O Que é Uma Chaise Longue?

Você quer ter um móvel confortável, mas ao mesmo tempo elegante em sua casa? Então vale a pena apostar no chaise longue, esse nome vem do francês e significa ‘cadeira longa’, exatamente o que esse móvel é.  Uma opção que adiciona um toque modernamente refinado aos seus ambientes contribuindo para uma decoração diferenciada. Continue lendo para descobrir mais esse móvel!

História do Chaise Longue

Embora tenha um nome francês trata-se de um item com uma história que remonta ao Antigo Egito e a Grécia Antiga. Nesses períodos já havia móveis com o estilo chaise longue. Os egípcios criaram um tipo de poltrona com extensão para as pernas (o conceito de chaise longue) que era feito de folhas de palmeiras entrelaçadas com couro ou corda.

Depois de algum tempo esse mesmo povo desenvolveu uma técnica de fabrico de móveis a partir do uso de encaixes e pinos de madeira que eram folheados a ébano e marfim. Uma curiosidade é que vários desses móveis foram encontrados em túmulos da 1ª dinastia (3100–2890 a.C.).

Esse tipo de móvel possui um ou dois braços em suas extremidades e pelo menos um deles é mais alto para oferecer o mesmo conforto que uma poltrona. Pode ou não ter encosto, possui um design esguio, alongado e bem elegante.

Chaise Longue Não é Divã e Nem Recamier

Não é incomum que algumas pessoas confundam a chaise longue com outros móveis com características semelhantes como o recamier e o divã. Num primeiro olhar até parece que os três são a mesma coisa com nomes distintos, porém, não é bem assim. O recamier tem braços mais baixos em suas extremidades e costuma ter um banco baixo e profundo. Geralmente ele é utilizado na beirada da cama.

Já o divã tem uma estrutura com design mais curvo em que a cabeça do indivíduo fica mais alto do que seus pés. O melhor exemplo de divã são aquelas poltronas presentes em consultórios de atendimento psicológico. Uma curiosidade é que foi o psicanalista Sigmund Freud o responsável por popularizar os divãs nesse tipo de atendimento.

Dicas de Como Usar a Chaise Longue na Decoração

Um móvel bastante elefante que pode ser facilmente ajustável a tipos de decoração distintos e ser usado para várias finalidades. A seguir você poderá conferir dicas de como usar a chaise longue na sua decoração.

Na Sala

A chaise longue pode ser usada de diferentes formas na sala da sua casa assumindo diversas funções. O ambiente ficará bem mais charmoso, uma das vantagens é conseguir romper com o visual tradicional criado por poltronas e sofás. Quem tem um espaço pequeno na sala pode apostar nesse móvel para criar um visual diferenciado.

Se a sua sala for ampla é possível usar a chaise longue como uma opção de assento extra para substituir outros móveis. Outra maneira de usar esse móvel é como um demarcador de ambientes como nos casos de sala de jantar conectada a cozinha. Estética e funcionalmente traz resultados bem interessantes para a composição da organização da decoração da sua casa.

Na Sala de TV

Chaise Longue na Sala de Tv

Chaise Longue na Sala de Tv

Está cada vez comum a criação de um espaço a parte para assistir TV em casa. Nessa sala de TV você pode ter mais conforto apostando no uso de uma chaise longue. Para deixar ainda mais aconchegante deixe algumas mantas jogadas sobre o móvel. Enquanto não estiver sendo usada a chaise longue ficará com um estilo mais refinado com as mantinhas e quando você for usar poderá usar as mantinhas para se aquecer.

No Quarto

Um móvel muito interessante para adicionar a mobília do quarto para oferecer mais aconchego e conforto. Você poderá posicionar esse móvel perto da janela tendo um cantinho especial para ler. Outra forma bem prática de usar esse móvel no seu quarto é apostar nele no seu closet como um móvel de auxílio no momento de se vestir. Também pode ser um móvel interessante para o momento em que desejar trocar de sapatos.

Varandas e Áreas Externas

Um móvel que pode ser usado em áreas externas, varandas, gazebos, jardins, em torno de piscinas entre outros. Observe que nesse último caso é fundamental que o móvel seja feito de um material que não tenha o risco de estragar em contato com a água da piscina.

Chaise Longue na Varanda

Chaise Longue na Varanda

Um móvel ideal para momentos de descanso e relaxamento, você pode curtir longas horas deitado no seu chaise longue admirando a paisagem. O conforto desse móvel deve corresponder ao tanto de horas que você pretende passar sentado/deitado no chaise longue.

Escolhendo a Sua Chaise Longue

Agora que você já conferiu algumas dicas de como usar a chaise longue na decoração da sua casa deve estar se perguntando como escolher um móvel desses para chamar de seu. Abaixo vamos dar algumas ideias para nortear a sua escolha de acordo com o estilo da decoração da sua casa.

Estilo Clássico

Se a sua decoração segue por uma linha mais clássica vale a pena apostar no uso de um chaise longue branco, cinza ou preto. Para a sala é interessante que o móvel tenha um encosto mais alto e acolcheado, assim se tem mais conforto.

Estilo Moderno

Para complementar uma decoração em estilo mais moderno a dica é apostar no uso de uma chaise longue com design mais minimalista, ou seja, sem ter braços nas suas extremidades. Peças mais ‘cruas’, por assim dizer são mais bem-vindas para compor uma decoração com viés moderno.

Estilo Pop

Gosta de uma decoração composta por itens de cores mais vibrantes? Então a dica é optar pela escolha de uma chaise longue de uma cor forte. Para conseguir um resultado mais equilibrado e harmonioso sugerimos que você mantenha as paredes brancas. As cores fortes devem ser usadas em móveis e itens de decoração pontuais como quadros, por exemplo. Atente para não deixar o ambiente com uma pegada muito over com muitos elementos brigando pela atenção do olhar do visitante. Menos é mais até quando se quer mais.

Gostou de saber mais sobre a chaise longue? Comente e compartilhe em suas redes sociais para inspirar amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *