Como Limpar Piso Encardido?

Toda dona de casa sonha em ter sempre uma casa limpa e bem arrumada. Normalmente fazem aquela faxina bem trabalhada uma vez por semana e tentam administrar a limpeza diariamente, afinal deixar a casa suja durante uma semana inteira é acumular a sujeira e fazer um trabalho triplicado no fim da semana.

Fazendo Aquela Faxina

Antes de pensar em como limpar o piso encardido, você deve pensar na faxina, pois com a casa suja é impossível limpar o piso.

O 1º (primeiro) passo é não permitir que se acumule a sujeira, procure fazer uma grande faxina 1 vez por semana, porém durante a semana não permita que se acumule sujeira. Quando houver um cômodo mais bagunçado entre e ajeite-o, não espere que chegue a grande faxina, até lá a bagunça pode ser ainda pior.

Tenha regras em casa e não permita que deixem roupas espalhadas pela casa, toalhas em cima da cama e roupas largadas pelo chão. Com essas pequenas regras, você consegue manter sua casa ainda mais arrumada e sem grandes sustos quando chegar alguma visita.

Esta regra de não deixar nada espalhado, também serve para a louça, não permita que deixem copos, pratos e talheres pela casa, além de ser feio quando você procurar alguma coisa não terá. E da mesma forma que não se deve deixar espalhado, não se deve deixar acumular a louça na pia, terminou a refeição, reúna toda a louça e lave-a, desta forma a tarefa de lavar a louça ficará mais tranquila e não demorará horas para ser feita.

Por Onde Começar a Limpar a Casa?

É difícil tentar definir por onde começar uma faxina, normalmente as pessoas começam pelos cômodos mais fáceis e rápidos, porém quando se chega aos cômodos que darão mais trabalho, você estará tão cansado (a) que não terá forças para fazer a limpeza como deve ser feita, desta forma, se indica começar a faxina pelos cômodos mais difíceis e ir passando para os mais fáceis.

Troca toalhas de mesa, colchas e fronhas, Varra, apanhe o lixo e passe o aspirador, mesmo você varrendo bem e apanhando tudo, nunca sairá todo o pó que se encontra no ambiente. Depois de passar o aspirador de pó, venha com um pano úmido e com desinfetante e termine a limpeza do chão.

Nesta fase final você percebeu que seu piso está encardido? Que tal fazer uma limpeza mais profunda e retirar essa sujeira? Vejamos agora como limpar piso encardido.

Limpando o Piso Encardido

Primeiro passo a se seguir é verificar que tipo de piso você tem. Se for um cimento queimado, aquele cimento que fica lisinho, ele pode e deve ser lavado com água e produtos químicos como água sanitária e sabão em pó, neste caso o uso do sabão de roupa ajuda a fazer uma limpeza mais profunda. Vejamos agora outros tipos de pisos.

http://www.youtube.com/watch?v=RTVBBJQVsX0

Limpando Cerâmica Encardida

Normalmente quando a cerâmica fica encardida, ela fica sem brilho e vida, aparecem manchas escuras, que é justamente a sujeira acumulada. O problema é que não é muito bom jogar água em grandes quantidades diretamente no piso de cerâmica, se ele não tiver bem colocado, a água pode entrar pelo rejunte e fazer com que a cerâmica solte, então nada de jogar muita água.

No caso da cerâmica, você pode fazer uma mistura de água, sabão em pó e água sanitária. Vá colocando a mistura aos poucos, você pode com o auxilio de um esfregão, molhá-lo na mistura e esfregar o chão, sim a sujeira vai sair dessa forma. Também pode jogar um pouco da mistura no chão e esfregar com a vassoura.

Depois de tudo isso não se esqueça de passar um pano seco para tirar o excesso da mistura e o chão não ficar escorregadio.

Limpando Piso De Taco De Madeira

Estão lembrando-se do que foi dito no piso anterior? Nesse piso, taco de madeira, em hipótese alguma você deve jogar muita água, ou seja, lavá-lo com mangueira ou algo do tipo, o taco pode se soltar facilmente devido a entrada de água por baixo, fazendo com que ele apodreça e você perca seu piso.

No caso desse piso você deverá usar a mesma mistura citada acima, água com sabão e água sanitária, mas ela deve ser aplicada com o auxilio de um pano, nada de muito liquido sobre esse piso.

E Para Limpar Os Tão Difundidos Laminados?

O piso laminado é como um “adesivo”, por isso se deve ter muito cuidado quando for feita a sua limpeza, deve-se evitar a todo custo a lavagem desse piso, a “cola” que o prende no piso debaixo pode ser retirada caso entre em contato com muita água.

Procure esfregar o piso laminado com o auxilio de um esfregão ou vassoura a mistura citada acima também é muito bem vinda nesse momento. Assim como os pisos anteriores você deve passar um pano seco ao término da “lavagem”, não deixe secar naturalmente o acúmulo de produtos de limpeza pode deixar seu piso mais sujo do que antes da limpeza.

Dica Para Limpar o Piso

Algumas pessoas não acreditam no poder do sabão em pó e da água sanitária, então, podem fazer essa receita a seguir e utilizar para limpar qualquer tipo de piso, veja:

Produtos Que Vai Precisar:

  • 1/4 de xícara de chá de bicarbonato de sódio;
    ½ xícara de chá de vinagre branco;
    ½ xícara de chá de amônia em um litro de água.

Veja Como Preparar:

Misture todos os ingredientes em um balde e passe nos pisos desejados. Essa mistura pode ser aplicada com o auxilio de um pano ou jogada e esfregado com uma vassoura. Essa mistura deve ficar no piso por mais ou menos 10 minutos, em seguida retire com um pano com água e sabão e lembre-se de sempre passar um pano seco para não deixar o piso molhado.

Depois de todas essas dicas, você pode limpar seu piso encardido mais tranquilamente. Não tenha medo de colocar a mão na massa, só assim conseguirá o efeito que deseja. Lembre-se de fazer mais pesquisas isso ajudará se o seu piso não for nenhum dos citados. Veja esse site: http://www.zezedesouza.com.br/dicas/116/como-limpar-clarear-rejuntes-e-azulejos-encardidos/ ele tem ótimas dicas para fazer a limpeza, veja e use sempre que necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *