O Ácaro
O ácaro é o causador de várias doenças como a rinite, a dermatite atopica, a asma alérgica, eles são seres minúsculos que sobrevivem em almofadas, bonecos de pelúcia, nas roupas de cama, nos colchões, nos tapetes, sofás, eles adoram lugares úmidos.
Os ácaros vivem em vários ambientes e se reproduzem rapidamente. São minúsculos e raramente percebemos, eles não transmitem doenças, contudo quando inalamos certas proteínas que estão no seu corpo e de seus excrementos, podemos ter crises alérgicas.
Como já sabemos o desenvolvimento da crise alérgica aparece devido à poeira formada pelos excrementos que os ácaros produzem, esses excrementos são depositados nos ambientes e vão liberando um gás que irrita as vias respiratórias dando início assim à crise alérgica.
Os Hábitos Dos Ácaros
A maior parte dos ácaros habita livremente na água, no solo, além disso, também existem espécies que vivem nas plantas e nos animais como parasitas. Mas o seu habitat preferido é a cama, segundo cientistas que estudam os ácaros existem cerca de 48.000 espécies diferentes de ácaros, e que estes representam uma pequena parte da abundância de ácaros que existe no mundo
É importante saber que os ácaros mortos e seus excrementos disseminam uma poeira muito fina e que quando inalamos e que pode nos causa as alergias, para o tratamento de alergia causada pelo ácaro devemos começar com a prevenção, é recomendado lavar regularmente os cobertores, os colchões e os travesseiros com água quente. E também devemos evitar o uso de travesseiros de pena, eles acumulam muita poeira.
Os Médicos Contra Os Ácaros
Todavia, os médicos nos previnem que, quando o ácaro ocasiona uma reação alérgica, a pessoa já deveria ter algum problema – normalmente, são aquelas pessoas que sofrem com asma ou rinite e com as famosas alergias respiratórias. Assim, é muito importante se esmerar na limpeza apropriada dos tapetes, cortinas, dos colchões, dos cobertores, e também dos brinquedos (principalmente os de pelúcia) e dos objetos que estão acumulando os ácaros.
Os alergistas nos alertam para o uso do travesseiro, pois com dois anos de uso um travesseiro vai ter um terço do seu peso constituído de ácaros, assim devemos trocar o travesseiro a cada dois anos. Atenção: não é recomendado lavá-los, porque no tempo que leva para secar podem gerar um ambiente propicio a multiplicação dos ácaros. Mas caso queira realmente lavar, você pode lavar seu travesseiro a seco.
Os médicos também nos alertam para evitarmos travesseiros com ervas ou com plumas, pois eles acumulam muito mais ácaros e os fungos. Dê sempre preferência aos travesseiros de látex e os edredons também, porém você pode colocar capas protetoras anti-ácaro, as melhores são as com zíper, pois deixam os bichinhos presos.
Aprenda a Deixar Sua Casa Livre Dos Ácaros
Saiba que para garantir a nossa casa segura e prevenir a saúde da nossa família, precisamos praticar alguns hábitos que são simples. Basta seguir as dicas de alguns infectologistas espalham incansavelmente:
- Quando for dormir troque a colcha que cobriu a cama durante o dia;
- Higienize colchão, almofadas, cortinas com um aspirador semanalmente;
- Se possível, lave as cortinas uma vez por semana;
- Se possível, coloque o colchão, os travesseiros e as almofadas expostas ao sol e depois passe o aspirador de pó;
- Vire o colchão uma vez por mês;
- Utilize um pano úmido para retirar o pó;
- Cuidado com o uso do aspirador, pois seus filtros não são capazes de reter a poeira mais fina que são os restos do ácaro e que causa de muitas alergias;
- Evite usar lustra móveis ou produtos que contenham derivados de petróleo, eles também provocam a alergias e ajudam ao ácaro a aderir mais facilmente ao móvel;
- Quando for limpar os armários use máscara e se possível luvas;
- Limpe os filtros do ar condicionado para eliminar os fungos e os ácaros;
- Não deixe a toalha de mesa após as refeições por causa das impurezas do ar e também não guarde a toalha suja ou molhada, para não criar ácaros;
- Tenha cuidado com as toalhas de banho e de rosto, pois elas acumulam poeira quando estão secas e se estão molhadas elas acumulam bactérias, fungos e ácaros;
- Se a toalha é usada por várias pessoas pode transmitir os ácaros e os fungos;
- Troque a toalha logo que esteja suja;
- Deixe sempre estendida no quarto ou no banheiro para não acumular acaro;
- Se possível coloque as toalhas para secar no sol;
- Cuidado com tapetes e carpetes, retire os resíduos diariamente. Use produto próprio para limpeza, pelo menos duas vezes por semana;
- Mantenha a sala arejada;
- Passe pano úmido no piso regularmente e
- Quando lavar as roupas de cama use água quente a 60 º C para matar os ácaros e também outros micro organismos.
No mercado existem substâncias que eliminam os ácaros, mas deixa os resíduos do acaro, assim você precisa fazer uma limpeza profunda para eliminar tudo. A seguir daremos dicas caseiras de acaricidas.
- Misture 300 ml de lisofórmio com um litro de água, pulverize por toda casa, deixe secar.
- Num borrifador coloque 500 ml de vinagre branco, meio litro de álcool, misture muito bem e borrife em cima de tudo, colchões, sofás, cadeiras brinquedos deixe secar com a casa bem arejada para sair o cheiro do vinagre, depois é só passar o aspirador.
- Coloque num vidro com tampa um litro de água com 150 gramas de cravos da índia, deixe por alguns dias peneire e coloque no borrifador, passe onde tiver tecido, cortinas, colchões, sofás, depois passe o aspirador ou um pano umedecido no álcool.
Agora que você já sabe o quão mal os ácaros podem fazer em nosso organismo, tenha atenção e cuidado redobrado com a sua casa, para que estes bichinhos passem bem longe de suas residências e assim afaste de sua família os males que eles podem trazer. Use tudo o que estiver a seu alcance e não poupe esforço, afinal a sua saúde e de seus entes queridos é o que mais interessa.