Mudar a decoração do quarto sem fazer muita reforma para evitar a sujeira é possível sim. Hoje existem algumas soluções práticas que dão um resultado brilhante a esse tipo de reforma rápida, apenas para dar uma cara nova ao cômodo.
Quer conhecer algumas maneiras de reformar o quarto do seu filho? Leia as dicas abaixo e bom trabalho:
01 – Baús – Sempre aposta em baús, são práticos e excelentes para trazer um ar de modernidade ao ambiente, além de ser ótimo para guardar os brinquedos que ficam esparramados. Escolha os modelos mais coloridos, e você pode colocar em locais que não interfiram no espaço da criança brincar, ou ao lado da cama em pé.
02 – Reforma de móveis – Que tal dar uma cara nova para cômodas antigas e armários riscados. A repaginação pode ser feita de muitas formas, através de laqueadura, texturização e lamição de móveis. Uma outra possibilidade é recorrer a sobreposições, colando uma toalha ou manta sobre a peça, modificar a estrutura do móvel também pode ser uma ótima alternativa.
03 – Pintar as paredes – Mudar a cor é a primeira coisa que muda o visual, e uma tática infalível para revolucionar a decoração. Escolha tonalidades de amarelo, vermelho, azul, rosa, laranja ou turquesa, mas evite as cores muito vibrantes. Cores muito fortes podem tirar o sono, dessa forma pense em escolher tons acinzentados.
04 – Itens práticos – pufes, futons, almofadões, poltronas e mesas pequenas sempre oferecem conforto e praticidade ao quanto, e vale cada centavo de investimento. Decore com peças de formatos divertidos (flores e carros, por exemplo) traz alegria ao ambiente e é uma saída de resultado rápido.
05 – Papéis de parede – hoje existe uma variedade muito grande desse material no mercado, e novos recursos que também permitem colar esses papéis sozinha em casa mesmo, isso é fácil na hora de recorrer as reformas rápidas e sem muito gasto. Existe porém alguns truques que podem facilitar ainda mais o uso desses materiais.
06 – Iluminação – colocar novas luzes (mesmo que seja apenas mudar o efeito das que já estão instaladas) renova o ambiente no mesmo instante. Itens como abajures e pendentes também conseguem trazer novidade e elegância para o espaço. Aposte em uma iluminação direta, recorrente em pontos de luz (caso estejam voltados para cima dão a impressão de estrelas).
07 – Adesivos – caso não queira pintar as paredes por completo, recorra aos adesivos que também têm feito o maior sucesso em lojas de reforma e construção. São bastante interessantes e deixam o ambiente ainda mais encantador, pois eles podem ser temáticos e coloridos. Só toma cuidado para que o quarto não fique carregado demais com tanta informação. De preferências aos modelos de estampas grandes.
08 – Tapetes felpudos – escolha um tapete bem macio e confortável para colocar no local. Isso permite que as crianças brinquem pelo chão, mas mantenha o tapete sempre limpo e aspirado, para que não surjam as crises alérgicas.
09 – Brinquedos dentro de caixas – Nada como essas caixas organizadoras. São encontradas muito fáceis em qualquer loja de adereços para casas e é bem barato, é de plástico e pode ficar no chão mesmo que não estraga. Também espalhe alguns cestos pólo quarto, dessa forma você dá um visual bem moderno e bastante organizado.
10 – Trocar cortinas e almofadas – para deixar o quanto ainda mais bonito, realize a mudança das cortinas e da roupa de cama. Mudanças simples, mas que podem mudar a estética do local completamente. Invista em almofadas novas que também contribui para a melhoria do local.
11 – Reaproveitando materiais – A idéia aqui é reaproveitar o máximo de material reciclável possível. Essa nova decoração permite também ter alguns itens personalizados, como porta lápis, reguladores como porta objetos, ou ainda montar um varal para pendurar desenhos.
12 – Pendure alguns espelhos – Estando em fase de desenvolvimento, as crianças adoram ficar na frente do espelho observando as mudanças e os novos movimentos do seu corpo. Mas está liberado abusar em molduras coloridas e painéis e até lousas na decoração.
13 – Instalação de prateleiras e nichos – são bem decorativos e contribuem também para a arrumação além de oferecer uma novidade a parede. Apenas atente-se ao local onde irá instalá-las para que as crianças não sofram nenhum acidente caso elas estejam muito altas.
14 – Espalhando fotos – Pendure alguns quadros e porta-retratos que irão ajudar a deixar o ambiente alegre e confortável. Painéis com obras de arte das crianças também trazem personalidade ao ambiente.
15 – Coloque lousas na parede – É fato que as crianças gostam de desenhar e rabiscar, com uma lousa por perto podem se sentir mais a vontade para liberar a criatividade. Existe um tinta que pode transformar toda a parede em um grande quadro negro. Pense na ideia.
Seis Ideias para Renovar o Quarto da Crianças Gastando Pouco
- Modifique o espaço, então reorganize os móveis. Troque tudo de lugar, e tente colocar da melhor maneira possível para que sobre bastante espaço para as crianças brincarem. Faz toda a diferença.
- Os adesivos são ótimas opções para dar uma cara nova ao ambiente, são fáceis de aplicar, práticos, baratos e fáceis de trocar. Alias hoje em dia são bem decorativos.
- Papéis de parede também são boas opções, mas já dá um pouco mais de trabalho, principalmente se eles tiverem desenhos. Mas de qualquer forma vale investir um pouco mais pois p resultado é fantástico também.
- Quando as estantes são usadas de forma moderada, deixam o local bem organizado e prático, dando um ar ainda de sofisticação e beleza. Mas devem ser colocadas em local baixo para que as crianças possam alcançá-las. Uma boa dica também é colocar nelas só objeto leve.
- Espelhos são ótimos para os pequenos que estão crescendo, mas também são bons porque dão a sensação de amplitude para o local, e as crianças vão adorar poder ficar se olhando o tempo todo.
- Compre caixas organizadoras, que são excelentes para guardar os brinquedos depois de toda a diversão. Não custa muito e é bem fácil de achar. Além de deixar o espaço bem organizado e aumentar um pouco mais o espaço.