Idéias Criativas Para quem Tem Pouco Espaço

O mundo tá ficando pequeno pra tanta gente. E a gente vai tendo que se adaptar a conviver com mais pessoas, mais casas, mais transito.

Reflexo dessa super lotação é nítida ao que se refere a moradia, Em um passado não muito remoto o tipo mais comum de moradia eram as casas, que geralmente tinham um espaçamento muito amplo com garagem, quintal e tudo mais e entre as casas um vasto espaço.

Decoração de Casa

Decoração de Casa

Mas hoje se olharmos as fotos via satélite de um mapa, o que vemos é a extinção desse espaço, casas pequenas e todas muito próximas das outras, prédios enormes fracionados em várias pequenas residências.

Então surgem os condomínios  nessa visão de “compartilhamento”. Onde em pequenos espaços as famílias dividem basicamente quarto, cozinha, banheiro e sala. E Muitas famílias dividem estacionamento e área de lazer.

Conviver bem em Pequeno Espaço

Muitas das pessoas que vivem em apartamentos  sofrem com a ausência de espaço, por não conseguirem dar aquela cara de “lar doce lar” onde possa conviver bem com os moveis e as pessoas sem ter que esbarrar nelas o tempo todo.

Mas ao contrario do que muitos pensam, não importa quão pequeno seja o espaço com criatividade podem-se aproveitar paredes, teto e compactar móveis para tornar o espaço mais agradável.

E para suprir essa necessidade surge então a participação de alguns profissionais (Decoradores, Design de Interiores) na ânsia de tornar o ambiente cômodo e não menos interessante que uma casa.

Ideias Criativas para Aproveitar o Espaço

Se você não tem condições de pagar um profissional da área ou confia plenamente no seu bom gosto e bom senso, aqui algumas dicas que te ajudaram a aproveitar seu espaço da melhor forma:

  • O primeiro grande passo para aproveitar o Maximo de espaço do Ap, se refere a escolha dos móveis, eles devem ser pequenos na largura, e em alguns casos. (como guarda roupas e armários) devem ser altos para comportarem mais.

Infelizmente você, proprietário de um pequeno espaço, não tem o privilegio de ter moveis espaçados e curvos. O ideal para quem mora em apartamento são móveis retos pois fazem melhor uso do lugar. Facilitando o encaixe e evitando o desperdício de qualquer pequeno espaço.

Ainda sobre os moveis,escolha aqueles  que permitam o fácil deslocamento, desmontáveis ou com rodinhas para que na faxina, ou mudança você possa manusea-los com facilidade.

  • As peças suspensas como estantes e armários de parede permitem que o espaço deles no chão possa ser ocupado por outro pequeno móvel.
  • Atualmente no mercado, facilmente podemos encontrar os moveis mais compactos , como é o caso das beliches, sofra desdobrável que vira cama, mesas empilháveis que estão inseridas no grupo de que são usados apenas 1, 2 vezes ao dia. A lógica nesse caso é usar e guardar.
  • Uma boa dica para manter a casa menos congestionada é ter caixas organizadoras e guarda-las sobre guarda-roupas.
  • Nichos são sempre uma ótima pedida, eles ficam embutidos nas paredes, ajudam diretamente na decoração e ocupam pouquíssimo espaço. Eles são perfeitos para salas, quartos e cozinhas pequenos, afinal ficam suspensos e ajudam na hora da circulação, e o melhor atrativo deles sem dúvida é o preço, os mais baratos feitos de MDF, custam pouquíssimo, ou seja, podem entrar perfeitamente na decoração sem causar grandes sustos no orçamento;
  • Procure usar moveis que tenha mais de uma função, isso permite que você consiga transformar ambientes rapidamente, seja quando usa um sofá cama, ou quando usa estantes separando ambientes.
  •  Em armários, sejam eles os de cozinha ou os do quarto, dê sempre preferência a portas de correr, elas ajudam na circulação dos ambientes. Coloque portas que tenha a frente de vidro translúcido, que facilita a visualização dos objetos que estão dentro dos armários.
  • Não se esqueça de aproveitar os espaços que ficam embaixo da escada, você pode fazer um jardim, um lavabo, uma estante, pode colocar prateleiras, pode embutir uma adega são inúmeras as opções para aproveitar esse espaço. Você pode colocar uma estante acompanhando os degraus da escada, além de aproveitar o espaço ela é muito útil para organizar as coisas que não precisa guardar no piso superior ou nos quartos.
  • Ainda querendo o melhor aproveitamento dos espaços, crie ambientes integrados, o mais famoso de todos é a cozinha americana, ao utilizar uma bancada separando a sala de estar/jantar da cozinha, você ganha um belo espaço.
  • Uma dica muito importante, dê sempre preferência aos moveis suspensos, eles permitem que você veja o piso da casa, e ajuda a dar aquela sensação de maior.
  • Outra dica super importante é o uso de um piso único, ele dá uma continuidade aos ambientes e assim dá a aparência de ser maior.
  • E por fim, a dica mais conhecida de todas, o uso de espelhos nas paredes e em portas de armários, os espelhos dão aquela sensação de continuidade, de o ambiente ser maior.

Cores Corretas

Cores Corretas

O que Você não Pode Fazer

  • Nunca rebaixe o teto do ambiente, ao fazer isso você adquire a sensação de conforto, mas imediatamente você perde em termos de amplitude, afinal o pé-direito ficará mais baixo e a sensação de aperto será maior;
  • Nunca coloque carpete ou use tapetes, ao “esconder” o piso você perde a noção de maior espaço que temos quando estamos vendo os azulejos. Procure sempre utilizar poucos objetos no chão, use TVs que possam ficar presas nas paredes, no lugar de estantes, coloque nichos e prateleiras. Ao “pendurar” objetos deixará o chão livre e assim conseguirá dar a sensação que tanto deseja.

Agora que você já sabe várias dicas para decorar as casas e principalmente a sua casa, que devido à modernidade e praticidade das pessoas, estão ficando cada vez menores, arregace as mangas, faça as pesquisas, leia bastante e busque nossos ares.

Uma ultima dica, procure utilizar móveis planejados, mesmo que sejam mais caros, eles conseguem se acomodar melhor nos ambientes, além de que você conseguirá deixar cada ambiente exatamente como sempre desejou. Então está esperando o que? Mãos à obra!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *