Você sabia que é possível ter um piso novinho em casa sem fazer aquele quebra-quebra, que além de tudo levanta muita poeira e sujeira? A troca do azulejo pode ser substituída pela pintura do chão.
Veja As Dicas!
O Resumo Do Que é Necessário Para Pintar 4 Tipos De Pisos Diferentes:
- Pisos novos com textura porosa Antes de começar é necessário limpar bem com detergente e água para retirar completamente as impurezas. Espere que o piso fique bem sequinho. A tinta que poderá ser aplicada nesse tipo de piso é aquela acrílica.
- Pisos novos com textura lisa, como por exemplo, o concreto liso
Para começar limpe bem o piso com uma solução de ácido muriático com água, depois retire
todo o excesso da mistura com água em abundância. Espere secar totalmente. A tinta para
aplicar no piso tem que ser acrílica.
- Pisos que já foram pintados uma vez e que estão em bom estadoA limpeza deve ser feita com detergente e água, em seguida, espere secar bem e use a tinta acrílica para pintar o piso.
- Pisos que já foram pintados, mas que agora estão em mau estado de conservaçãoPara começar será necessário retirar toda a tinta que já foi usada para pintar o piso, faça isso usando uma lixa específica ou escova de aço.Em seguida, lave bem o piso, espere secar bem e depois aplique tinta acrílica.
Veja Outras Dicas Para Pintar o Piso!
Você poderá usar as tintas específicas para pintar pisos em vários ambientes, como garagem, pisos comerciais, garagens, estacionamentos, calçadas, varandas, quadras poliesportivas e até mesmo em lugares que foram usados concreto rústico.
Esse tipo de tinta pode ser usada em ambientes externos e internos porque possuem um componente que protege da ação da chuva, do desgaste com atritos e dos raios solares.
São tintas fáceis de serem aplicadas, com uma boa cobertura e além disso, rende muito. Na fórmula, a tinta para pintar piso possui alta tecnologia com resinas e por isso ela é tão mais forte e resistente que outras tintas, chegando a 60% em qualidade.
Não pense que as tintas para piso não podem ser aplicadas em lugares de grande circulação, podem sim, porque suportam os atritos, como foi dito anteriormente.
Veja Alguns Detalhes Sobre a Tinta Para Pintar Chão!
O rendimento de uma embalagem é cerca de:
- Com um galão de 3,6 litros você consegue pintar uma dimensão entre 35 e 55 metros quadrados.
- Com uma lata de 18 litros você consegue pintar de 175 a 275 metros quadrados.
Como Deve Ser a Aplicação Da Tinta Para Pintar Chão
- A tinta deve ser aplicada com rolo de lã com pelo baixo e ou pincel de cerdas bem macias.
- Depois de usadas, as ferramentas devem ser muito bem lavadas para que possam ser usadas uma segunda vez.
Quando você for pintar um piso que nunca foi pintado antes é necessário diluir a tinta em 30% de água limpa. Já quando se tratar de um chão que já foi pintado anteriormente, faça a proporção de 20% de água.
O acabamento dessa tinta para piso normalmente é mais para fosco e a secagem dura em média, 30 minutos.
Quando aplicar a primeira demão é necessário esperar 4 horas para aplicar a segunda.
Recuperando Um Piso Cerâmico Com a Ajuda Da Tinta
Pintar o chão, ao invés, de trocar o piso, além da praticidade significa economia. Você gasta muito menos, começando pela mão de obra, que teria que ser paga para retirada dos pisos, o carreto para jogar fora o entulho, entre outras despesas. Pintar significa unir o útil ao agradável com direito ao econômico. Veja então, como transformar um piso cerâmico velho em um chão novinho gastando pouco e não deixando a casa uma total bagunça!
Você Vai Precisar Dos Seguintes Materiais:
- balde, esfregão, toalhas de papel, escova com cerdas de aço, luva (para proteger as suas mãos, escolha uma de boa qualidade), respirador, rolo para pintura, pincéis, sabão alcalino com água, fita isolante e a tinta que você preferir para fazer a pintura.
A Nossa Dica é Que Você Tente Fazer Um Novo Piso Com As Cores Preta e Branca.
- Primeiro passo: para começar limpe bem o chão, mais de uma vez, quantas forem necessárias. É preciso ter certeza que não ficou uma impureza, nem um grão de areia. Não tenha pressa em fazer essa limpeza, dela irá depender o resultado final. Use tudo, aspirador de pó, vassoura, lave com detergente, passe pano, faça o que for preciso.
- Segundo passo: na próxima etapa você deverá usar a mistura da água com o sabão alcalino e quando o piso estiver molhado com a mistura use a escova de cerdas de aço para limpá-lo mais uma vez. Neste caso, você estará abrindo os poros desse tipo de material o que fará com que a tinta penetre mais fácil e o trabalho fique perfeito. Depois de escovar o piso, deixe mais umas 3 horas o produto no chão, lave para retirá-lo e espere que seque completamente.
- Terceiro Passo: depois que o piso estiver totalmente seco, verifique se não ficou nenhum impureza. O ideal é preparar o piso num dia para a pintura no dia seguinte.
- Quarto Passo: com a fita isolante, proteja todo o rodapé do ambiente e em seguida, dê início a pintura, começando com a tinta branca, passe-a em toda dimensão do chão. Com um pincel pequeno faça a pintura no rejunte e depois capriche sobre o piso. Continue com a ajuda do rolo para ir alisando a tinta que já foi aplicada. Para que você tenha um bom resultado é necessário passar três demãos e a secagem leva cerca de 8 horas. Não tenha pressa!
- Quinto Passo: agora faça o efeito xadrez, a fita isolante servirá para delimitar os espaços que não poderão ser pintados. O tamanho do quadro cabe a sua decisão.
- Sexto Passo: no espaço que não foi isolado com a fita passe a tinta preta, use o pincel com as cerdas mais largas e o rolo para alisar a pintura depois de cada pedaço pronto. É muito importante fazer essa etapa com muita atenção. Espere a tinta secar e passe uma outra demão.
Só retire a fita isolante quando a pintura estiver completamente seca e evite que as pessoas passem sobre o piso pelo menos nas 24 horas seguintes.