Convidados Surpresa Para o Almoço: O Que Fazer?

Para muitas pessoas avisar que estão indo para o seu almoço é uma mera formalidade desnecessária. Com certeza você tem alguma história sobre um convidado que chegou de surpresa bem na hora do almoço e deixou você numa saia justa. Seja o filho que traz aquele amigo da escola ou a sua vizinha que de uma hora para outra aparece na sua porta é importante saber como agir.

Obviamente nem sempre você vai preparar comida para um batalhão e nesses casos aparece a dúvida sobre o que fazer para dar conta de servir a todos os convidados extra. Nada como ter alguns truques na manga e mostrar que você é uma pessoa versátil. Confira nossas dicas a seguir.

Sobremesa

Já que o almoço bem provavelmente ficará devendo um pouco uma vez que você não esperava cozinhar para tantas pessoas é válido investir numa boa sobremesa. Mas, não se preocupe porque nossa dica é bem simples, compre um pote de sorvete de creme e se for possível pelo tempo flambe algumas bananas em rodelas para acompanhar. Para ter tempo hábil de fazer isso fale para todos da casa como é essencial avisar com alguma antecedência que estão levando mais alguém para o almoço.

Congelador Mágico

É sempre interessante ter no congelador algum tipo de prato congelado para os casos de emergência. Assim se o almoço estava bem básico e com pouca comida para a quantidade de pessoas que virão é possível servir para elas uma lasanha ou mesmo algo mais elaborado com a ajuda do seu forno ou micro-ondas. Basta combinar a refeição que você já estava preparando com o congelado.

Vantagens de Ser o Almoço

Geralmente depois de almoçar as pessoas precisam retornar as suas atividades e por isso não dá tempo para aperitivos. Já quando aparece um convidado surpresa para o jantar é interessante ter um aperitivo para servir. Claro que tudo depende do grau de intimidade que essa pessoa tem com os donos da casa.

Decoração da Mesa

Uma forma de deixar o almoço mais convidativo e disfarçar o fato que precisou adaptar as coisas para receber os convidados surpresa é decorar a mesa com um arranjo de flores, por exemplo. Um belo arranjo de flores é capaz de transformar a sua mesa, quem não tem um arranjo em casa pode colher flores do seu jardim ou do canteiro do condomínio.

Macarronada

Se tem um prato que salva um almoço que precisou ser aumentado as pressas é uma bela macarronada. Além de ser massa e por isso ser um prato de consistência é relativamente rápido e fácil de fazer. Além disso, é um tipo de coisa que todo mundo tem sobrando em casa, não é mesmo?

Escolha dos Pratos Certos

No caso de os convidados serem numerosos é bom poder contar com pratos certeiros na hora de matar a fome de tantas pessoas. Uma dica é saber escolher coisas fáceis de fazer com o que você já tem. Por exemplo, é comum que tenha aquele arroz de ontem que pode ser transformado em deliciosos bolinhos de arroz.

Receita Rápida de Bolinho de Arroz

Ingredientes

  • ½ colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino
  • ¼ xícara de farinha de rosca
  • ½ xícara de chá de salsinha picada
  • ½ xícara de chá de cebolinha picada
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 4 xícaras de chá de arroz bem cozido
  • 1 litro de óleo (pode ser necessário mais para fritar os seus bolinhos)
  • 4 ovos

Como Fazer

Passo 1

Numa tigela você deverá colocar o arroz, a farinha de rosca, os ovos, o fermento, o queijo, a cebolinha e a salsinha.

Passo 2

Tempere com pimenta-do-reino e sal, misture tudo bem.

Passo 3

Numa frigideira funda você deverá aquecer o óleo e depois dourar os seus bolinhos. O molde dos bolinhos deve ser feito a mão, um por um. Mas, depois que você fizer os primeiros verá que é bem rápido fazer esses bolinhos.

Passo 4

Depois é só retirar os seus bolinhos com a ajuda da escumadeira e escorrê-los bem. Sirva logo em seguida.

Panela de Pressão

A melhor amiga de quem precisa aumentar o almoço as pressas é com certeza a panela de pressão. Quase tudo pode ser feito na panela de pressão até mesmo mais arroz, a dica para ter bons resultados com esse tipo de panela é escolher ingredientes adequados que nem fiquem muito moles e nem esfarelem demais. Os ingredientes precisam suportar o rápido cozimento.

Fique atento também ao fato de que no caso de quem cozinha com a panela de pressão precisa colocar todos os ingredientes do prato ao mesmo tempo na panela e no fogo. Com isso se você errar a mão na hora de temperar terá mais dificuldades para corrigir o erro depois. Confira uma dica de receita com a panela de pressão incrível:

Receita de Carne Acebolada com Batata e Alecrim

Ingredientes

  • 1 quilo de carne (pode ser acém ou patinho)
  • 3 cubos de caldo de carne
  • 3 batatas cortadas em cubos grandes
  • 8 cebolas grandes cortadas em rodelas
  • Ramos de alecrim
  • Sal e pimenta (a gosto)

Como Fazer

Passo 1

Você deverá colocar a metade das cebolas cortadas na panela de pressão.

Passo 2

Depois disso adicione um cubo de caldo de carne. É necessário esfarelar com as mãos e jogar por cima. Adicione ainda os pedaços de carne.

Passo 3

O procedimento deverá ser repetido até acabem as cebolas, o caldo de carne e os ramos de alecrim.

Passo 4

Não precisa colocar água na sua panela de pressão. Feche a panela e deixe cozinhando por cerca de 30 minutos. Deve-se contar o tempo a partir do momento em que a panela pegou pressão.

Passo 5

Depois abra a panela e adicione as batatas, deixe que cozinhe por mais uns 20 minutos.

Não Manifeste Sua Insatisfação

Muitas pessoas se aborrecem com o corre-corre que se torna a hora do almoço com convidados surpresa, porém, para manter o que diz a boa educação não manifeste a sua insatisfação. Tenha sempre um sorriso acolhedor para as pessoas e diga-lhes como está contente por recebê-las.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *