Dicas Para Aproveitar o Sótão

Na sua casa há espaço sob o telhado e você não tem nada o que fazer com ele? Muitas pessoas usam o sótão como um guarda entulhos de tudo o que não presta, o que acaba por tornar o sótão, uma área extremamente útil, em algo não decorado, catastrófico e perdido na sua casa. Para quem não quer nem pensar nisso, há diversas dicas práticas de criar mais um cômodo na sua casa. Confira algumas a seguir.

Ateliê Pessoal

Há um artista na casa que precisa de espaço para criar? O sótão é uma ótima opção. Tranquilo, sem risco de sons porque os barulhos são geralmente do teto para o andar de baixo, tornando o espaço especial para um jovem ou já experiente artista. Tudo o que você precisa saber é encontrar os móveis adequados para a sua arte, que podem ser cavaletes e mesas para um pintor, uma escrivaninha para um escritor com energia para um notebook ou apenas uma cadeira para quem fotografa e releva. Com um pouco de criatividade e sendo versátil, o espaço pode ser bem aproveitado.

Uma Sala De TV

Há sempre uma disputa com o controle remoto da TV e você fica de fora quando seu filme preferio está passando em um canal que a coletividade não deseja assistir? Crie uma sala de TV. O espaço não precisa ser extremamente confortável, apenas ter alguns mimos como um rack ou uma mesinha para TV mesmo, um sofá confortável. Uma dica é comprar um sofá cama, que pode servir bastante para uma visita ou uma noite em que o filme for longo demais e você não quer ser incomodado. Um sofá reclinável para dar um conforto extra na hora de assistir a um bom filme pode ser uma boa ideia para quem deseja ter um espaço de dar inveja aos melhores cinemas.

Um Quarto Extra

Os norte americanos costumam mostrar bastante em seus filmes uma boa utilidade para os sótãos: um quarto extra. Muitos sótãos são tão grandes que duas camas de casais ficariam bem acomodadas por lá. Por isso pode ser uma dica pensar em uma decoração mais prática e convidativa para amigos e parentes, com uma cama, um guarda roupa e pequeno móvel com uma TV. O espaço pode ser decorado com tapetes e algo a mais caso você queira acomodar mais pessoas para a casa, pensando em receber mais visitas do que sua casa pode acomodar.

Um Closet Extra, Mas Bem Organizado, Com Manutenção Constante

Nem tudo o que tem mais utilidade deve ser jogado fora.Pensando nisso, você pode pensar em ter um pequeno armário para guardar o que está sem uso mas ainda serve, que pode ser recuperado. Mas tente tratar o seu sótão sempre como um espaço a guardar coisas, e não tudo o que você não quer mais.

Um sótão que servirá como armário ou porão de usados deve ser sempre ser limpo e seus itens devem ser armazenados com higiene, ou irão mofar, estragar e você pode criar uma moradia perfeita para insetos os mais nojentos possíveis e dos mais diversos tipos. Ratos e baratas adoram ambientes escuros assim, bem como traças e aranhas.

Para armazenar, roupas devem ficar em sacos plásticos, serem guardadas limpas e sempre colocadas ao sol nas temporadas mais quentes. Pense também em doá-las se não terão mais uso. Não guarde nada molhado e eventualmente use desumificador no espaço para evitar mofo em madeiras, móveis e itens diversos. Ao menos uma vez a cada dois meses dedique um tempo para limpar e fazer um ‘bota fora’, colocando no lixo ou para doação o que não serve mais.

Um Quarto De Estudos

Estudantes próximo a vestibulares, adolescentes estudiosos e os concurseiros vão adorar ter um espaço só para eles de estudo. Mas para usar o sótão para isso alguns cuidados são importantes, como uma boa iluminação e rede elétrica para computador e uma estante para livros em um cantinho que tenha luz para que os livros não mofem ou criem traças. Também tenha cuidado para ter espaço para ventilação ou um sistema de refrigeração eficiente, ou o espaço irá ficar inviável para estudo.

Um Estúdio Fotográfico

Os amantes ou aspirantes a fotógrafos e ainda os mais profissionais podem pensar em usar seu sótão para um pequeno estúdio fotográfico ou brincar de animação com stop motion. Com a iluminação correta, o espaço pode ser um investimento bacana para pensar em um pequeno negócio.

Um Pequeno Escritório

Nada melhor que a tranquilidade de um sótão para produzir melhor. Um sótão seria muito melhor aproveitado se usado para uma atividade econômica, não acha? E um sótão seria uma ótima opção. Você pode pensar em criar uma iluminação, uma linha telefônica apenas para o espaço e pensar em abrir uma janela ou usar uma já criada para ter ventilação. Os móveis devem ser os básicos mas sempre confortáveis e seus sistema de ventilação deve ser extremamente eficiente.

Uma Sala Para Artesanato

Pessoas que atuam com artesanato em casa como profissão ou querem apenas criar peças suas sentem extrema necessidade de ter espaço e garantir o silêncio para suas obras ou a certeza de que ninguém vai mexer ou estragar a arte. O sótão seria o espaço perfeito para isso, e gastaria pouco ou nada para organizar. O que você precisa são de pequenos espaços para colocar os objetos dependendo da sua arte, uma estante ou prateleira, uma mesa ampla e algum maquinário que seria usado. O bacana de um sótão é que você pode trancar e ninguém vai mexer nas suas casas, garantindo a integridade do seu trabalho.

http://www.youtube.com/watch?v=6-GxVnihbrk

Uma Sala De Música

Os admiradores de um bom som podem pensar em criar um espaço para curtir seus vinis ou um bom sistema de som. Fones de ouvido podem garantir a privacidade, e bons móveis cuidam do conforto. Pense em um tapete para ter um ambiente mais pessoal, uma boa cama ou sofá cama para ver vídeos com um sistema de imagem bacana e quem sabe puffs para convidar amigos para curtir som com você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *