?> Dicas para Escolher a Cor e a Tinta Certas na Hora de Pintar a Casa | Imóveis Cultura Mix

Dicas para Escolher a Cor e a Tinta Certas na Hora de Pintar a Casa

Na hora de decorar uma casa, você deve pensar no estilo, móveis, orçamento e onde comprar materiais. Mas nenhum detalhe é tão importante quanto às cores de parede. A cor é a grande responsável (ao menos 70%) pelo sucesso ou fracasso de uma decoração e por isso sua escolha deve ser bem minuciosa. A escolha da cor de parede deve ser uma das mais bem pensadas.

Cores Variadas

Cores Variadas

Mas sabemos o quanto é complicado escolher cores de parede. Primeiro porque a variedade é enorme: são mais de 30 cores por fabricante, variando em tons tão minimamente que a escolha por um simples azul pode se tornar uma guerra na loja pelo tom perfeito. Há ainda tipos de tinta, marcas e outros detalhes a se levar em consideração. Para ajudar você, temos algumas dicas de como escolher a cor de parede certa para a sua casa a seguir.

A Cor Depende do Estilo de Decoração

Esta ligação é direta e extremamente importante. Não dá para desvincular a cor com o estilo a ser usado no cômodo que vai ser pintado. Alguns estilos pedem algumas cores, como decoração japonesa pede bastante o vermelho. Já uma africada pede estampas verdes ou marrons. Uma decoração com itens de animal print pode pedir preto, branco ou

O primeiro passo de todos é pensar no seu estilo decorativo para o cômodo ou na sua residência como um todo a ser pintada. Dependendo do estilo, a cor ideal já terá sido indicada pelos itens a serem usados.

Cor de Parede: Clara ou Escura?

Depende. O ideal é sempre o contraste. A cor escura para parede tem suas vantagens: ela é mais forte, mais vibrante e por isso realça o visual do espaço. Porém, ela marca muito o olhar. A maior parte das pessoas costuma achar lindo uma cor vibrante em sua sala de estar, por exemplo, mas com o tempo enjoa e quer trocar. Por isso a escolha é importante.

Se cor escura ou cor clara, depende dos seus móveis. Móveis claros pedem paredes escuras e o inverso também é verdade. O contraste é a melhor forma de decorar para permanecer a harmonia no visual. Assim você não vai ter nenhum item brigando por sua atenção ao visualizar o seu espaço de forma completa: cada um vai estar em seu devido lugar.

Como Usar Tom Sobre Tom nas Paredes 

Outra forma de combinar cores de parede na decoração é escolher tom sobre tom. Uma parede azul fica bacana com móveis em cor azul, por exemplo, mas em tom mais escuro. Vale aqui novamente a regra do contraste: móveis azul claro com parede azul escuro e móveis azul escuro com parede em tom claro.

Tom sobre Tom

Tom sobre Tom

Listras: Estilo Moderno na Decoração

Listras combinam com móveis claros, mas são uma boa forma de decorar uma casa de forma diferenciada. Mas como elas são muita informação visual, deve-se considerar eliminar alguns móveis e deixar a parede mais livre. Nada de quadros ou alguns bem limpos mesmo para seus olhos não buscarem algo para se prender de tanta informação.

Tinta Lavável: Boa Opção para Quartos Infantis

Por ser extremamente cara (o dobro do preço de uma tinta comum), a tinta lavável pode ser um grande desperdício se não há necessidade de colocar na casa toda. Se você não tem animais e nem crianças em casa, pode dispensar o uso dessa tinta, mesmo que ela seja bacana para casos de manchas (nada que um paninho ou uma pincelada com o resto da lata não possa resolver).

Tinta lavável é indicada em casas úmidas quando o mofo é constante e vai precisar ser removido. Também é indicado quando os acidentes são constantes e em áreas como banheiro e cozinha, quando não há revestimento em cerâmica. Nos demais casos, não precisa.

Tinta Fosca ou Brilhante?

Depende de diversas coisas. Um dos pontos é se a iluminação do espaço é tão bacana a ponto de propiciar um brilho bacana na sua pintura. Se você tem um local muito escuro, não adianta usar tinta com acabamento com brilho que não vai ficar legal. Será investimento perdido.

Outro ponto a ser avaliado é se há muitos móveis com acabamento brilhoso na sala. Mais uma vez temos aqui a regra do contraste sendo colocada em prática: móveis brilhosos pedem tinta fosca. O mesmo tom nos dois itens nem é bacana e ainda pesa no visual. Não fica legal.

Tintas para Ambientes Internos e Tintas para Ambientes Externos

A melhor tinta para pintar ambiente interno é do tipo látex. Isso porque ela é altamente solúvel em água e do tipo mais fininha, facilitando a vida do pintor que precisa apenas de um rolo. Sua baixa fixação não tem problema, pois não há agentes externos como a chuva.

Para ambientes externos, o melhor é a tinta acrílica. Ela também é solúvel em água, mas fixa melhor na parede e é bem mais resistentes que a tinta de látex. Quando você vê fachadas manchadas depois de um período chuvoso, com certeza foi uma látex a usada.

Cores Claras Para Tetos

Você pode testar diversos tipos de tintas para o seu teto. E em uma decoração feita por você mesmo, tudo vale. Mas se você quer um espaço melhor iluminado e mais amplo, a melhor escolha será usar tons claros. Mesmo com a mais forte das lâmpadas, você pode ter dificuldades de iluminar sua sala de estar com um teto vinho, por exemplo.

Mas tetos claros não impedem que cores mais fortes sejam usadas nas laterais de sua casa. O bacana é apenas garantir que uma visualização comum e leitura não sejam afetados por uma escolha errada. Prefira sempre tetos em cor branca (clássica e que combina com tudo), bege, rosa claro e suas variantes para qualquer cômodo de sua casa.

Posts Relacionados

Aprenda como pintar a casa sem contratar um profissional e economize um bom dinheiro. Além das paredes, é possível pintar também o chão para dar um toque de cor aos ambientes. Veja as nossas dicas para pintar chão para fazer tudo da maneira correta e conseguir um bom resultado. Conheça melhor as tintas para piso e escolha a melhor opção para a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu es tou comesan a ter esperiencia en pintura eu querria comhecer mais

    pauloeduardo 17 de outubro de 2013 20:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *