um circuito

Proteções contra circuitos que possam ter problemas de desvios de energia, desempenhada através de um atuador magnético, chamado de selenóide que realiza através de um atuador bimetálico, sensível ao calor provocando assim a abertura quando a corrente elétrica permanecer acima da corrente nominal exigida pelo disjuntor.

As características de disparo são disponibilizadas pelos fabricantes através de informações importantes como por exemplo a corrente nominal e a curva de disparo. Outras características são bem importantes para o dimensionamento, como por exemplo a tensão nominal, a corrente máxima de interrupção do disjuntos e o número de pólos queele irá ter, se será unipolar, bipolar ou tripolar.

Disjuntores Para Altas Tensões

Os disjuntores para alta tensão servem principalmente para circuitos de indução, ou seja para dispositivos especiais para a interrupção de arco voltaico, resultante de abertura dos pólos. Para as diversas realizações de aplicações de grande potência a corrente de curto circuito poderá alcançar até mesmo 100kA.

Depois de realizar este tipo de interrupção o disjuntor deverá isolar e resistir as novas tensões do sistema, o disjuntor deverá atuar quando for solicitado, havendo um alto grau de confiabilidade do seu utilizador.

Existem vários tipos de disjuntores de alta potência, são eles o disjuntor a grande volume de óleo, o disjuntor a pequeno volume de óleo, o disjuntor de ar comprimido, o disjuntor a vácuo, entre outros vários tipos.

Cada fabricante possui uma forma diferenciada de criar um disjuntor, por isto suas características internas podem variar bastante de acordo com o fabricante porém a sua utilização e também serventia deverá ser a mesma. Antes de lidar com disjuntores procure ajuda de um profissional experiente neste tipo de trabalho, para que não ocorram acidentes desnecessários já que os disjuntores agem com altas tensões que podem até mesmo ser fatais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *