Como Vedar Cano de Lareira

Você tem o sonho de construir uma lareira em casa, mas tem algumas dúvidas sobre como fazer isso com assertividade? Saiba que não está sozinho, trata-se de um assunto capaz de gerar uma série de dúvidas que devem ser sanadas para ter um resultado realmente satisfatório.

Errar na hora de construir e/ou montar a sua lareira pode acarretar numa série de problemas com o passar do tempo. Um dos temas que demandam mais atenção de quem está construindo a sua lareira é a vedação do cano. Mas, como fazer esse processo de vedação corretamente? Continue lendo e descubra essas e outras respostas.

Como Vedar Cano de Lareira?

Quando for vedar o cano da lareira tenha atenção para a escolha do material certo, evite o uso de silicone, pois com o passar do tempo ele pode acabar derretendo pela ação do calor. Há algumas opções de silicone resistentes a altas temperaturas, então se quiser usar esse material você deve optar pelo especial que tem resistência ao calor.

O ideal para a vedação do cano da lareira é aplicar massa de cimento, aguardar secar e então fazer outra camada fina. Assim que a camada fininha feita em cima da anterior estiver seca você deverá acender a sua lareira, coloque pouca lenha para queimar de maneira que não fique muito quente e nem esquente muito rapidamente.

Ilustração em Foto de uma Lareira

Ilustração em Foto de uma Lareira

Isso deverá ser feito durante uma hora, depois desse processo você poderá usar a sua lareira normalmente e com toda segurança. Lembrando que em caso de dúvida é sempre bom solicitar o auxílio de um profissional.

Outras Dicas de Construção de Chaminé Para Lareira

Confira mais dicas de como construir com assertividade uma chaminé para lareira.

– Equipamento de Instalação

Uma lareira demanda o uso de um equipamento de instalação específico que é diferente daquele utilizado para uma churrasqueira ou para um forno a lenha, por exemplo. A definição desse equipamento é crucial para o sucesso da instalação em termos de medidas e funcionalidades.

– Códigos de Construção

Instalação de Lareira

Instalação de Lareira

A construção de uma chaminé demanda a observação de algumas questões técnicas como, por exemplo, a existência de um duto que tenham ao menos uma área de 10% de abertura para a queima de lenha ou carvão. Também é importante que o duto seja entre 50 cm e 80 cm mais alto do que o telhado por questões de segurança. É importante dizer, no entanto, que não existem especificações técnicas a respeito da construção de chaminés, o que existe é um conjunto de recomendações.

– Saiba Escolher os Materiais Certos

Uma das questões mais pertinentes para a construção de uma chaminé diz respeito a escolha dos materiais mais assertivos. De maneira geral o material mais indicado é o tijolo do tipo refratário e cuja espessura mínima deve ser de 5 cm de maneira que não se torne sensível demasiadamente a absorção de calor. Ao optar por esse material você torna possível construir uma lareira mais rústica com tijolos aparentes.

Para quem deseja um visual mais clássico para a sua lareira a dica é usar materiais como azulejos, grafiato, porcelanato ou ladrilhos hidráulicos na cobertura. O revestimento interno do duto deve ser liso feito com chapas de alumínio, azulejos ou outros materiais de textura lisa para que não haja perda da carga de fumaça e assim se tenha a exaustão da melhor forma possível.

– Retorno da Fumaça

Quando estiver trabalhando na construção do corpo da sua chaminé é recomendado planejar um apoio inclinado em concreto para servir de barreira para o ar frio proveniente de fora e também para fazer o seu retorno para dentro da sua casa. Para que a fumaça não retorne é interessante planejar uma curva que seja inclinada para dentro na parte da base da chaminé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *