Como Limpar Pisos Paviflex

Todo mundo gosta de manter a sua casa limpa e agradável. Um ambiente limpo se torna aconchegante e gostoso de estar ali. E para manter o ambiente limpo é importante realizar a limpeza dos pisos e, com o desenvolvimento tecnológico, existe uma grande variedade de tipos de pisos: laminados, vinílicos e etc.

E para cada tipo de piso, há uma forma adequada de fazer a limpeza, os tipos de materiais a serem aplicados e outros cuidados a serem tomados para limpeza adequada e para a segurança das pessoas que vivem no local.

Os Pisos Paviflex

O Paviflex é considerado como a melhor tecnologia existente para pisos e revestimento de ambientes internos, pois é um tipo de revestimento agradável para se pisar (quando está seco – em boas condições de uso), sendo bastante aderente com relação a escorregões, além de amenizar o som causado pela movimentação de pessoas.

O piso paviflex é uma espécie de revestimento vinílico (uma espécie de plástico) de pisos,  semiflexível que se destaca por ser econômico, durável e bastante versátil, pois pode revestir pisos e paredes.

A composição material do piso paviflex concede a este material uma grande resistência e durabilidade, além de ser impermeável e não propaga chamas em caso de incêndios, isto é, um piso que faz uso das tecnologias mais modernas para a sua fabricação. Além disso, o paviflex é um material antiderrapante e consegue absorver os barulhos e ruídos que são provocados pela circulação das pessoas.

Pelo fato de ser resistente e se desgastar pouco, o uso do piso paviflex é recomendado para ambientes que possuam movimentação intensa de pessoas. E esse material pode ser encontrado no mercado com uma grande variedade de cores (tanto lisas quanto misturadas ou mescladas).

O paviflex pode ser utilizado com funções decorativas devido às grandes variedades e cores, que permitem a realização de muitas composições de pisos, bastando que a pessoa seja criativa na sua escolha.

O piso paviflex também se destaca pelo fato de ser muito higiênico, pois não solta resíduos como outros tipos de pisos. E pelo fato de ser impermeável e quase sem juntas, a manutenção e a conservação acaba sendo mais fácil, o que facilita a consequente limpeza e higienização do piso.

A limpeza do piso paviflex será melhor detalhada neste texto, contudo ela é muito simples, podendo ser feita apenas com um pano úmido e detergente neutro, além de aplicar uma cera para ajudar na conservação. O piso paviflex tem uma instalação fácil e rápida, além de estar imediatamente disponível para ser utilizado após a instalção.

A Conservação e a Limpeza do Piso Paviflex

Para a conservação do piso paviflex é necessário que o mesmo seja bem limpo, pois desta maneira, além de conseguir conservar as suas características, a limpeza ajuda a conservar o seu piso e a manter um bom aspecto visual, além de permitir que a sua durabilidade seja prolongada.

Segue abaixo algumas dicas com relação à limpeza após a instalação do seu piso paviflex para que o mesmo mantenha boa conservação:

a)                      Caso o piso paviflex tenha sido aplicado antes da obra de construção terminar, é importante que o paviflex seja protegido com uma lona plástica para que ele não sofra danos e você não tenha maiores prejuízos;

b)                     Depois que o seu piso paviflex for instalado, retire todas as sobras de material e outros objetos que por acaso tenham ficado sobre o paviflex;

c)                      Retire areia, sobras de cimento e poeira que estão em cima do piso paviflex com um aspirador de pó ou com uma vassoura;

d)                     Para retirar os adesivos de identificação ou etiquetas do piso paviflex, você pode esfregar detergente neutro com uma esponja, de preferência, fina;

e)                      Faça a limpeza do piso fazendo o uso de esfregões (daqueles de fios ou os que possuem tiras de tecido) molhados, com uma solução feita à base de detergente neutro e água;

f)                       Depois faça a secagem do paviflex com um rodo de borracha e um pano que seja macio e esteja levemente umedecido;

g)                      Quando o piso estiver completamente lavado e seco, aplique 02 (duas) camadas de cera acrílica incolor para que o paviflex fique brilhoso, impermeabilizado e facilite a limpeza do dia a dia do seu paviflex;

h)                     Para que não aconteça a transferência de sujeira externa para o piso interno, você pode fazer uso de capachos de material emborrachado e rugoso.

Como Limpar

Como Limpar

A Frequência de Limpeza do Piso Paviflex

O piso paviflex é indicado para ser usado em locais com relativa movimentação, e a frequência da limpeza será decidida conforme a intensidade de movimentação do local onde o paviflex está instalado. Por isso é interessante que seja realizada a limpeza do piso paviflex diariamente para que o local se mantenha limpo. Para fazer a limpeza do seu piso paviflex, siga o seguinte passo a passo:

1)                     Quando for varrer o piso paviflex, para tirar a sujeira e a poeira excedente, utilize vassouras que possuam pelos macios para que o seu paviflex não seja arranhado;

2)                     Dê preferência a utilizar esfregões que não sejam abrasivos, coloque o esfregão em mistura ou solução de água com detergente neutro;

3)                     Para manter o piso paviflex com brilho, você pode usar enceradeiras, que contenham cerdas macias para a solução de detergente neutro com água;

4)                     Enxague o paviflex com água limpa e depois retire a água excedente com rodos de borracha, depois procure secar o piso com panos macios.

Limpeza de Pisos Paviflex Encardidos

Piso Pevifex

Piso Pevifex

Nos casos em que faltaram os devidos cuidados de manutenção e conservação do piso paviflex e este ficou extremamente sujo, até mesmo encardido, é interessante realizar a contratação de uma pessoa ou empresa que trabalhe especificamente com limpeza deste tipo de piso, pois eles irão fazer uso de máquinas industriais adequadas para a limpeza deste tipo de material.

No entanto, caso você queira fazer pessoalmente essa limpeza do piso que se encontra encardido, será necessário possuir alguns equipamentos para poder remover o encardido que se encontra no piso.

Entre os equipamentos necessários estão 01 (uma) enceradeira industrial que possua cerdas macias para não danificar o paviflex. Caso você não possua uma enceradeira industrial, existe a possibilidade de alugar um desses equipamentos, ou caso não tenha recursos financeiros disponíveis, você pode fazer uso de um esfregão pesado para a execução do trabalho.

Caso aconteça do seu piso paviflex estar com camadas de cera acumuladas, será necessário aplicar um removedor de ceras. Dilua este produto na água e aplique no piso para iniciar a remoção da cera acumulada. No caso de existirem pontos mais encardidos que outros, você precisará esfregar com as mãos fazendo uso de uma esponja, para que o acúmulo de cera seja completamente removido.

E com essas dicas, nada de deixar o seu piso sujo, faça a limpeza adequada e verás como vale a pena esse custo benefício.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *