Como Proteger a Casa das Alergias de Inverno

Nem todo mundo gosta de inverno, talvez uma pequena parte das pessoas ou mais, não podemos afirmar se já foram feitas pesquisas sobre essa simpatia ou antipatia pelos dias mais frios, o que importa é que neste momento é hora de retirar as cobertas do armário.

O correto seria retirar a manta e o coberto não só quando o frio chega, mas retirá-los antes para proteger a casa das alergias, que não é por acaso que chegam no inverno. As roupas de cama que ficaram tanto tempo guardadas no guarda-roupa devem ser lavadas e secas antes de serem usadas novamente.

Como não precisamos do cobertor durante o verão, claro, acabamos deixando para retirá-lo bem na última hora, na hora de usá-lo e esse já é um passo para colocar a família em risco de alergia. Ele não só deve ser lavado antes de usar, como deve ser seco em um lugar arejado. Se você não tem uma varanda devo colocá-lo pelo menos próximo a uma janela. E os cuidados não terminam quando ele está seco, depois é necessário passá-lo e de preferência com um ferro seco.

Todos esses cuidados com a roupa de cama de inverno é para evitar que os microrganismos se instalem nela e acabem provocando alergias nos membros da família. O fato de um cobertor está guardado muito tempo e de não ser lavado antes de usá-lo novamente ou depois da lavagem ele não for seco corretamente, são fatores que facilitam o desenvolvimento de microrganismos.

Como você pode perceber não é mera coincidência que as alergias ataquem no inverno, esse é só mente um dos fatores que chega com o frio para causá-las.

Como Fazer a Manutenção e Limpeza da Casa Para se Proteger Contra as Alergias de Inverno

Você já sabe agora que tudo aquilo que ficou guardado e agora foi retirado para ser usado no inverno deverá ser lavado, seco ao ar livre ou pelo menos ficar em lugar arejado e ser passado de preferência com ferro seco. Porém, isso não pode ser considerado o suficiente para livrar-se dos microrganismos, o correto é colocá-los durante o uso pelo menos uma vez por semana no sol e passar de novo com o ferro seco. Depois repita a lavagem uma vez por mês e só assim dá para ficar realmente tranquila em relação as roupas de cama de inverno.

Outro tipo de limpeza e manutenção que pode ajudar a manter as alergias de inverno longe de você é guardá-las, quando não forem usadas por um longo período, em saco à vácuo. Quando o ar é retirado do saco se está eliminando a possibilidade de que  microrganismos se desenvolvam, além de evitar o mau cheiro.

Tapetes e Cortinas Fique Alerta Para que Eles não Provoquem Alergias Durante o Inverno

No caso dos tapetes e das cortinas eles representam sempre um perigo para quem sofre de alergia. O melhor mesmo é evitá-los quando alguém da família é muito sensível. Prefira um piso quente para evitar o tapete e troque as cortinas por painéis ou persianas, por exemplo. Porém, mesmo que não sofre com alergias pode acabar desenvolvendo o problema graças aos tapetes e cortinas, neste caso, tanto no verão e aumentando o “perigo” no inverno.

O tapete deve passar por uma limpeza profunda pelo menos 2 vezes por semana e o melhor modo para limpá-los bem é usando o aspirador de pó com filtro de água, porque ele é capaz de “segurar” os ácaros. Quando você usa um aspirador de pó comum, ele apenas filtra o ácaro que em seguida, volta para onde saiu.

Então, quanto mais felpudo ou quentinho for o seu tapete maiores serão as chances de aumentar os ácaros que provocam alergia no inverno. Já para as cortinas, siga a mesma linha de raciocínio, aquelas em tecidos mais pesados são perfeitas para proliferação dos microrganismos.

Abra as Janelas no Inverno Para Proteger a Família das Alergias

Se você raciocinar um pouco entenderá porque durante o inverno o número de pessoas sofrendo de alergia aumenta. Além do exemplo do cobertor que volta em cena sem ser limpo da forma correta, tem um outro problema muito comum, casa fechada o dia todo.

É claro que quando chega o frio ninguém quer abrir as janelas, quer ficar no quentinho, mas se esquece que os microrganismos também gostam desse quentinho e com a falta de circulação de ar fica melhor ainda para eles.

Então, se você quer proteger a sua família, coloque uma agasalho e abra todos os dias as janelas da sua casa durante o inverno e deixe pelo menos 30 minutos o ar circulando.

O Acúmulo de Poeira é Outro Vilão de Quem Sofre de Alergias e Pode Agravar no Inverno

Se você começar sentir o cheiro de velho em casa, normalmente provocado pela poeira acumulada, saiba que é hora de fazer uma grande faxina, lavar e secar tudo o que está com cheiro de guardado. Porque com certeza está cheio de bactérias naquela roupa ou objeto.

Sol, sol e sol, é sempre uma das melhores receitas para eliminar as bactérias que provocam alergias. Sabemos que ele aparecerá com menos frequência durante o inverno, mas aproveite sempre que ele aparecer.

Outra coisa importante é evitar a qualquer preço os cobertores de lã, não tem muito o que fazer, eles são um dos lugares preferidos dos microrganismos. Depois de usá-lo se você tem tendência a alergias não vai entender porque foi atacado. A resposta estará sem dúvidas no macio e fofo coberto de lã, mas que as bactérias, infelizmente, também gostam.

Nós falamos em roupas de cama, cobertores, mas a limpeza também deve se estender as roupas. Aquelas casacões de inverno que ficam guardado precisam passar por uma grande faxina antes de voltarem a fazer parte do seu guarda-roupa.

Então, deixe a preguiça de lado e use essas dicas para livrar a sua casa dos microrganismos que provocam as alergias no inverno. Lembrando que eles não vão embora depois que o frio acabar, então, mantenha-se sempre atenta, principalmente em relação a tapetes e cortinas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *