Vazamento na Chaminé da Churrasqueira

Ter uma churrasqueira é um desejo de muitas pessoas, pois permite reunir os amigos mais queridos em momentos sociais divertidos. Porém, se esse item começa a apresentar defeitos pode ser complicado manter o entusiasmo, não é mesmo? Dentre os defeitos mais recorrentes estão o surgimento de vazamentos na chaminé da churrasqueira. Para quem tem enfrentado esse problema e está pensando na melhor solução vamos dar algumas dicas a seguir.

Vazamento na Chaminé

Um problema chato e mais comum do que se imagina, o vazamento, é em muitos casos decorrente do uso de produtos que não tem resistência às altas temperaturas a que a chaminé é submetida. Embora possamos esquecer é necessário atentar para o fato de que a fumaça também aquece a região de forma que ao tentar conter um vazamento se mostra necessário escolher com assertividade os produtos que serão usados. Há algumas opções de procedimentos para dar uma solução para essa questão, listaremos a seguir.

Produtos Certos

Se você tem se irritado com constantes reparos da chaminé da sua churrasqueira sem ter sucesso em chegar a uma solução é interessante considerar que esteja usando produtos errados. Boas opções são os produtos para vedar escapamento de carros que são desenvolvidos exatamente para suportar a ação de calor mais intenso. Com isso se chega a soluções mais permanentes que evitam ter que fazer novos reparos.

Cimento Especial

Para aqueles que desejam fazer o remendo do vazamento recomendamos que busque por cimento especial para fornos industriais que tem maior resistência ao calor. Observe que talvez as soluções que você vinha empregando não estivessem dando certo porque não eram adequadas ao calor intenso gerado na chaminé da sua churrasqueira.

Refazer a Chaminé

Tem casos em que a única solução é derrubar a chaminé e construir novamente, pois não há como dar fim aos vazamentos. Se você não contratou um profissional para te ajudar na construção da sua churrasqueira recomendamos que o faça dessa vez. Churrasqueiras são itens que possuem sua complexidade e não devem ser montadas com base em simples dedução do que se deve fazer.

Dicas Para a Construção da Chaminé da Churrasqueira

Considerando a relevância da chaminé para o bom funcionamento da churrasqueira listamos abaixo algumas dicas concernentes a sua construção.

Conte Com Ajuda Profissional

Reforçamos novamente que é essencial contratar um profissional para te auxiliar na construção da sua chaminé para churrasqueira. Cabe a esse indivíduo realizar os cálculos que garantirão a eficácia do projeto bem como irá considerar as questões técnicas envolvidas para que não se tenha problemas quando se estiver utilizando a churrasqueira. Saiba que uma churrasqueira pode causar muita dor de cabeça com os seus vizinhos.

Não Economize nos Materiais

Outra recomendação essencial é não fazer economia na escolha dos materiais, pois isso pode acarretar em problema técnicos incluindo até mesmo o vazamento na chaminé. Quem optar por construir a sua chaminé com tijolos deve procurar por opções que sejam refratárias e cuja espessura seja de pelo menos 5 centímetros para resistir ao calor. No final pode até ficar mais caro, mas será mais eficaz. Preste atenção também ao revestimento do duto interno que além de qualidade deve prezar pela textura lisa.

Cuidado Com o Retorno da Fumaça

Já mencionamos, mas não custa dizer novamente que o retorno da fumaça deve ser considerado no momento da construção de uma chaminé. O ideal é adicionar um apoio inclinado em concreto que atua como uma barreira para o ar frio impedindo assim a fumaça volte para o interior. Na base da chaminé é possível construir uma curva inclinada para dentro que também impede essa dispersão da fumaça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *