Como Tirar Cheiro de Urina do Colchão Depois de Seco?

Muitas crianças passam por uma fase de fazer xixi na cama e os pais precisam ter compreensão para orientá-los sem repreender de uma maneira negativa. Uma das principais questões é conseguir eliminar o odor da urina do colchão após ter secado, afinal pode ser que leve uma noite inteira para que um adulto descubra a pequena poça de xixi.

Para te ajudar a resolver essa situação sem precisar se exaltar com seus pequenos é válido conferir as dicas que apresentaremos abaixo. Lembrando que vale também para o caso de urina de animais que eventualmente se impregnem no seu colchão. Então pronto para começar a eliminar esse cheiro desagradável?

O Cheiro de Urina

As crianças levam um tempo para entender e controlar o funcionamento de suas bexigas assim como os pets podem demorar para aprender a fazer as suas necessidades no jornal ou no cantinho destinado a eles. Enquanto se está na espera desse aprendizado é normal enfrentar situações com pequenos acidentes na cama ou até no sofá.

O odor da urina pode ser bastante incômodo especialmente quando está no colchão, local em que as pessoas precisam dormir e que deve estar sempre limo e higienizado. A urina pode manchar o colchão ou sofá caso demore muito tempo para ser limpo, pois chega até as camadas mais profundas do tecido.

Dicas de Como Tirar o Cheiro e as Manchas de Urina do Colchão

O mais recomendado é que o colchão ou sofá passe por um serviço profissional de limpeza, contudo, é crucial agir o mais rápido quanto possível na ocorrência de um acidente então vamos apresentar algumas dicas de como eliminar esse mau odor e as manchas que consequentemente a urina gera.

Dica Caseira Com Vinagre e Bicarbonato de Sódio

A urina é um líquido bastante ácido de maneira que é difícil ser removido completamente de tecidos estofados por grande parte dos métodos e/ou produtos disponíveis no mercado. A seguir vamos dar uma dica caseira de limpeza que combina a ação do vinagre e do bicarbonato de sódio.

Contudo, é fundamental que antes de aplicar esse método no seu colchão ou sofá você faça um teste numa área pequena e pouco visível do mesmo para observar possíveis reações. Pode ser que essa mistura manche o tecido ou cause algum estrago, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Como Eliminar o Cheiro e a Mancha de Urina

No caso de ter visto rapidamente o xixi no colchão ou sofá a dica é colocar papel toalha sobre o líquido. Esse material absorve o excesso de líquido e impede que haja uma penetração profunda no tecido. Se tiver detectado o acidente apenas algum tempo depois siga o restante das dicas do tutorial, mas saiba que terá uma mancha mais persistente.

Remova a roupa de cama e lave na máquina de lavar com sabão líquido, amaciante e vinagre branco. A roupa suja deverá ser colocada na máquina junto com os produtos que você usa geralmente. A água da máquina deverá estar morna, adicione então ½ copo de vinagre branco. Esse ingrediente ajuda a remover o odor e também promover uma limpeza mais profunda da sujeira.

Limpeza do Colchão

Ingredientes

  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco

Dica: Se desejar acelerar o processo de secagem do colchão você precisará também de um secador de cabelo. Mas, lembre-se que o ideal é secar naturalmente.

Como Proceder

Depois de ter absorvido a urina excessiva com toalha de papel espalhe sobre a área o bicarbonato de sódio. Deixe cerca de uma hora e meia e com o auxílio de um aspirador remova. Num recipiente você deverá colocar um copo de água morna e ½ copo de vinagre branco. Com uma embalagem borrifador você deverá espirrar a solução no local e esperar o tempo de ação de meia hora.

O colchão deverá secar naturalmente, no caso de precisar dar aquela acelerada no processo use um secador de cabelo com uma distância de cerca de 20 centímetros do tecido. É importante que você evite deixar o colchão exposto ao sol nesse momento, pois mesmo que os raios solares reduzam o mau odor da urina agravam a mancha. Posicionar um ventilador no chão apontado para o colchão também ajuda a secar com mais rapidez.

Limpeza Profissional

É interessante submeter seus colchões e sofás a limpeza profissional de tempos em tempos, esse é um método que contribui para eliminar completamente odores e manchas que possam estar entranhados nos tecidos. O mais indicado é realizar esse processo a cada seis meses para ter resultados satisfatórios.

Contudo, é relevante mencionar que a urina pode ser problemática para ser removida completamente de colchões e estofados pelo fato de ser muito ácida. A média de eliminação ou amenização de manchas antigas nesses casos é de cerca de 80%. Exatamente por isso é importante tomar medidas em casa assim que detectar a presença de urina no colchão ou no sofá.

Criança Faz Xixi na Cama

Criança Faz Xixi na Cama

Uma forma de proteger tecidos de estofamento é submetê-los ao processo de impermeabilização para reduzir as chances de penetração do líquido nas fibras dos tecidos. Esse procedimento de segurança extra contribui para evitar a poeira e as queimaduras do sol. O processo para evitar a penetração da urina também ajuda a proteger contra a ação de líquidos ácidos como o de vômitos.

Proteja o Colchão

Seu filho está com problemas para controlar a bexiga? Uma forma de reduzir os problemas com urina em colchões ou outros estofados é cobri-los com uma capa plástica. Pode não ser exatamente confortável, mas lembre-se que é só por um tempinho até que o pequeno consiga ter maior controle para fazer xixi.

Nada de Brigas

Ilustração de Menina Triste Após Urinar na Cama

Ilustração de Menina Triste Após Urinar na Cama

Por fim a última dica que queremos dar é a de que não adianta brigar com os seus filhos pelo fato deles terem urinado no colchão. É algo que acontece em algum momento da infância, deve ser uma questão de preocupação quando parece ter ligação com inseguranças dos pequenos.

Gostou dessas dicas de como eliminar cheiro de urina de colchão e outros estofados? Compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *