Devido os avanços que estamos vivendo, percebemos que a cada dia as grandes cidades possuem mais habitantes e com estes novos habitantes também surgem as novas habitações, e para caber tanta gente nos centros urbanos com preços razoáveis, uma técnica esta sendo adotada pelas empresas construtoras começaram a desenvolver menores apartamentos e casas.
Por serem menores, estas casas e apartamentos acabam se tornando mais acessíveis aos bolsos das grandes massas, seja na hora de comprar ou para alugar, afinal seu preço é bem reduzido diante daquelas casas mais antigas que costumam ser enormes.
Então por causa dessa diminuição dos ambientes, também começou a acontecer à diminuição no tamanho das famílias e isso conseqüentemente aparece nos tipos de habitações que encontramos pelas cidades. Se as pessoas começaram a diminuir suas famílias e as casas começaram a diminuir em tamanho, as pessoas tiveram que aprender a habitar em locais menores.
Vivendo em Espaços Pequenos
O espaço pequeno em nossa moradia pode ser bem aproveitado com soluções inteligentes e com isso deixar nosso lar mais aconchegante e funcional, para isso existe regras de como dar a ilusão de amplitude e de conforto.
Podemos usar moveis feitos sob medida para dispor de cada cantinho que uma casa pequena possui. O reflexo do espelho dá a ilusão de mais espaços, de espaços maiores, temos aquela sensação de amplitude. Também podemos usar vidros claros e moveis em laca, pois o reflexo da laca faz com que se tenha outra perspectiva do ambiente.
Dicas para Deixar os Ambientes com Aparência de Maiores
Seguindo ainda as dicas de deixar os ambientes com aparência de maior, você também pode usar listas horizontais para dar a idéia de espaço alongado e se podem usar tapetes em listras, assim essa sensação de alongado sai das paredes e vai para o chão. Vale ainda ressaltar que ao usar as cores claras, teremos uma sensação de amplitude, essas cores você pode usar moveis e também pintar as paredes, ou usar papel de parede com estampas nas cores cruas.
Uma das melhores saídas para deixar os ambientes “maiores” é o fato de podermos integrar ambientes e aproveitar melhor os espaços, é o caso da cozinha americana, sala de jantar e estar também podem ficar juntas. É interessante fazer uso de porta de correr no lugar de parede para interligar dois ambientes e criar uma área conjugada, seguindo esta regra, você pode criar um escritório que pode se interligar com a sala de estar, ou quem sabe virar um quarto reserva para uma visita.
Quando o espaço está aberto é uma sala e escritório, se precisa do quarto é só fechar a porta abrir um sofá–cama e pronto, poderá receber alguém, sem que ela fique instalada no sofá da sala. Você também pode separar a sala da cozinha e manter esse espaço arejado e aberto, basta colocar uma estante ou uma parede de prateleiras, elas ajudam a separar os ambientes, mas deixam luz e ventilação passarem.
Se seu quarto é pequeno podemos torná-lo acolhedor, um espaço com tudo que você necessita, podemos usar cama embutida entre as portas do armário ou colocar embaixo da cama gavetas grandes para armazenar roupas, colchas, cobertores etc., não use camas altas e também volumosas, pois elas vão ocupar muito espaço e darão a sensação de que o quarto é menor do que ele é.
Uma dica que os decoradores, designers e arquitetos de interiores dão, é evitar ao máximo o uso de moveis que fiquem no chão, ou seja, utilize o máximo possível de moveis suspensos, ao deixar o chão livre conseguimos dar a sensação de o ambiente ser maior. Assim você pode colocar prateleira para guardar seus livros e tudo o que mais desejar.
Mais Algumas Dicas de como Aproveitar Melhor os Espaços Pequenos
- Não coloque luminárias de pés ou em cima de mesinhas, prefira aquelas que ficam pendentes que não ocupam muito espaço e também dará uma luz bem aconchegante.
- Não misture muitas cores, prefira cores claras tanto nas paredes como no teto, a mesma dica vale para as cortinas, só use cores fortes nos acessórios.
- Outro aliado importante são os espelhos que você pode usar para o ambiente ganhar amplitude e também sofisticação.
- Aproveite o banheiro e coloque prateleira estreitas assim você guarda seus objetos e os produtos de higiene pessoal de forma elegante, use potes, cestos para guardar suas coisas.
- Você pode usar uma cortina para dividir espaços, pode colocar prateleiras embaixo da escada ou transformar esse espaço em um bar, até em um jardim, seja criativo e transforme o espaço entre dois moveis em uma estante para guardar brinquedos, livros e outros objetos.
- Se você mora só a geladeira e o freezer podem ser baixos, tipo frigobar, ficando embaixo da bancada, você também pode usar moveis com rodízios.
- Use moveis modulares na cozinha, escolha os eletrodomésticos que sejam realmente úteis, nada de colocar eletrodomésticos que nunca vão ser usados, essa dica vale para tudo, em casa pequena só entra o que realmente for ter alguma serventia.
- Você também pode usar moveis modulares que você pode agrupar de acordo com suas necessidades.
- Na lavanderia você pode investir numa lavadora que também seja secadora, assim não perderá espaço (caso tenha) use varais retrateis.
- Você pode delimitar ambientes com estantes vazadas, armários baixos ou um sofá.
Como já foi dito anteriormente, às vezes você vai precisar usar o mesmo espaço como escritório e quarto, coloque prateleiras, uma mesa simples e uma cama que pode ser um sofá cama, ou embutida no armário, dê preferência aos sofás que tenham mecanismo para se transformar numa cama, use poltronas compactas e confortáveis, também use mesas laterais, cadeiras plásticas use moveis que tenham duas funções como uma estante que é um aparador, ou bancada para TV, evite o uso de tons escuros, eles dão uma “pesada” no ambiente e fazem o espaço parecer menor.
Por fim, a dica a ser seguida é: Decore seu lar com bom senso, você necessita de conforto, equilíbrio, aproveite cada espaço disponível, assim pode viver confortável. Aposte sempre nos moveis retrateis, pois eles podem fazer papel de dois ou mais moveis, não se esqueça de usar portas de correr, pois ocupa menos espaço, e ganham alguns centímetros na circulação. Evite exageros economize na quantidade de moveis, procure dispor os moveis de forma prática e também funcional, coloque um só tipo de piso, para não delimitar espaços e da uma sensação de amplitude.
Agora que já viu todas essas dicas, você é capaz de decorar sua casa sozinho, se quiser leia novamente as dicas e decore sua casa para que ela pareça bem maior do que ela realmente é.