Como Limpar Cada Tipo de Janela

Uma casa fica bem mais aconchegante quando está bem limpa e isso inclui todos os pequenos detalhes como a janela, por exemplo. Quem pensa que é difícil conseguir manter tudo em dia com a limpeza vai gostar de conferir as nossas dicas de como limpar cada tipo de janela.

Não é necessário nenhuma mágica para deixar a sua janela mais limpa e apresentável. O grande segredo é fazer a manutenção periódica da limpeza com os produtos mais adequados para cada tipo de janela. Confira as dicas de como limpar cada tipo de material e como tornar esse processo mais rápido e simples.

O Tipo de Janela

Antes de partir para a limpeza da sua janela é importante saber de qual material ela é feita. Após fazer essa conferência você poderá selecionar os materiais de limpeza mais adequados e com eles começar a limpeza.

Como Limpar Janelas de Alumínio

Se as suas janelas são de alumínio a melhor maneira de limpar é com água e sabão neutro junto com esponja ou mesmo um pano macio. Jamais utilize esponja de aço para fazer a limpeza para não riscar a janela. Depois de terminar a limpeza você deverá secar a janela usando um pano limpo que seja macio, isso evita manchas na superfície.

Como Limpar Janelas de Madeira

No caso das janelas de madeira a melhor forma de limpar é fazer uma mistura de 2 litros de água com uma colher de sopa de um produto daqueles tipo multiuso. Passe um pano úmido para tirar o pó. Após fazer isso passe um pano úmido somente com água. Para fazer a manutenção passe a cada três meses uma cera em pasta ou lustra-móveis nas suas janelas de madeira.

Como Limpar Janelas de PVC

Para fazer a limpeza das suas janelas de PVC você deverá misturar dois litros de água juntamente com duas tampinhas de álcool. Molhe um pano nessa mistura, torça o mesmo e passe-o nas suas janelas. Em seguida faça outra mistura de 2 litros de água com 1 tampinha de removedor, torça bem o pano e depois passe-o nas suas janelas.

Como Limpar Janelas de Ferro

Para limpar esse tipo de janela passe na mesma um pano úmido somente com água. Em seguida faça uma mistura num balde de 2 litros de água com 1 colher de sopa de removedor ou então com uma colher de sopa de produto lustra-móveis.

Como Limpar Janelas de Vidro

Para limpar janelas de vidro use uma esponja juntamente com uma solução detergente e água. Após aplicar essa mistura na janela passe um pano que seja multiuso com vinagre para remover os excessos nas janelas. Finalize passando um pano seco com produto multiuso para dar mais brilho ao vidro.

Dica Extra

Nunca deixe a água secar no vidro e nem mesmo utilize produtos químicos como solventes, por exemplo junto com outras soluções ácidas ou alcalinas, pois isso pode acarretar no aparecimento de manchas.

Dicas Gerais de Como Limpar Janelas

Segurança em Primeiro Lugar

Limpar as janelas é uma tarefa importante, mas bem mais importante é a sua segurança. Sendo assim nunca fique pendurada na janela para fazer a limpeza, utilize utensílios que permitam a você alcançar as áreas mais distantes da janela sem ser necessário se pendurar nela.

Escolha os Produtos Certos

Acima demos dicas de quais as melhores soluções e produtos para cada tipo de janela, escolher os produtos corretos é fundamental para ter melhores resultados na realização da limpeza. Existe uma grande variedade de produtos que podem danificar as janelas e até mesmo deixá-las com manchas. Sendo assim analise bem o produto que está comprando para fazer a limpeza para não ter uma surpresa desagradável.

Receita Caseira de Limpador de Vidros

Deixar a sua janela sempre impecável não precisa ser uma tarefa complicada e nem despendiosa. Uma boa dica é fazer o limpador de vidros caseiro que vamos ensinar abaixo.

Ingredientes

  • 1/5 copo de álcool para limpeza
  • 1/5 colher de sopa de detergente de lavar louça
  • 2 colheres de sopa de amônia ou vinagre ou limão (você deverá usar somente um dos itens, nunca os dois juntos na receita)

Como Fazer

Passo 1

Comece misturando todos os ingredientes com água dentro de uma garrafa daquelas que tem borrifador. Chacoalhe bem para que tudo fique bem misturado.

Passo 2

Após fazer isso você já pode utilizar o produto para fazer a limpeza dos seus vidros e janelas. Com o borrifador aplique a mistura na sua janela e usando um pano seco e macio espalhe e retire o produto.

Outras Dicas Para Limpar Janelas

Cuidados

No momento de fazer a limpeza das suas janelas é importante ter mente que algumas coisas não podem ser feitas num determinado material. Por exemplo, numa janela de madeira não se pode deixar que água caia nela uma vez que isso pode causar danos no verniz e assim danificar a madeira como um todo com o passar do tempo.

Sentido Para Lavar o Vidro

Para fazer a correta limpeza do seu vidro comece fazendo movimento horizontais de um lado do vidro e movimentos verticais do outro lado, dessa forma é mais fácil fazer a verificação se um dos lados ficou manchado.

Rodo

Se for necessário você utilizar um rodo com uma esponja na ponta, atenção que essa esponja deve ser macia para que não haja risco de danificar o vidro ou lhe causar arranhões.

Polimento

Utilize um pano macio para fazer o polimento e assim deixar os vidros mais transparentes.

Melhor Dia

O melhor dia para fazer a lavagem da sua janela é um dia nublado, pois a ação do sol pode causar manchas no seu vidro que são bem difíceis de remover.

Utensílios

Para tornar mais fácil e efetivo o seu trabalho de limpar janelas é interessante contar com alguns utensílios extras de limpeza como cotonetes ou mesmo uma escova pequena. Com esses itens você poderá fazer a limpeza do centro da janela bem como daqueles cantinhos que são mais difíceis de alcançar.

Manutenção

Para garantir que a sua janela esteja sempre limpa e sem manchas difíceis de remover é interessante criar uma rotina de manutenção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *