Dicas para Limpar Escadas

A Escada

A escada é uma parte da casa que nos ajuda  a dar passagem a outros cômodos, existem muitos tipos de escadas, o modelo mais original é a escada de granito, esse tipo de escada é a ideal para aquelas pessoas que buscam qualidade  e simetria para o ambiente, ela é de material orgânico muito resistente e durável , ela é muito fácil de limpar, basta passar um pano úmido e um sabão neutro.

Mas, na arquitetura a escada pode ser especial, exclusiva, criativa, algo que não se encontra em qualquer casa, o arquiteto pode fazer modelos diferentes até mesmo mais inovadores. 

Escolhendo uma Nova Escada

Temos muitas dúvidas na hora de escolher a escada. Qual o tipo de material devo usar? Quantos  degraus, e o corrimão como vai ser? Além da dúvida das medidas para uma boa escada, os materiais que podemos usar também podem variar, desde a madeira, ferro, metal, pedra, temos escadas sem corrimão.

As escadas de madeira  são uma das mais utilizadas em sobrados e em pequenos prédios, principalmente por causa de sua beleza e sofisticação.

Elas se transformarem em um item de decoração. E podem ser feitas em qualquer formato, como as retas, as em “U” ou as em forma de “L”, que é uma das mais comuns, pois economiza um grande espaço. São mais caras do que outras escadas, mas o ambiente fica muito sofisticado e são extremamente fáceis de limpar, um pano úmido já deixa tudo limpo e brilhando.

Materiais Mais Utilizados

Mármore, granito e ardósia são rochas naturais retiradas em blocos do seu ambiente e depois beneficiadas para o uso em revestimentos. Essas normalmente são as que mais costumamos usar quando estamos falando de revestimento para casas e ambientes profissionais. 

Limpando as Escadas de Diversos Materiais Diferentes

O granito é um material muito usado e também comum nas escadas, você pode escolher entre vários tipos  de pedra  de granito para revestir a escada de sua casa deixando o ambiente bonito, com alto padrão estético, de durabilidade e elegância, além de ser prático de limpar.

A ardósia é uma rocha ornamental que contém argila em sua formação. Ela é altamente resistente, difícil de manchar e de reter sujeira. Pode ser usada em qualquer ambiente (interno ou externo), ela é um ótimo revestimento para escada por sua característica antiderrapante, para limpar basta usar água e sabão neutro, e podemos usar uma solução de água com vinagre para dar brilho, a ardósia não absorve a água mas se aparecer manchas na sua superfície passe um produto de limpeza de boa qualidade e depois enxágue com água, não aplique cera, pois a cera vai reduzir a aderência da ardósia, além de acumular muitas sujeiras em toda a sua superfície.

O mármore é mais poroso e também absorve os líquidos seu uso é indicado para ambiente internos e com menos tráfego, o mármore mancha facilmente, para limpar não use muita água, pois pode alterar a cor da sua escada, não use água sanitária, nem sabão em pó , muito menos solventes, sapólios, querosene, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo, use esfregão ou pano umedecido com água e sabão neutro ou sabão de coco para limpar, a própria casa.

Depois, passe um pano umedecido em água para enxaguar e seque com pano macio, também varra com vassoura macia, passe o aspirador com frequência para não acumular poeira, o mármore é muito poroso, você pode passar cera liquida com um pano macio e depois passe uma flanela para dar brilho. Se sua escada estiver amarelada passe um pano úmido com água e limão ou água com bicarbonato de sódio, e verá que o resultado é muito bom.

O Granito é mais resistente que o mármore e também é menos poroso, isso quer dizer que para limpar você deve utilizar um pano úmido, também deve evitar passar produtos oleosos, além da água sanitária e de produtos corrosivos e também ácidos. Evite passar cera, pois como o granito absorve a sujeira, ao passar a cera, esta ajuda o granito a perder o seu brilho.

Escadas modulada de concreto  é uma escada econômica e muito resistente, sua montagem é rápida, seus degraus podem ser revestidos com pedra, madeira, ser pintado, sua limpeza é muito fácil, basta um pano umedecido em água e sabão neutro. Lembrando que cada caso é um caso e que também vai depender do revestimento que foi usado na escada.

Varrendo as Escadas

As escadas devem ser varridas de cima para baixo com vassoura de piaçaba para  tirar a sujeira dos cantos. Limpe os vãos dos corrimãos e depois passe lustra móvel. Para limpar e manter sua escada limpa é uma tarefa fácil. A limpeza periódica é tudo que você precisa fazer para garantir a boa aparência.

Para deixar o corrimão de inox limpo use sabão neutro, não use produtos corrosivos, para o corrimão de madeira passe óleo e um pouco de cera para evitar arranhões e manchas, limpe periodicamente.

Agora que você já sabe como deve agir na hora de limpar sua escada, procure sempre os produtos corretos, afinal estragar aquela pedra cara que foi aplicada sobre a sua escada não é nada legal. E de onde saiu essa, normalmente não sai outra. Então, fique de olho nos produtos químicos que você irá utilizar ao fazer a limpeza das escadas, tente preservar a limpeza assim, para que não tenha muito trabalho durante a próxima limpeza que você fará.

Uma dica muito importante, que as pessoas mais especializadas no assunto afirmam, é que deve-se ter um armário com os produtos exclusivos para efetuar tal limpeza perfeitamente. Lembre-se ainda de deixar esses produtos longe de crianças e animais domésticos, pois eles podem ser além de prejudiciais, os produtos podem ser letais dependendo do tamanho do animal ou bebê.

Atenção: Caso você queira trabalhar com isso, saiba que esta pode ser uma ótima fonte de renda para você e sua família, pois nem todo mundo tem paciência e os produtos especiais, além de ter os cuidados e a técnica para efetuar tal limpeza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *