Como Instalar Cano Lareira

Vivemos em um país tropical em que as a maioria das pessoas não se preparam para grandes frentes frias, principalmente quando se trata de ambientes aquecidos dentro da própria casa. Infelizmente com mudanças bruscas de temperatura, as casas precisam estar preparadas. Ideias para esse problema devem ser pensadas durante a construção do ambiente, facilitando muito manter o ambiente aconchegante quando chegar o inverno.

Sabemos que o Brasil é um  país cujas temperaturas não se abaixam tanto, porém no extremo sul, já há períodos com bastante geadas e até risco de neves que precisam de atenção maior.

O ideal seria que todo mundo tivesse uma lareira em casa seja ela artificial ou então natural, mas sabemos que isso é bem complicado principalmente pelo seu custo e manutenção. por isso hoje vamos aprender algumas dicas de deixar um ambiente mais quente no inverno sem necessitar de uma mudança em quesitos de construção da sua casa, escritório ou apartamento.

Inverno x Verão

É uma disputa muito grande entre as pessoas para saber quem gosta mais de inverno ou de verão. Ambos apresentam dificuldades que precisam ser adaptadas ao longo do cotidiano. Para as pessoas mais pobres, o verão é mais vantajoso, pois não necessitam tanto de cobertores e roupas mais quentes, mas mesmo assim é complicado pelo calor excessivo e a falta de água. Por outro lado o frio para a maioria das pessoas apresenta uma maior disposição para realizar as coisas que durante o calor o sol cansa antes mesmo de realizar.

Mas o frio também nos deixa com vontade de ficar debaixo das cobertas, ver um filme, com chocolate quente ou outra opção de comida bem quente. Não há uma maneira de identificar realmente qual é melhor, depende da perspectiva e também da realidade da pessoa.

Dicas Para Deixar Sua Casa Quente No inverno

Todos os anos quando o verão vai indo embora, já começamos a tirar as cobertas do armário, a lavar algumas roupas empoeiradas e pensar em comida quentes para nos aquecer. Logo no final de abril já percebemos uma caída na temperatura, logo vem as calças e blusas compridas, a moda outono-inverno invade todas as lojas lançando tendências. Há alguns detalhes que podemos mudar na nossa própria casa para deixá-la mais aconchegante nesse período.

A primeira dica é deixar a casa com almofadas e mantas espalhadas, dando uma sensação de sempre estar coberta e ter algo para te aquecer. Essas almofadas podem estar em poltronas e sofás juntamente com as mantas, simplesmente decorando com sofisticação, seja com estampas geométricas, lisas ou mix de estampas, podendo ser de diversos materiais como tricô, o importante é combinar com o seu próprio ambiente.

Casa Quente No inverno

Casa Quente No inverno

Não deixe de aumentar o enxoval enquanto é tempo, eles ajudam a criar mais camadas de roupa de cama que você poderá entrar por baixo e ficar bem quentinho. Dê preferência para tecidos que sejam grossos, como aqueles flanelados, de lã ou então de microfibras. Não deixe de investir na cabeceira, principalmente nos tecidos veludos ou então em mantas que podem trazer ainda mais a sensação de um ambiente aconchegante.

Se for necessário troque o estofado de poltronas e sofás antigos principalmente para que estejam na moda e consigam atender com qualidade os meses de inverno. Aposte também em cortinas mais escuras, fechadas e com tecido mais grosso, todas elas são excelentes pedidas. Não esqueça de utilização dos tapetes que podem esquentar os nossos pés com maior facilidade.

As lareiras são outras oportunidades que podem ser muito usado principalmente aquelas portáteis que conseguem aquecer diferentes ambientes dependendo da sua escolha. seja na sala ou no quarto ela pode ficar em qualquer lugar até mesmo pendurada.

Lareiras

Hoje em dia é muito difícil as pessoas possuem uma lareira natural, mesmo assim ainda acontece a partir disso ela necessita de toda uma construção para que o material queimado possua uma saída mais fácil, não deixando fumaça, partículas e nem cheiro. Para isso é necessário ter um espaço adequado que a fumaça consiga sair, normalmente são feitos os canos que ligam a “boca” da lareira até o lado exterior, que podem ser feitos.

Depende da casa da lareira pode ser grande para que ser mais de um ambiente ou então menor para que para que faça efeito somente em um cômodo. A parte aberta chamada anteriormente de boca é onde colocamos a lenha a ser queimada, essas lenhas precisam estar disposta de maneira mais homogênea para padronizar. A maioria das lareiras são formato de canto ou então de parede que facilita a subida da chaminé.

A chaminé é o cano citado anteriormente e ele funciona basicamente para que toda fumaça seja possível de sair a partir da alta vazão que ela já é projetada para ter. Devido a importância da chaminé alguns apartamentos se tornam bastante complexo de adquirir uma lareira natural, alguns arquitetos já conseguem desviar a fumaça para outros lugares mas a maioria das pessoas têm adotado modelos mais compactas e artificiais.

Para a instalação do cano é necessário que a casa já possua pelo menos o lugar de vazão adequada. Caso tenha, meça primeiro o tamanho do cano que irá precisar para comprar nas medidas exatas.  Instalação não é muito difícil, mas para quem não tem força e nem muita experiência é interessante buscar um profissional. Caso não tenha um lugar para essa saída de fumaça o caminho é adquirir outro tipo de lareira, ou então chamar um pedreiro para construí-la. Provavelmente ele irá gastar pouco material e não será um gasto muito alto, valendo a pena para passar o frio bem mais aquecido.

Há muito o que ser feito para amenizar o frio, a decoração da casa é só o começo. mas precisamos pensar com antecedência para que os preços não subam por ser alta temporada. Não exite em gastar com coisas que vão deixar a sua casa mais bonita e aconchegante, pois ela não se tornará um lar para você se ela não estiver do seu agrado e principalmente se você passar frio dentro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *