Como Planejar um Closet

Quem ao menos não suspirou ao ver o closer dos sonhos de Carrie no filme Sex and the City 1? O sonho da personagem de ter um espaço maravilhoso para dividir todos os seus itens de forma confortável é partilhado por homens e mulheres. Afinal, um closet dos sonhos torna a vida mais prática, mais organizada e também é lindo de admirar, não é mesmo? Mas para isso, um bom planejamento tanto na montagem como na organização é importante.

Todo bom Closet tem quer Três Partes

Closets não são caixas grandes, e por isso precisam obedecer a uma regra simples: serem divididos em três partes. São elas: parte de baixo, do meio e um maleiro. Se tiver duas divisórias, você já irá sentir certa dificuldade de organizar seus itens dentro do móvel. O uso das três partes e seu revesamento garante uma melhor organização do espaço. Nem um nicho fica sobrecarregado e outro não fica muito vazio.

Closet

Closet

A Profundidade Ideal é de 60 Centímetros

Guarda roupa ou closet, o seu móvel para guardar roupas e sapatos deve ter ao menos 60 centímetros de profundidade em cada nicho. Isso garante organizar seus itens confortavelmente e fechar as portas com segurança. A altura ideal seria de dois metros, pois garante que você pode alcançar os itens da prateleira de cima e possa ter um espaço bacana se dispõe de diversos itens.

Escolha um Local Arejado

E se possível com uma janela lateral. O maior problema dos closets em cidades frias é escolher um cômodo sem ventilação e em uma parede úmida. Isso acaba por convidar a umidade a entrar em suas roupas, causando não apenas manchas, como problemas na conservação dos itens. Quer acabar com o mofo? Escolha paredes mais secas e se possível a que não seja em contato com a área externa da casa. Isso garante que sua parede não sofra com a umidade, nem como as suas roupas.

Um truque antigo para evitar mofo nas roupas é usar antimofos dentro do closet ou ainda saquinhos com silica gel. São alternativas para ambientes tão úmidos que não adianta luminosidade do sol: o mofo vai surgir. Um saquinho com cal todo furado também vai ajudar a remover umidade do closet.

Um Quartinho Grande ou uma Parede?

Closets podem tanto ocupar uma parede de lado a lado como um guarda roupa como serem um verdadeiro cômodo, com uma entrada do seu quarto para outro espaço. Isso depende muito, tanto do tamanho de sua casa como da quantidade de itens para serem guardados.

Closets de casal devem ser maiores mesmo, mas grandes a ponto de serem dignos do filme Sex and The City apenas se você tem itens suficientes para serem guardados, ou suas roupas vão brincar em tanto espaço disponível.

Os modelos de uma parede são ideais para solteiros e evitar o acúmulo. Quantas peças de roupa você tem em casa desnecessárias? Com um closet grande, elas acabam ficando por anos e mais peças vão se unindo, pois espaço extra convida a guardar materiais a mais. Você pode acabar com um closet lotado em menos de seis meses apenas por se sentir ‘incomodado’ com tanto espaço sobrando. O melhor é adequar o tamanho a seu uso mesmo.

Revestimentos dão Classe ao Closet

Você pode usar o que quer quiser para cobrir seu revestimento de closet. Mas para dar glamour e durabilidade ao item, o melhor seria madeira em MDF de gramatura mais grossa. Isso garante menos problemas com umidade, mais resistência e você pode desmontar e montar em outro local que a madeira vai aguentar. Isso com certeza não vai acontecer com o porcelanato.

Closet Perfeito

Closet Perfeito

São dicas bacanas e baratas o uso de aglomerado e usar apenas o tijolo com argamassa para revestir, caso a grana seja um problema no momento. Estas soluções baratas podem dá um certo charme e você pode deixar o espaço para revestir depois com algo mais nobre quando a grana aumentar.

Crie um Espaço Bacana para os Sapatos

A maior parte das pessoas prefere guardar sapatos em suas caixas de loja para conservar o produto. Um grande engano. Se seu sapato estiver em boa qualidade e for bem limpo, o melhor é dá um espaço especial com os calçados lado a lado. Isso facilita tanto a sua visualização como sua escolha. Uma dica? Crie um conjunto de prateleiras para eles dentro do seu closet.

Crie um conjunto de prateleiras em seu closet para ser a sua sapateira interna. O número de prateleiras varia de acordo com a quantidade de calçados. Mas leve em consideração seu poder de compra e frequência de ir às lojas para poder assim garantir espaço para novos itens. No geral, mulheres com diversos pares de sapatos precisam de ao menos oito prateleiras medianas para acomodar todos os modelos.

Divida em Dois Setores: um para Homens e um para Mulheres

Se seu closet for grande, melhor ainda, pois uma parede será para ele e outra para ela. Se for dos pequenos, divida ao meio. Isso garante a individualidade de guardar suas especiarias e não bagunçar a parte do outro. O ideal é que ambas as partes tenham cabideiros amplos para as roupas que não podem amaçar, um calceiro, uma sapateira, gavetas para roupas íntimas e um nicho especial para itens de higiene pessoal como um quadrado em separado, uma prateleira especial ou ainda uma gaveta para deixar os itens melhor guardado. Para as mulheres, pense em um espaço especial para guardar bolsas e demais acessórios.

Tenha um Maleiro Largo

Você precisará dele sempre. O maleiro serve para guardar suas peças de pouco uso como malas de viagem, roupas sazonais (casacos de inverno, por exemplo) e roupas de cama de usos especiais. Pode ser interessante guardar itens antigos como fotos e roupas não usadas para especiais para a família, por isso este espaço deve ser alto e largo e indispensável para qualquer closet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *