Como Aumentar O Fogo Da Churrasqueira

 As Churrasqueiras

No nosso país a realização de churrascos é algo muito tradicional e também muito positiva, sendo sempre algo relacionado a coisas boas, socialização e comemoração e é por isso que esse é um dos principais eventos realizados em confraternizações e integrações, por exemplo. É exatamente isso que faz com que o churrasco seja tão diferente aqui do que em outros lugares do mundo, já que nos países do exterior fazer um churrasco é apenas preparar uma carne de uma maneira alternativa. Agora, aqui no Brasil, fazer um churrasco é realmente um evento que normalmente dura uma tarde toda, podendo até mesmo virar a noite a fora.

A respeito de tudo o que já foi apresentado e por ser um evento muito famoso, é natural que os brasileiros tenham a grande vontade de possuir sua própria churrasqueira em casa, para que assim toda a organização de um evento do tipo seja preparado de maneira mais fácil e simples. Desse modo, os churrascos podem até mesmo serem realizados mais frequentemente. Não é difícil realizar esse desejo, principal emente pelo fato de existirem uma imensa variedade de tipos e modelos de churrasqueiras, que acabam por agradar as mais diferentes pessoas e encaixar nas mais diferentes necessidades das mesmas, seja essas diferenças ligadas ao tamanho, ao peso, ao material com que é feito, ao preço que ela possui, a maneira com que a fumaça é liberada, entre vários outros fatores.

Existem ainda pessoas que não tem apenas o desejo de ter uma churrasqueira em casa, mas sim, toda uma área que seja exclusivamente destinada para a realização de eventos do tipo, e isso é extremamente positivo, já que em casas que contam com esse “cômodo extra” tudo fica muito mais organizado, já que a bagunça fica concentrada apenas naquele local  e não ao longo de toda a casa, o que torna tudo muito mais fácil de ser arrumado depois. Além disso, quando a casa contem um local apropriado para a realização de churrasco, a fumaça tem a tendência de não se espalhar tanto, e assim, o cheiro também não contamina toda a casa, ficando concentrado apenas em um lugar.

Considerando todos os pontos altamente positivos que já foram citados acima, é possível entender que quando há um espaço desses em uma casa, os eventos e as integrações ficam mais propícias, pois dessa forma, as pessoas tem a possibilidade de ficarem mais próxima, e assim a interação e a comunicação se torna mais efetiva de maneira confortável. Entendendo o quanto esse tipo de espaço agrada as pessoas de maneira geral, também se torna compreensível o fato de que as casas que possuem varandas, espaços abertos e amplos e / ou churrasqueiras, tem a tendência de serem bem mais valorizadas no mercado.

No momento em que se pensa na aquisição de uma churrasqueira, a primeira coisa que surge na mente é a imagem de uma churrasqueira tradicional e clássica, feita de alvenaria, por exemplo. Porém, ela não é unânime e nem indicada para todos os espaços e nem expectativas, principalmente pelo fato de necessitar de um espaço amplo e de ser uma das alternativas que mais necessitam de um investimento financeiro, já que ecas precisam de ser construída do zero e revestida completamente. Porém, esse não deve ser um impedimento para a realização do sonho de se possuir uma churrasqueira, pois como já foi apontado, existem outras diversas opções de modelos de churrasqueiras que serão apresentados a seguir.

Tipos De Churrasqueiras Existentes

– Churrasqueira Elétrica

Churrasqueira Elétrica

Churrasqueira Elétrica

Esse modelo de churrasqueira é um dos mais democráticos existentes, já que é bastante prático e totalmente indicado para pessoas que não tem um espaço muito amplo para abrigar uma churrasqueira tradicional, como é o caso de casas ou apartamentos pequenos. Além de ser pequena e portátil, esse tipo de churrasqueira conta com um acendimento extremamente fácil, e por não emanar muita fumaça, pode ser usado em locais internos sem nenhum prejuízo, podendo até mesmo pensar em modos de embuti-la em algum local.

– Churrasqueira a Bafo

Churrasqueira a Bafo

Churrasqueira a Bafo

Essa é uma churrasqueira bastante tradicional e que pode ser facilmente observada em filmes e séries que se passam nos Estados Unidos, por ser muito comum e popular lá. Existem duas principais versões desse modelo, sendo que uma apresenta o acendimento com a utilização do carvão, e a outra é a que possui um acendimento elétrico. Sendo assim, a churrasqueira a bafo é extremamente versátil, podendo ser usada tanto em locais externos, quanto em locais internos, pois esse modelo apresenta uma espécie de tampa que tem a principal função de abafar a fumaça, fator esse que, além de limitar a exaustão da fumaça para locais indesejados, também deixa o defumado – que é o sabor característico do churrasco – mais marcante.

– Churrasqueira a Carvão

Churrasqueira a Carvão

Churrasqueira a Carvão

Esse é o modelo mais tradicional e mais utilizado de todos, já que é o carvão que da o sabor característico a carne feita em churrasco. Porém, ainda que seja muito tradicional, esse modelo de churrasqueira faz com que muita fumaça seja gerada, e por isso, é de extrema importância que se faça todo um projeto para escoamento dos gases, tendo todos os detalhes bem planejados, sendo que uma das possibilidades é construir um duto específico para a exaustão.

– Churrasqueira Pré Moldada

Churrasqueira Pré Moldada

Churrasqueira Pré Moldada

Como o próprio nome dessa churrasqueira já sugere, esse modelo já vem semi pronto e inclusive esse é um dos pontos mais positivos da mesma. Além desse ponto que costuma agradar muito as pessoas, a churrasqueira pré moldada tem a capacidade de proporcionar uma considerável economia de espaço, porém, para que não existam problemas nem equívocos,  é importante realizar todas as medições e os dimensionamentos de modo correto, para que quando se realizar a compra, não existam prejuízos.

Ao se pensar na instalação, também é necessário pensar a respeito da exaustão da fumaça, evitando assim que ela se direcione para locais que não são ideais, como para dentro de casa, ou ainda, para a casa de algum vizinho, pois caso aconteçam problemas do tipo, é muito possível que a churrasqueira fique inutilizável.

Por vir semi pronta, a instalação dessa churrasqueira também é muito fácil e simples, pois todos os seus módulos são fabricados pensando no encaixe perfeito, e por isso é possível deixar a churrasqueira na altura desejada e compatível com o espaço onde se localiza, além de ser possível também personalizar vários outros pontos. Todos os módulos desse modelo de churrasqueiras são construídos de concreto e é por isso que elas podem ser instaladas tanto em espaços cobertos ou abertos, lembrando sempre do escoamento dos gases.

Como Aumentar O Fogo Da Churrasqueira

Muitas pessoas enxergam o controle do fogo de uma churrasqueira como uma tarefa bastante difícil, e isso reflete diretamente em como a carne fica, pois se a temperatura e a quantidade de fogo não estão adequadas, a carne pode passar do ponto ou até mesmo queimar ainda que esteja crua por dentro e isso pode levar a grandes prejuízos.

Muitas vezes esses problemas não são necessariamente culpa do churrasqueiro, mas sim de um carvão que não está sendo bem controlado, pois manter a temperatura das chamas na medida certa e espalhadas totalmente pela churrasqueira e também em uma distância adequada da carne são os pontos chaves para uma carne de sucesso.

Uma maneira de controlar o fogo da churrasqueira é deixar alguns pedaços de carvão extra em um cantinho da churrasqueira, separado do fogo, para que assim seja possível ir adicionando conforme a temperatura for abaixando. Porém, é importante que não se coloque muito carvão de uma só vez, por isso faz com que o fogo fique abafado e isso consequentemente esfria a churrasqueira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *