Dicas Para Consumir e Guardar Alface

Não tem nada pior do que ver as folhas de alface que você comprou na feira, em menos de uma semana murchas e feias? Você vai pensar logo em reclamar do feirante ou do supermercado, que já vendeu as folhas velhas, mas nada verdade o problema pode ter sido a falta da conservação adequada.

Não dá para comprar um pé de alface e ter que consumi-lo em dois dias para não jogar as sobras no lixo porque ficaram velhas e murchas. No caso de famílias pequenas é muito comum que isso aconteça.

Porém, com as indicações certa de como limpar e guardar a alface, você conseguirá manter as folhas frescas por um tempo maior e com isso, não terá que desperdiçar nada, dará tempo de consumir.

Não importa se você comprou alface americana, crespa ou lisa, qualquer uma delas deve ser conservada da mesma forma. As dicas que vamos dar logo a seguir, também podem ser usadas para outras folhas, como rúcula, espinafre, agrião, hortelã, entre outros.

Dicas Para Guardar Alface e Outra Folhas

Não dá para deixar para depois, o ideal é chegar da rua com a alface e preparar para guardar. Não demora muito, poucos minutos e você garante que terá as folhas por um período bem mais longo do que 3 dias, evitando o desperdício.

Lembre-se que você pode até achar que está perdendo um pouco de tempo para guardar da forma correta a alface, mas é um forma de economizar, já que não terá que comprar de novo depois de ter jogado fora as sobras em tão pouco tempo.

Além disso, guardando a alface da maneira adequada, quando for usá-la terá as folhas prontinhas e não precisará perder tempo para lavar.

As dicas para guardar alface, a seguir, garante que as folhas poderão ser consumidas até mesmo uma semana depois de compradas. No caso do espinafre, esse cuidado aumenta ainda mais o tempo que ele está fresco para consumo.

Primeiro Passo: Higienizar as Folhas de Alface

  • Retire as folhas de alface (também serve para as outras folhas) da embalagem e o primeiro passo é separar e eliminar as que já estão murchas ou amassadas.
  • Separe as folhas boas e prepare a seguinte mistura em uma vasilha: hipoclorito de sódio (vendido em supermercados e em hortifrútis) com água. A proporção é de para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa do produto. Você também pode seguir as instruções da embalagem do próprio hipoclorito. O produto pode ser substituído por bicarbonato de sódio.
  • Deixe as folhas de molho na água durante 30 minutos. Depois retire-as e lave-as em água corrente. Lave uma a uma.

Atenção: a água sanitária é uma mistura de hipoclorito de sódio com água, mas não use sem antes consultar no rótulo que ela pode ser utilizada em alimentos. No caso do vinagre, muito usado para a higienização dos alimentos, ele não é capaz de acabar com todos os micro-organismos. O produto serve somente para fazer que lagartas e insetos deixem as folhas.

O Armazenamento é Fundamental Para Não Estragar

Além da higienização, a forma como são guardadas as folhas de alface faz toda a diferença no tempo em que elas duram. Se elas estão limpas e desinfetadas é hora de usar um pano de prato limpo para enxugá-las. Você também pode deixá-las cobertas por alguns minutos para secarem sozinhas.

Escolha uma vasilha que elas poderão ser guardadas, de preferência um pote com tampa. Use um papel toalha para forrar o fundo desse pote e depois coloque uma a uma as folhas. No final, use uma segunda folha de papel toalha para cobri-las. Por último, feche bem com a tampa, mas certifique-se que elas não estão encostando. O lugar ideal para guardar esse pote é na parte baixa da geladeira. Nunca nas primeiras prateleiras.

Na hora de consumir, é só retirar o que você quer e levar de volta para a geladeira, usando sempre o papel toalha sobre a última folha, verificando se o pote está bem fechado e o colocando nas prateleiras mais baixas.

Outras Dicas Para Quem Tem Menos Tempo

Para a alface durar mais é importante começar ter atenção logo na compra. Observe também que existe uma diferença de textura entre um tipo e outro, mesmo quando são frescos. No caso da alface de tipologia americana, naturalmente, as folhas são mais crocantes. Para saber que elas estão frescas verifique se são bem firmes e brilhantes. Observe também se não apresentam partes escuras.

No caso do alface “comum”, confira se o número de folhas murchas não é muito grande. Verifique o estado das folhas.

Há também o alface que é vendido picado em embalagens. Primeira coisa é verificar a data de validade e a segunda, se ele está em um lugar bem refrigerado do supermercado. Se você ver uma grande quantidade de folhas murchas ou com pontos escuros, mesmo dentro da validade, não compre, porque não é fresco.

Se você tem pouco tempo para seguir as dicas de conservação que falamos anteriormente. Pelo menos, lave bem as folhas logo que chegar em casa e leve a geladeira dentro de um pote com água, virada para baixo ou conserve dentro de um saco plástico fechado em lugar fresco.

Dicas Para Consumir Alface

  • Roxa ou verde a forma de consumir a alface é a mesma. No caso da americana pode ser a melhor escolha para fazer sanduíches, pois resiste mais ao calor da carne.
  • Não descarte as folhas da parte externa, pois são justamente as que possuem maior teor de vitamina A .
  • Se  as folhas não estão bonitas, não as jogue fora, use-as em recheios ou sopas.
  • Só coloque o sal sobre as folhas de alface pouco antes de servi-las. O sal faz com que elas murchem mais rapidamente.
  • A alface tem um baixo índice de valor energético. Porém, tem uma boa quantidade de ferro e mineral, além de ser rico, em fibras e auxiliar no processo digestivo, melhorando o funcionamento do intestino.
  • A alface não deve ser congelada nunca.
  • A cada 100 gramas de alface crespa você tem 11 calorias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *