Como Fazer Dobraduras de Guardanapos de Mesa

Artigo de decoração, já é considerado arte o ato de dobrar guardanapos. Usados em restaurantes e buffets, esse detalhe ficou conhecido como artigo de decoração pelo fato de alguém ir a um restaurante ou contratar buffets apenas em momentos especiais.

Dobrar Guardanapo não é para qualquer um

O fato é que o guardanapo não deve ser dobrado de qualquer jeito. Um guardanapo mal dobrado é sinal de desleixo e se for para dobrar de qualquer jeito, é melhor dobrar da forma convencional. Antes dobrado de forma simples, porém apresentável, do que de forma feia e desleixada.

Guardanapo

Guardanapo

Investindo na arte de dobrar guardanapos, foram criados cursos e workshops para ensinar os profissionais de decoração de buffets e restaurantes a dobrar os guardanapos de forma elegante. Nessas aulas são ensinadas várias formas de dobrar o guardanapo, das formas mais elegantes até mesmo às formas mais decorativas mesmo, apenas para exposição.

Vantagens das Dobraduras de Guardanapo

Como já dissemos, um guardanapo (aqueles de tecido) dobrado dá todo um ar de decoração, de elegante à mesa. Caso bem dobrado, o guardanapo pode muito bem substituir o porta-guardanapo. E não precisa ser aquelas dobraduras mirabolantes, não. Basta ser uma dobradura que dê um toque especial à mesa.

Faça Você Mesmo

Mesmo havendo cursos e workshops apenas para ensinar as pessoas a dobrarem os guardanapos, não é necessário você pagar os mesmo para aprender. Nós vamos ensinar aqui algumas formas de dobrar os guardanapos. A primeira regra é que os guardanapos devem ser quadrados perfeitos.

  • Formato de Coração

Uma ótima opção para comemorar o aniversário de namoro ou de casamento em um jantar à luz de velas. Vamos ao passo a passo:

Primeiro você deve levar as duas extremidades ao centro do guardanapo, o que vai formar uma linha central. Dobre o guardanapo ao meio, bem nessa linha que se formou ao meio. Você vai ter em mãos um retângulo. Peque uma das laterais desse retângulo e puxe-a para cima, formando um triângulo na parte de baixo. Repita esse passo do outro lado. Com as pontas que ficaram na parte de cima, você deve colocá-las para dentro, o que finalizará o coração.

Para esse guardanapo ficar ainda mais romântico, você mexer na questão da cor e da estampa. Uma estampa floral deixará o guardanapo ainda mais romântico. Nas cores vermelho e rosa claro também ficarão muito bonitos.

  • Dobradura Básica

Para aqueles que querem fazer uma dobradura mais simples e mais sofisticada, aí vai a dica. Sabe aquele ditado do “o menos vale mais”? É isso que você verá aqui. Uma dobradura simples mas que tem toda uma elegância.

Ao invés de dobrar o guardanapo ao meio, deixe uma sobra de mais ou menos quatro dedos. A ponta de baixo (sem ser a sobra, o “meio”), dobre novamente, imitando o primeiro passo, inclusive deixando uma sobra de espaço. Vire do lado avesso. Dobre o guardanapo da esquerda para a direita (ou da direita para a esquerda, o lado da sua preferência). Dobre numa largura de mais ou menos três dedos (uns quatro a cinco centímetros). Dobre umas 3 vezes (ou até o guardanapo ficar como deve). Está pronto.

Essa dobradura fica perfeita em uma mesa clean. Prefira guardanapos lisos, um guardanapo estampado irá tirar a atenção da sofisticação da dobradura. Quanto às cores, prefira as cores mais sóbrias: preto, marrom, azul escuro. Caso seja de seu interesse, coloque talheres ou até mesmo um raminho na abertura que fica exposta.

  • Formato de Catavento

É um pouco mais complicado e tem muito mais passos do que os já explicados, mas o resultado final é lindo e vale muito à pena ter todo o trabalho só para fazer uma dobradura tão bonita. No começo ele é, realmente, um pouco difícil, mas nada que uma treinada não dê jeito.

Comece essa dobradura puxando as quatro pontas do guardanapo até se encontrarem no centro do mesmo. Ficará ainda um quadrado. Esse quadrado, dobre ao meio. Você terá em mãos um retângulo. Esse retângulo você vai pegar as laterais e encontrá-las ao centro, formando um novo quadrado. Com muito cuidado, você vai puxar as quatro pontas do guardanapo para fora desse quadrado. Ficará um hexágono, com as pontas para as laterais. Agora é que você vai formar o catavento. Das 4 pontas, você vai escolher duas (alternadas) e dobrá-las para o sentido contrário. Está pronto o catavento.

Como dissemos, talvez você tenha um pouco de dificuldade logo nas primeiras vezes, mas depois os guardanapos vão sair muito bem feitos. Sugerimos usar essa dobradura numa festa de criança ou em um jantar mais descolado. Essa é uma dobradura mais alegre e não combina tanto com eventos mais sérios e formais. Invista em cores vivas e alegres: azul, verde, laranja, rosa.

  • Clássico e Fácil

Nada melhor do que investir em uma dobradura fácil de ser feita e clássica. Essa dobradura combina em um jantar romântico, um jantar de negócios, uma festinha informal, combina com tudo. Se o guardanapo tiver a borda de cor diferente, melhor ainda. Ela se parece um pouco com a segunda dobradura que ensinamos, mas é ainda mais simples.

Dobre o guardanapo ao meio, formando um retângulo. Pegue a extremidade e puxe-a para baixo, dobrando apenas um lado ao meio. Vire o guardanapo ao avesso. Dobre o retângulo ao meio e dobre o quadrado ao meio. Está pronto o guardanapo.

Assim como a segunda dobradura, você pode colocar nesse espaço que ficou uma flor ou até mesmo os talheres. Essa dobradura é ótima para quem gosta de ornamentar a mesa em si. O guardanapo é simples e não chama tanto a atenção, o aval para quem gosta de jarros e outras ornamentações. Nesse caso, use guardanapos de cores claras: branco, amarelo, cinza, rosa claro…

Ainda existe uma infinidade de maneiras de se dobrar o guardanapo. Existem dobraduras em formato de flor, de rosa, de animal, de objetos, ou apenas uma forma bonita de dobrar o tecido mesmo.

Agora você não precisa mais ir a ambientes privados e chiques para ter uma decoração bacana em seus guardanapos. Você pode fazer as que nós ensinamos e, caso tenha a criatividade aflorada, pode até mesmo inventar uma forma de dobrar o guardanapo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *